Yamaha Zuma estreia como scooter aventureiro rival do Honda ADV
Modelo é lançado nos EUA e promete fazer até 42 km/litro
Desde o lançamento do ADV no final do ano passado, o mercado ficou na dúvida se a aposta da Honda em um pequeno scooter com ares aventureiros daria certo. Agora, no meio de 2021, os números de vendas da novidade mostraram que a movimentação deu certo, com o ADV já figurando como o terceiro scooter mais vendido de abril. Ele ficou atrás apenas dos campeões do segmento: Honda PCX e Yamaha NMax.
A pergunta agora é quando as rivais da Honda terão uma alternativa para o ADV. Ao menos a Yamaha já tem uma resposta pronta. Nos EUA, a marca dos três diapasões acabou de apresentar a linha 2022 do Zuma 125. O modelo tem uma proposta similar ao do Honda: ser um veículo que mescla a praticidade do scooter com um pouco mais de robustez para pegar até trilhas leves.
Galeria: Yamaha Zuma 125 2022
Para isso, o pequeno Zuma 125 traz carenagens mais agressivas e sem pintura, tática usada por SUVs nas porções inferiores da carroceria para evitar pequenos riscos. O paralama dianteiro da novidade também é mais alto em relação à roda, para evitar o acúmulo de lama. Apesar de as rodas de liga leve serem pequenas, com 12 polegadas, são acompanhadas por pneus mais agressivos. Por último, os faróis têm duplo canhão em formato assimétrico, algo também visto na grandalhona BMW R 1250 GS.
O Yamaha Zuma 125 pesa 127 kg em ordem de marcha, pouco a mais que o Honda ADV. A marca não divulgou os dados de potência ainda, mas o monocilíndrico que equipa o scooter tem exatos 125 cm³ de capacidade, 4 válvulas com comando variável e arrefecimento a líquido. A transmissão é automática do tipo CVT. De acordo com a marca, a novidade faz até 42 km/litro. Com um tanque de 6 litros, sua autonomia estimada supera os 240 km.
Vale lembrar que o Zuma 125 não é um modelo inédito. Ele foi lançado originalmente no mercado norte-americano ainda na década de 1980 e seu visual remete à primeira versão do modelo. Entre os principais itens de série, o scooter aventureiro da Yamaha já tem painel de instrumentos digital com tela de LCD, ABS, discos de freio nas duas rodas com 245 mm de diâmetro na dianteira e 230 mm na traseira e pneus de medida 120/70 R12 (d) e 130/70 R12 (t).
A suspensão tem garfo telescópico na dianteira com 81 mm de curso, enquanto a traseira tem amortecedor duplo com 79 mm de curso. O novo Yamaha Zuma 125 2022 deve chegar às lojas dos EUA a partir de julho, sendo disponibilizada nas cores azul ou preta. Seu preço sugerido para aquele mercado é de US$ 3.699, ou cerca de R$ 19.800 na conversão simples. Apesar de ser um produto que já existe, vocês acham que o Zuma seria um bom rival para o Honda ADV no Brasil?
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Oficial: Brasil terá nova Yamaha Ténéré 2025 no ano que vem