As vendas de veículos novos no mercado europeu ainda estão longe do ritmo apresentado em 2019, último ano sem os efeitos da pandemia. De acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no continente, foram comercializadas em abril 1.039.810 unidades, 22,7% a menos do que há 2 anos – em comparação com 2020, houve um incremento de quase 250%.
Segundo a consultoria JATO, este foi o 2º pior mês de abril desde 2001. Do total registrado no mês passado, 17% foram de modelos elétricos e híbridos – em 2019, a participação destes modelos foi de apenas 4%. O acumulado de 2021, de 4.120.443 unidades, é 23,1% superior ao do ano passado, mas 25% pior do que o resultado aferido nos 4 primeiros meses de 2019.
A Volkswagen (120.627) manteve uma confortável liderança entre as montadoras – rival mais próxima, a Peugeot (70.361) emplacou 50 mil unidades a menos. A Mercedes, com 61.809 unidades, completou o pódio pelo 2º mês seguido. Quarta, a Toyota (61.128) foi a única do top 20 a recuar na casa de um dígito em relação a 2019 (-1,5%).
POS. |
MARCA |
ABR.21 |
% MERCADO 2021 |
ABR.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VOLKSWAGEN |
120.627 |
11,6% |
36.971 |
12,7% |
226,3% |
2º |
PEUGEOT |
70.361 |
6,8% |
15.103 |
5,2% |
365,9% |
3º |
MERCEDES-BENZ |
61.809 |
5,9% |
17.127 |
5,9% |
260,9% |
4º |
TOYOTA |
61.128 |
5,9% |
15.733 |
5,4% |
288,5% |
5º |
BMW |
60.623 |
5,8% |
21.668 |
7,4% |
179,8% |
6º |
AUDI |
57.438 |
5,5% |
15.269 |
5,2% |
276,2% |
7º |
SKODA |
56.799 |
5,5% |
21.927 |
7,5% |
159,0% |
8º |
RENAULT |
54.994 |
5,3% |
18.550 |
6,3% |
196,5% |
9º |
FORD |
50.676 |
4,9% |
15.038 |
5,1% |
237,0% |
10º |
FIAT |
45.317 |
4,4% |
8.424 |
2,9% |
438,0% |
11º |
OPEL/VAUXHALL |
45.125 |
4,3% |
12.004 |
4,1% |
275,9% |
12º |
CITROËN |
42.700 |
4,1% |
10.431 |
3,6% |
309,4% |
13º |
KIA |
42.408 |
4,1% |
9.678 |
3,3% |
338,2% |
14º |
SEAT |
39.015 |
3,8% |
8.542 |
2,9% |
356,7% |
15º |
HYUNDAI |
36.087 |
3,5% |
9.130 |
3,1% |
295,3% |
16º |
DACIA |
28.590 |
2,7% |
10.032 |
3,4% |
185,0% |
17º |
VOLVO |
24.689 |
2,4% |
9.335 |
3,2% |
164,5% |
18º |
NISSAN |
19.598 |
1,9% |
4.338 |
1,5% |
351,8% |
19º |
MINI |
16.117 |
1,5% |
4.106 |
1,4% |
292,5% |
20º |
MAZDA |
13.855 |
1,3% |
3.127 |
1,1% |
343,1% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
1.039.810 |
... |
292.153 |
... |
255,9% |
|
ACUMULADO |
4.120.443 |
... |
3.346.010 |
... |
23,1% |
O VW Golf, com 18.984 unidades, repetiu a liderança de março. Já a Peugeot emplacou o 208 (18.406) e o 2008 (18.144) no pódio, com o 1º deles liderando no acumulado do ano. Considerando apenas os resultados dos 26 países da União Europeia, a marca francesa viu seus 2 representantes no topo da tabela de abril. Separados por apenas 24 unidades, Renault Clio (17.736) e Opel / Vauxhall Corsa (17.712) completaram o top 5.
Único modelo de origem oriental entre os 10 primeiros, o Toyota Yaris (17.585) foi o 6º e segue em 3º em 2021. Em 20º, o Mercedes Classe A (12.471) foi o nº 1 entre os modelos premium. Em baixa na maioria dos mercados, o Ford Fiesta (9.539) ficou numa modesta 30ª posição. Primeiro SUV a liderar o ranking de elétricos, o VW ID.4 foi o preferido para 7.120 consumidores a garantiu a 48ª posição geral.
POS. |
MODELO |
ABR.21 |
% MERCADO 2021 |
ABR.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VW GOLF |
18.984 |
1,8% |
7.826 |
2,7% |
142,6% |
2º |
PEUGEOT 208 |
18.406 |
1,8% |
4.146 |
1,4% |
343,9% |
3º |
PEUGEOT 2008 |
18.144 |
1,7% |
2.743 |
0,9% |
561,5% |
4º |
RENAULT CLIO |
17.736 |
1,7% |
6.360 |
2,2% |
178,9% |
5º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
17.712 |
1,7% |
4.198 |
1,4% |
321,9% |
6º |
TOYOTA YARIS |
17.585 |
1,7% |
3.394 |
1,2% |
418,1% |
7º |
VW T-ROC |
16.882 |
1,6% |
3.870 |
1,3% |
336,2% |
8º |
VW TIGUAN |
16.672 |
1,6% |
4.991 |
1,7% |
234,0% |
9º |
FIAT 500 |
16.091 |
1,5% |
1.895 |
0,6% |
749,1% |
10º |
SKODA OCTAVIA |
15.275 |
1,5% |
6.552 |
2,2% |
133,1% |
11º |
PEUGEOT 3008 |
14.875 |
1,4% |
2.369 |
0,8% |
527,9% |
12º |
RENAULT CAPTUR |
14.488 |
1,4% |
3.519 |
1,2% |
311,7% |
13º |
CITROËN C3 |
14.392 |
1,4% |
3.209 |
1,1% |
348,5% |
14º |
VW POLO |
13.977 |
1,3% |
3.165 |
1,1% |
341,6% |
15º |
DACIA SANDERO |
13.435 |
1,3% |
2.953 |
1,0% |
355,0% |
16º |
FORD PUMA |
13.325 |
1,3% |
1.853 |
0,6% |
619,1% |
17º |
TOYOTA COROLLA |
12.996 |
1,2% |
4.017 |
1,4% |
223,5% |
18º |
VW T-CROSS |
12.474 |
1,2% |
2.702 |
0,9% |
361,7% |
19º |
DACIA DUSTER |
12.472 |
1,2% |
3.399 |
1,2% |
266,9% |
20º |
MERCEDES CLASSE A |
12.471 |
1,2% |
2.300 |
0,8% |
442,2% |
21º |
FIAT PANDA |
12.039 |
1,2% |
1.114 |
0,4% |
980,7% |
22º |
VOLVO XC40 |
11.207 |
1,1% |
1.888 |
0,6% |
493,6% |
23º |
AUDI A3 |
11.072 |
1,1% |
2.291 |
0,8% |
383,3% |
24º |
HYUNDAI TUCSON |
10.949 |
1,1% |
1.689 |
0,6% |
548,3% |
25º |
FORD FOCUS |
10.697 |
1,0% |
4.980 |
1,7% |
114,8% |
26º |
MINI |
10.606 |
1,0% |
2.935 |
1,0% |
261,4% |
27º |
FORD KUGA |
10.594 |
1,0% |
1.166 |
0,4% |
808,6% |
28º |
BMW SÉRIE 3 |
10.175 |
1,0% |
3.566 |
1,2% |
185,3% |
29º |
TOYOTA C-HR |
9.653 |
0,9% |
2.326 |
0,8% |
315,0% |
30º |
FORD FIESTA |
9.539 |
0,9% |
3.284 |
1,1% |
190,5% |
31º |
SEAT ARONA |
8.976 |
0,9% |
1.672 |
0,6% |
436,8% |
32º |
NISSAN QASHQAI |
8.920 |
0,9% |
1.677 |
0,6% |
431,9% |
33º |
BMW SÉRIE 1 |
8.913 |
0,9% |
2.147 |
0,7% |
315,1% |
34º |
TOYOTA RAV4 |
8.901 |
0,9% |
2.321 |
0,8% |
283,5% |
35º |
AUDI Q3 |
8.899 |
0,9% |
1.931 |
0,7% |
360,8% |
36º |
OPEL/VAUXHALL CROSSLAND X |
8.511 |
0,8% |
2.308 |
0,8% |
268,8% |
37º |
HYUNDAI KONA |
8.507 |
0,8% |
2.235 |
0,8% |
280,6% |
38º |
SEAT LEON |
8.286 |
0,8% |
2.408 |
0,8% |
244,1% |
39º |
SKODA FABIA |
8.264 |
0,8% |
3.127 |
1,1% |
164,3% |
40º |
BMW X1 |
8.227 |
0,8% |
2.169 |
0,7% |
279,3% |
41º |
MERCEDES GLA |
8.206 |
0,8% |
488 |
0,2% |
1581,6% |
42º |
SEAT IBIZA |
8.042 |
0,8% |
1.355 |
0,5% |
493,5% |
43º |
SKODA KAMIQ |
7.974 |
0,8% |
2.312 |
0,8% |
244,9% |
44º |
VW PASSAT |
7.965 |
0,8% |
3.970 |
1,4% |
100,6% |
45º |
MERCEDES GLC |
7.744 |
0,7% |
2.236 |
0,8% |
246,3% |
46º |
KIA SPORTAGE |
7.600 |
0,7% |
1.103 |
0,4% |
589,0% |
47º |
SKODA KAROQ |
7.453 |
0,7% |
2.722 |
0,9% |
173,8% |
48º |
VW ID.4 |
7.120 |
0,7% |
8 |
0,0% |
88900,0% |
49º |
KIA NIRO |
6.937 |
0,7% |
1.808 |
0,6% |
283,7% |
50º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
6.899 |
0,7% |
1.620 |
0,6% |
325,9% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com foco em eletrificação, Peugeot deve ter 208 e 2008 Hybrid em 2025
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Novo Peugeot 2008 cresce 60% e alcança melhor resultado desde 2018
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Peugeot alfineta concorrência e diz que não terá carros com estilo retrô
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Peugeot 2008 2025 tem aumento de R$ 5.000 no preço de todas as versões