Anunciado no início da semana, o lançamento da Ram 2500Rodeo 2021 acaba de ser oficializado no Brasil. A edição especial chega ao mercado com uma série de elementos exclusivos e tiragem limitada a apenas 100 unidades - todas compradas somente 10 horas depois da abertura das vendas. A novidade toma como base a versão de acabamento Laramie e tem preço sugerido de R$ 437.990 (R$ 10.000 a mais que a variante tradicional).
Desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro, a edição se diferencia por já sair de fábrica preparada para puxar reboques do tipo quinta roda. A preparação inclui cinco furos no piso da caçamba, sendo um do pino central para engate do “gooseneck” (pescoço de ganso). Na parte de trás da lateral esquerda da caçamba está a tomada 115 volts, além das saídas de 4 e 7 pinos para alimentação do trailer.
Por conta das modificações, as conhecidas gavetas laterais - chamadas pela marca de RamBox - foram dispensadas. Para compensar, a Ram Rodeo oferece itens a mais, como estribos laterais mais longos e pensados para cobrir até mesmo o trecho entre a porta de trás e a roda posterior, de modo a facilitar o acesso à área de carga mais próxima à cabine.
A marca destaca ainda que há tampas de proteção para os furos da caçamba e que o volume total agora chega aos 1.628 litros - ganho de 402 litros em relação à Laramie equipada com os RamBox. Na prática, significa dizer que a Ram 2500 Rodeo possui a maior caçamba entre todas as picapes cabine dupla à venda no Brasil.
No visual, a edição se diferencia pela grade frontal redesenhada e inteiramente cromada, composta ao todo por sete frisos horizontais. Completam o pacote ganchos no para-choque dianteiro, conjunto de cinco luzes de LED âmbar no teto (as chamadas “cab lights”), rodas de liga leve aro 18” exclusivas e o emblema Rodeo com design inspirado em elementos do universo country.
Na cabine, o console dianteiro central deu lugar a um assento extra, aumentando a capacidade para seis ocupantes. Se preferir, o cliente também pode rebater o encosto e transformá-lo no tradicional apoio de braço, porta-objetos e porta-copos triplo. Falando em equipamentos, destaque para central multimídia com tela de 12 polegadas, câmera 360° (incluindo visualização da caçamba) e sistema de som premium Alpine com nove alto-falantes, um subwoofer e cancelamento ativo de ruídos externos.
Mecanicamente, segue sem mudanças o conjunto atual, protagonizado pelo motor Cummins 6.7 turbodiesel de 6 cilindros em linha com 365 cv de potência e 110,7 kgfm de torque. Os números fazem da picape a segunda mais potente do Brasil (atrás apenas da irmã menor 1500 Rebel, que tem motor V8 a gasolina de 400 cv). O câmbio é automático de 6 marchas, fornecido pela Aisin. A capacidade de reboque é de 7.861 kg.
As 100 unidades já comercializadas foram oferecidas em três cores de carroceria: Marrom Walnut (metálica), Branco Pérola e Preto Diamond - estas duas, perolizadas. Por dentro, o revestimento combina marrom e bege (opção procurada por mais de 50% dos compradores da 2500, incluindo as demais versões). Diante da alta procura, a Ram adianta que já estuda trazer um novo lote.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
RAM 2500 e 3500 2025 ganham prévia para rodarem limpas nos testes de rua
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
RAM 2500 ganha série limitada Rodeo Edition com espaço para 6 passageiros
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Nova Ram 2500 fica mais potente para a linha 2023; confira as alterações
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Ram 2500 2023 terá mudanças na lista de equipamentos; veja diferenças