Exatamente um ano após o pior resultado mensal registrado desde dezembro de 1949, o mercado italiano mostrou reação em abril. De acordo com a Unrae, entidade responsável pelos números oficiais, foram comercializados no mês passado 145.033 veículos novos no país. Numa comparação mais justa, com abril de 2019, houve uma retração de 16,7%.
Já o acumulado do 1º quadrimestre (592.181) é quase 70% melhor do que o de 2020, mas 16,5% inferior ao de dois anos atrás, segundo o Best Selling Cars Blog. Com 22.237 unidades, a Fiat liderou entre as montadoras com 16% de market share. A Ford, com 8.986 unidades, encostou de vez na Peugeot (9.022) na disputa pela 3ª posição.
POS. |
MARCA |
ABR.21 |
% MERC. MAR.21 |
ABR.20 |
% MERC. MAR.20 |
% VAR. 2021/2020 |
1º |
FIAT |
23.237 |
16,0% |
971 |
22,6% |
2293,1% |
2º |
VOLKSWAGEN |
13.702 |
9,4% |
138 |
3,2% |
9829,0% |
3º |
PEUGEOT |
9.022 |
6,2% |
478 |
11,1% |
1787,4% |
4º |
FORD |
8.986 |
6,2% |
223 |
5,2% |
3929,6% |
5º |
TOYOTA |
8.078 |
5,6% |
54 |
1,3% |
14859,3% |
6º |
CITROËN |
7.061 |
4,9% |
272 |
6,3% |
2496,0% |
7º |
JEEP |
6.383 |
4,4% |
395 |
9,2% |
1515,9% |
8º |
OPEL |
6.168 |
4,3% |
259 |
6,0% |
2281,5% |
9º |
AUDI |
6.020 |
4,2% |
73 |
1,7% |
8146,6% |
10º |
RENAULT |
5.444 |
3,8% |
453 |
10,5% |
1101,8% |
11º |
LANCIA |
5.152 |
3,6% |
109 |
2,5% |
4626,6% |
12º |
BMW |
4.973 |
3,4% |
93 |
2,2% |
5247,3% |
13º |
MERCEDES-BENZ |
4.886 |
3,4% |
52 |
1,2% |
9296,2% |
14º |
DACIA |
4.581 |
3,2% |
71 |
1,7% |
6352,1% |
15º |
SUZUKI |
4.253 |
2,9% |
23 |
0,5% |
18391,3% |
16º |
KIA |
3.754 |
2,6% |
23 |
0,5% |
16221,7% |
17º |
HYUNDAI |
3.325 |
2,3% |
37 |
0,9% |
8886,5% |
18º |
SKODA |
2.634 |
1,8% |
45 |
1,0% |
5753,3% |
19º |
SEAT |
2.349 |
1,6% |
36 |
0,8% |
6425,0% |
20º |
NISSAN |
2.156 |
1,5% |
18 |
0,4% |
11877,8% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
145.033 |
100,0% |
4.295 |
100,0% |
3276,8% |
|
ACUMULADO |
592.181 |
100,0% |
351.703 |
100,0% |
68,4% |
Emplacando quase o dobro do Fiat 500 (5.750), o Fiat Panda (10.253) assegurou mais uma confortável liderança. Uma posição acima de março, o Lancia Ypsilon (5.156) completou o pódio com mais de mil unidades de vantagem sobre o Jeep Renegade (4.111), líder entre os SUVs com apenas 5 unidades à frente do Fiat 500X (4.106).
Além de emplacar os 5 modelos mais vendidos em abril, a Stellantis ainda assegurou a presença do Citroën C3 (3.271) e do Opel Corsa (2.996) entre os 10 primeiros. Sexto, o Toyota Yaris (3.856) foi mais uma vez o “melhor do restante”. Destaque negativo para o Jeep Compass (2.220) em baixa e para o Renault Clio (1.728) numa modesta 25ª posição, com retração superior a 18% frente a 2020.
POS. |
MODELO |
ABR.21 |
% MERC. MAR.21 |
ABR.20 |
% MERC. MAR.20 |
% VAR. 2021/2020 |
1º |
FIAT PANDA |
10.253 |
7,1% |
6.477 |
150,8% |
58,3% |
2º |
FIAT 500 |
5.750 |
4,0% |
1.790 |
41,7% |
221,2% |
3º |
LANCIA YPSILON |
5.156 |
3,6% |
2.437 |
56,7% |
111,6% |
4º |
JEEP RENEGADE |
4.111 |
2,8% |
2.112 |
49,2% |
94,6% |
5º |
FIAT 500X |
4.106 |
2,8% |
2.333 |
54,3% |
76,0% |
6º |
TOYOTA YARIS |
3.856 |
2,7% |
1.798 |
41,9% |
114,5% |
7º |
FORD PUMA |
3.294 |
2,3% |
1.600 |
37,3% |
105,9% |
8º |
CITROËN C3 |
3.271 |
2,3% |
2.269 |
52,8% |
44,2% |
9º |
VW T-ROC |
3.035 |
2,1% |
2.501 |
58,2% |
21,4% |
10º |
OPEL CORSA |
2.996 |
2,1% |
1.876 |
43,7% |
59,7% |
11º |
PEUGEOT 208 |
2.679 |
1,8% |
1.786 |
41,6% |
50,0% |
12º |
PEUGEOT 2008 |
2.600 |
1,8% |
1.664 |
38,7% |
56,3% |
13º |
DACIA SANDERO |
2.580 |
1,8% |
2.088 |
48,6% |
23,6% |
14º |
VW T-CROSS |
2.501 |
1,7% |
1.575 |
36,7% |
58,8% |
15º |
RENAULT CAPTUR |
2.350 |
1,6% |
2.215 |
51,6% |
6,1% |
16º |
JEEP COMPASS |
2.220 |
1,5% |
2.336 |
54,4% |
-5,0% |
17º |
PEUGEOT 3008 |
2.082 |
1,4% |
1.343 |
31,3% |
55,0% |
18º |
VW TIGUAN |
2.073 |
1,4% |
1.449 |
33,7% |
43,1% |
19º |
DACIA DUSTER |
2.001 |
1,4% |
2.271 |
52,9% |
-11,9% |
20º |
VW POLO |
1.892 |
1,3% |
1.376 |
32,0% |
37,5% |
21º |
FORD FIESTA |
1.842 |
1,3% |
1.826 |
42,5% |
0,9% |
22º |
FIAT TIPO |
1.840 |
1,3% |
1.499 |
34,9% |
22,7% |
23º |
VW GOLF* |
1.794 |
1,2% |
- |
- |
- |
24º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
1.766 |
1,2% |
1.005 |
23,4% |
75,7% |
25º |
RENAULT CLIO |
1.728 |
1,2% |
2.118 |
49,3% |
-18,4% |
26º |
FORD KUGA |
1.644 |
1,1% |
767 |
17,9% |
114,3% |
27º |
OPEL CROSSLAND X |
1.611 |
1,1% |
1.101 |
25,6% |
46,3% |
28º |
SUZUKI IGNIS |
1.608 |
1,1% |
- |
- |
- |
29º |
AUDI Q3 |
1.479 |
1,0% |
1.000 |
23,3% |
47,9% |
30º |
BMW X1 |
1.406 |
1,0% |
752 |
17,5% |
87,0% |
Observação: Números de abril/20 indisponíveis para o VW Golf.
Fontes: Unrae / Best Selling Cars Blog
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Calmon: Híbrido básico flex da Fiat abre horizonte de crescimento firme
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat