O rompimento da parceria entre Ford e Mahindra, confirmado em março deste ano, forçou a fabricante norte-americana a rever todos os seus projetos, que incluiam um sucessor para o EcoSport e um novo SUV médio. Sem poder usar a plataforma da Mahindra, tudo indica que o projeto CX757, que dará origem a um modelo médio, adotará a arquitetura do chinês Territory e será um modelo global, de olho em mercados emergentes
Se o plano era aproveitar a plataforma e motores da Mahindra, agora a Ford procura outros meios para produzir o automóvel por conta própria, mas ainda deve contar com a empresa Pininfarina, pertencente à Mahindra, para projetar o design do novo SUV. A parte mais atrativa é que o futuro lançamento deve ser, segundo a Autocar India, um modelo ideal para mercados emergentes, e isso inclui o Brasil.
No que diz respeito ao motor do futuro Ford CX757, a Ford já fabrica seu motor diesel 2.0 EcoBlue na Índia, conhecido como "Panther", que já roda atualmente nos modelos Everest (SUV da Ranger), Fusion e o Edge e que poderia supostamente ser a potência por baixo do capô do novo SUV. Entretanto, a montadora americana também pode optar por fazer uma montagem parcial de seu 1.5 EcoBoost em Gujarat, na Índia.
Lançado em 2018 e renovado no ano passado, o Ford Territory é um SUV médio que é baseado em um modelo da Jiangling Motors Corporation, uma das parceiras da marca na China. Chegou ao Brasil em 2020 em duas versões, com um 1.5 turbo de 150 cv, porém seus preços a partir de R$ 179.900 faz com que fique longe de disputar pela liderança do segmento.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Autocar India
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv