Investigadas em escândalo marcado pelo bloqueio intencional ao desenvolvimento de novas tecnologias anti-poluição, Volkswagen e BMW devem ser oficialmente penalizadas nas próximas semanas pela União Europeia. Ambas terão de arcar com uma série de multas, que juntas somarão aproximadamente 400 milhões de euros. A punição seria bem mais severa (cerca de € 1,4 bilhão), mas mudanças no escopo da investigação acabaram reduzindo os valores.
Segundo as autoridades antitruste do bloco, as empresas tramaram internamente para limitar controles de emissões de gases poluentes, de modo a restringir propositalmente o lançamento de tecnologias limpas. Dessa forma, o desenvolvimento e a implantação de alguns sistemas de controle de emissões para carros vendidos em toda a Europa foram boicotados deliberadamente.
Entre as tecnologias sabotadas, destaque para sistemas seletivos de redução catalítica, que reduzem os óxidos de nitrogênio das emissões de veículos movidos a diesel por meio da injeção de uréia (também chamada de AdBlue) no fluxo de gases de escape. Segundo informado, as marcas conspiraram para restringir o tamanho dos tanques de AdBlue entre 2006 e 2014.
"Essas tecnologias tinha o objetivo de tornar os carros menos prejudiciais ao meio ambiente. Esse conluio negou aos consumidores a oportunidade de comprar carros menos poluentes, apesar de a tecnologia estar disponível para os fabricantes", afirmou uma das autoridades antitruste do bloco.
BMW e Volkswagen não quiseram comentar. O caso, vale lembrar, não tem qualquer relação com o escândalo do Dieselgate, descoberto em 2015 e que desde então já fez o grupo Volkswagen pagar mais de 31 bilhões de euros em multas e acordos.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Automotive News Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira