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VW e BMW: multas de 400 milhões de euros em escândalo de emissões

Montadoras serão punidas por conluio contra controles de emissões de gases poluentes

Volkswagen logo

Investigadas em escândalo marcado pelo bloqueio intencional ao desenvolvimento de novas tecnologias anti-poluição, Volkswagen e BMW devem ser oficialmente penalizadas nas próximas semanas pela União Europeia. Ambas terão de arcar com uma série de multas, que juntas somarão aproximadamente 400 milhões de euros. A punição seria bem mais severa (cerca de € 1,4 bilhão), mas mudanças no escopo da investigação acabaram reduzindo os valores.

Segundo as autoridades antitruste do bloco, as empresas tramaram internamente para limitar controles de emissões de gases poluentes, de modo a restringir propositalmente o lançamento de tecnologias limpas. Dessa forma, o desenvolvimento e a implantação de alguns sistemas de controle de emissões para carros vendidos em toda a Europa foram boicotados deliberadamente.

BMW X5 M50d 2018

Entre as tecnologias sabotadas, destaque para sistemas seletivos de redução catalítica, que reduzem os óxidos de nitrogênio das emissões de veículos movidos a diesel por meio da injeção de uréia (também chamada de AdBlue) no fluxo de gases de escape. Segundo informado, as marcas conspiraram para restringir o tamanho dos tanques de AdBlue entre 2006 e 2014.

"Essas tecnologias tinha o objetivo de tornar os carros menos prejudiciais ao meio ambiente. Esse conluio negou aos consumidores a oportunidade de comprar carros menos poluentes, apesar de a tecnologia estar disponível para os fabricantes", afirmou uma das autoridades antitruste do bloco.

BMW e Volkswagen não quiseram comentar. O caso, vale lembrar, não tem qualquer relação com o escândalo do Dieselgate, descoberto em 2015 e que desde então já fez o grupo Volkswagen pagar mais de 31 bilhões de euros em multas e acordos.

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