Novo Renault Taliant: sucessor do Logan estreia de olho no Brasil
Novo Logan? Sedã inicia vendas na Turquia com motores 1.0 aspirado de 65 cv e 1.0 turbo de 90 cv
A Renault prepara uma mudança de estratégia para o sedã Logan. Ao invés de adaptar a nova geração feita pela romena Dacia, a fabricante francesa aposta em um modelo próprio e que adotou até mesmo outro nome: Renault Taliant. Revelado em imagens de registro e depois em algumas fotos oficiais, o novo modelo finalmente começa a ser vendido, primeiro na Turquia.
O Renault Taliant é feito com a mesma plataforma modular CMF-B do novo Logan e tantos outros modelos do Grupo Renault, como Clio, Captur (o europeu) e Arkana. O Clio, aliás, foi a grande inspiração para o Taliant, como podemos ver no formato de "C" para a iluminação diurna em LED, e na grade curta logo abaixo do logo da marca.
Galeria: Renault Taliant 2021
Em comparação ao Logan que ainda temos aqui (vendido na Turquia como Symbol), o Taliant é 47 mm mais longo, 115 mm mais largo e 28 mm mais baixo, enquanto o entre-eixos cresceu 14 mm. De acordo com a Renault, a nova largura faz com que o espaço interno seja 36 mm maior nos bancos dianteiros e 32 mm maior na fileira de trás.
Virá de série com freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampas frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro, faróis automáticos e vidros elétricos. A versão mais básica usa o aplicativo R and Go, posicionando o smartphone no painel para que funcione como uma central multimídia.
A outra variante chama-se Touch e adiciona ar-condicionado automático, sensor de chuva, apoio de braço central, mesa dobrável para os bancos traseiros, volante em couro, vidros traseiros elétricos e rodas de 16" (com calota). Esta configuração já adota uma central multimídia de 8" com Apple CarPlay. Entre os opcionais estão a chave presencial freio de estacionamento eletrônico, sensor de ponto cego, sensor de estacionamento dianteiro, câmera de ré, rodas de liga leve de 18" e central multimídia de 8" com Apple CarPlay sem fio e navegador por GPS.
Será vendido com o motor 1.0 SCe aspirado de 65 cv para a versão Joy mais barata, por 179.900 liras turcas (R$ 114.987), subindo para 193.900 liras (R$ 123.935) com o 1.0 turbo de 90 cv, ambos com a transmissão manual de 5 marchas. A opção automática adota a caixa CVT X-Tronic e custa a partir de 212.900 lira (R$ 136.079). Existe também uma versão com o 1.0 turbo abastecido com gás natural e que entrega 100 cv.
O Renault Taliant era apontado como uma das apostas da marca para os próximos anos. A marca havia divulgado uma estratégia usando somente a plataforma CMF-B no país e que seria seguida pela Nissan. Pela imagem divulgada naquela momento, exista um plano para um sedã compacto sucessor do Logan. Para ajudar, a fabricante até registrou o nome "Taliant" no Brasil.
No entanto, ainda não sabemos se esta estratégia já não foi descartada. Neste ano, a Renault apresentou um novo plano de reestruturação, desta vez dizendo que irá apostar em modelos mais refinados do que nos segmentos de maior volume, como no futuro SUV de 7 lugares Bigster. Caso o Taliant ainda esteja nos planos, espere que venha bem equipado e mais refinado para enfrentar Chevrolet Onix Plus e Volkswagen Virtus ao invés de ficar no patamar abaixo.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novos SUVs da Renault terão 'menos cara de SUV' a partir de 2028; entenda
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Renault volta atrás e garante que Clio terá nova geração; veja projeção
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Ausente desde 2021, Renault relança o Kwid na Argentina
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Renault Stepway, Sandero e Logan recebem nota zero em teste de segurança