O segmento de duas rodas no Brasil vem se recuperando. Lentamente, mas está pegando o ritmo. No entanto, alguns nichos do mercado nacional de motocicletas não têm muito do que reclamar. Um deles é o das bigtrails. Para as grandes aventureiras, a situação atípica do mercado não representou grandes reveses como aconteceu entre as motos de entrada.
Reunimos as 10 bigtrails mais vendidas do mercado brasileiro, classificando-as em ordem decrescente de valor, levando em consideração os modelos mais bem colocados no ranking da Fenabrave em março. Para os valores, foram utilizados os números oficiais declarados pelas montadoras em seus sites oficiais referentes às versões mais baratas, sem considerar o frete.
Para se ter uma ideia de como as grandes aventureiras vêm passando por um bom período de vendas no Brasil, mesmo que a categoria contenha praticamente apenas modelos mais caros e de marcas premium, basta ver a BMW R 1250 GS. Ela liderou o ranking total de 2020, apesar de não sair por menos de R$ 83.500 na versão Sport, que ainda é comercializada com ano modelo 2020/2020.
Falando em números do ano passado, as grandes aventureiras como um todo emplacaram 14.191 unidades em 2020, com crescimento de 0,3% sobre o total de 2019. Pode parecer pouco, mas em um ano marcado pelas dificuldades geradas em decorrência da pandemia, foi um resultado bastante positivo. A parcela de participação das bigtrails no mercado é pequena ainda, mas sua performance foi muito melhor que a do segmento de duas rodas. No ano passado, foram emplacadas 2.058.315 motos, contra 2.787.618 em 2019. A queda foi de 26,16%.
Ducati Multistrada 1260
Posição nas vendas de março: 8ª (15 unidades)
Preço: R$ 111.990
Motor: dois cilindros em V, 1.262 cm³, arrefecimento a líquido
Potência/Torque: 158 cv / 13 kgfm
Triumph Tiger 1200
Posição nas vendas de março: 9ª (14 unidades)
Preço: R$ 85.990
Motor: três cilindros em linha, 1.215 cm³, arrefecimento a líquido
Potência/Torque: 141 cv / 12,2 kgfm
BMW R 1250 GS
Posição nas vendas de março: 2ª (273 unidades)
Preço: R$ 83.500
Motor: dois cilindros contrapostos, 1.254 cm³, arrefecimento a ar e líquido
Potência/Torque: 136 cv / 14,3 kgfm
BMW F 850 GS
Posição nas vendas de março: 3ª (146 unidades)
Preço: R$ 68.500
Motor: dois cilindros paralelos, 853 cm³, arrefecimento a líquido
Potência/Torque: 80 cv / 9 kgfm
Triumph Tiger 900
Posição nas vendas de março: 1ª (326 unidades)
Preço: R$ 64.390
Motor: três cilindros em linha, 900 cm³, arrefecimento a líquido
Potência/Torque: 95 cv / 8,7 kgfm
Honda Africa Twin
Posição nas vendas de março: 10ª (5 unidades)
Preço: R$ 61.214
Motor: dois cilindros paralelos, 999,1 cm³, arrefecimento a líquido
Potência/Torque: 88,9 cv / 9,5 kgfm
BMW F 750 GS
Posição nas vendas de março: 6ª (28 unidades)
Preço: R$ 59.500
Motor: dois cilindros paralelos, 853 cm³, arrefecimento a líquido
Potência/Torque: 77 cv / 8,7 kgfm
Suzuki V-Strom 650
Posição nas vendas de março: 7ª (24 unidades)
Preço: R$ 51.950
Motor: dois cilindros em V, 645 cm³, arrefecimento a líquido
Potência/Torque: 71 cv / 6,32 kgfm
Kawasaki Versys 650
Posição nas vendas de março: 5ª (58 unidades)
Preço: R$ 40.990
Motor: dois cilindros paralelos, 649 cm³, arrefecimento a líquido
Potência/Torque: 69 cv / 6,5 kgfm
Royal Enfield Himalayan
Posição nas vendas de março: 4ª (89 unidades)
Preço: R$ 19.390
Motor: monocilíndrico, 411 cm³, arrefecimento a líquido
Potência/Torque: 25 cv / 3,2 kgfm
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