Muito acima do crescimento registrado pelo mercado brasileiro no mês passado (+219,2%), o segmento de SUVs médios e grandes fechou o mês de abril com 11,8 mil unidades emplacadas, 410,4% a mais do que em abril de 2020, o pior mês dos últimos anos em função do fechamento da maioria das concessionárias por conta da pandemia.
Em último mês sem contar com a linha 2022 já reestilizada nas lojas, o Compass foi o preferido por 5.504 consumidores, melhor resultado no ano e suficiente para assegurar mais de 54% de participação entre os médios. Em seu 1º mês completo, o Toyota Corolla Cross emplacou 1.889 unidades – numa análise inicial, a versão sedã do Toyota parece ter sido mais afetada do que propriamente o líder da Jeep.
Com 702 unidades, o Caoa Chery Tiggo 8 completou o pódio com o seu novo recorde de vendas. Em 4º, o VW Tiguan voltou a superar a barreira das 500 unidades (569) e assegurou boa vantagem sobre o Caoa Chery Tiggo 7 (279), 5º. Vice-líder nos 2 primeiros meses do ano, o Hyundai ix35 (221) caiu para 6º. Coube novamente ao Mitsubishi Outlander (198) – cujos números incluem a versão Sport (ASX reestilizado) – a maior evolução em relação a 2020 (+800%).
Após seu desempenho mais fraco desde o lançamento em março, o Ford Territory (184) reagiu e venceu – por apenas 1 unidades – o Hyundai Tucson (183) na disputa pela 8ª posição. Presença frequente entre os primeiros colocados no ano passado, o Chevrolet Equinox (36) amargou uma modesta 13ª posição. Ainda assim, em situação melhor do que um Toyota RAV4 (16) que dividiu a lanterna com o praticamente desconhecido JAC T60 (16).
SUVs / Crossovers II |
||||||||
POS. |
MODELO |
ABR/21 |
MAR/21 |
ABR/20 |
% ABR 21 |
% MAR 21 |
VARIAÇÃO ABR/MAR |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
JEEP COMPASS |
5504 |
5211 |
1093 |
54,25% |
66,33% |
5,62% |
403,57% |
2º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
1889 |
37 |
0 |
18,62% |
0,47% |
5005,41% |
- |
3º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
702 |
623 |
0 |
6,92% |
7,93% |
12,68% |
- |
4º |
VW TIGUAN |
569 |
462 |
147 |
5,61% |
5,88% |
23,16% |
287,07% |
5º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
279 |
255 |
116 |
2,75% |
3,25% |
9,41% |
140,52% |
6º |
HYUNDAI IX35 |
221 |
271 |
60 |
2,18% |
3,45% |
-18,45% |
268,33% |
7º |
MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT |
198 |
204 |
22 |
1,95% |
2,60% |
-2,94% |
800,00% |
8º |
FORD TERRITORY |
184 |
90 |
0 |
1,81% |
1,15% |
104,44% |
- |
9º |
HYUNDAI TUCSON |
183 |
258 |
41 |
1,80% |
3,28% |
-29,07% |
346,34% |
10º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
172 |
157 |
69 |
1,70% |
2,00% |
9,55% |
149,28% |
11º |
KIA SPORTAGE |
112 |
112 |
34 |
1,10% |
1,43% |
0,00% |
229,41% |
12º |
PEUGEOT 3008 |
43 |
79 |
20 |
0,42% |
1,01% |
-45,57% |
115,00% |
13º |
CHEVROLET EQUINOX |
36 |
8 |
124 |
0,35% |
0,10% |
350,00% |
-70,97% |
14º |
MITSUBISHI ASX |
21 |
23 |
30 |
0,21% |
0,29% |
-8,70% |
-30,00% |
15º |
JAC T60 |
16 |
15 |
2 |
0,16% |
0,19% |
6,67% |
700,00% |
16º |
TOYOTA RAV4 |
16 |
51 |
23 |
0,16% |
0,65% |
-68,63% |
-30,43% |
|
|
10145 |
7856 |
1781 |
100,00% |
100,00% |
29,14% |
469,62% |
Entre os modelos maiores, o Toyota SW4 (1.180), em seu melhor momento em 2021, mais uma vez emplacou 4 vezes mais do que o Mitsubishi Pajero (274), com o Chevrolet Trailblazer (229) completando o pódio sem qualquer ameaça de outros modelos. Sem importação oficial, o gigantesco Chevrolet Suburban repetiu os 2 emplacamentos de março.
SUVs / Crossovers III |
||||||||
POS. |
MODELO |
ABR/21 |
MAR/21 |
ABR/20 |
% ABR 21 |
% MAR 21 |
VARIAÇÃO ABR/MAR |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
TOYOTA SW4 |
1180 |
1057 |
371 |
68,72% |
71,76% |
11,64% |
218,06% |
2º |
MITSUBISHI PAJERO |
274 |
254 |
51 |
15,96% |
17,24% |
7,87% |
437,25% |
3º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
229 |
139 |
106 |
13,34% |
9,44% |
64,75% |
116,04% |
4º |
KIA SORENTO |
10 |
9 |
1 |
0,58% |
0,61% |
11,11% |
900,00% |
5º |
FORD EDGE |
9 |
3 |
5 |
0,52% |
0,20% |
200,00% |
80,00% |
6º |
JEEP WRANGLER |
9 |
4 |
9 |
0,52% |
0,27% |
125,00% |
0,00% |
7º |
JAC T80 |
4 |
5 |
0 |
0,23% |
0,34% |
-20,00% |
- |
8º |
CHEVROLET SUBURBAN |
2 |
2 |
0 |
0,12% |
0,14% |
0,00% |
- |
|
|
1717 |
1473 |
543 |
100,00% |
100,00% |
16,56% |
216,21% |
Observação:
- O Caoa Chery Tiggo 8, anteriormente classificado na categoria III, foi reclassificado para a categoria II em função de porte, preço e posicionamento de mercado.
Fonte: Fenabrave
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2025: sem medo de eletrificação
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Comparativo BYD Song Pro vs. Toyota Corolla Cross: disputa territorial
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
SUVs em julho: Toyota Corolla Cross supera Jeep Compass pelo 3º mês
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
SUVs em junho: Toyota Corolla Cross lidera pelo 2º mês seguido