Carros mais vendidos na China: sedãs ainda dominam topo em março
No acumulado, o Nissan Sentra segue líder
Maior mercado mundial, a China continua em plena recuperação quando o assunto é venda de veículos novos. De acordo com a CAAM, entidade responsável pelos números oficiais, em março foram comercializadas pouco mais de 2,5 milhões de unidades, quase 75% a mais do que há um ano. Segundo o Best Selling Cars Blog, este foi o 12º mês seguido de alta.
O acumulado, de quase 6,5 milhões de unidades – mais do que o dobro do previsto para o Brasil durante todo o ano – já é 75,6% superior ao de 2020. Com sobras, a líder Vokswagen (237.613) cresceu mais de 90% e ampliou sua participação de mercado. O maior avanço, no entanto, foi registrado pela Wulling (66.480), 10ª colocada (+508,6%).
Galeria: Nissan Sentra 2019 (China)
O grande responsável pelo impressionante desempenho da marca chinesa foi a minivan Hongguang Mini EV, que conquistou seu 1º pódio com quase 40 mil unidades (39.745). Mas, se em fevereiro o destaque foram os SUVs, março voltou a mostrar a força dos sedãs por lá, com 4 modelos entre os 5 primeiros. Fora do topo há exatos 12 meses, o VW Lavida foi o preferido por 41.191 consumidores.
Versão local do Sentra, o Nissan Sylphy (40.014) veio logo na sequência e manteve uma boa vantagem na liderança geral de 2021. Buick Excelle Yinlang (38.047) e Toyota Corolla (35.126) foram os demais representantes da categoria no top 5. Preferido em fevereiro, o SUV Changan CS75 (31.461) caiu para 10º.
Principal responsável pelo crescimento de quase 250% da Tesla no mês passado, o Model3 (25.352) foi o 1º fora do top 10. Em 20º, o BMW Série 5 L (17.621) foi o melhor premium do ranking. Para se ter uma ideia do tamanho do mercado chinês, a Fiat Strada (10.268), nosso modelo mais vendido no mês passado, seria apenas a 55ª colocada no ranking do gigante asiático.
POS. |
MODELO |
MAR.21 |
% PART. 2021 |
MAR.20 |
% PART. 2020 |
VAR. 2021/2020 |
1º |
VW LAVIDA |
41.191 |
1,6% |
24.706 |
1,7% |
66,7% |
2º |
NISSAN SYLPHY |
40.014 |
1,6% |
24.075 |
1,7% |
66,2% |
3º |
WULING HONGGUANG MINI EV |
39.745 |
1,6% |
0 |
0,0% |
- |
4º |
BUICK EXCELLE YINLANG |
38.047 |
1,5% |
8.645 |
0,6% |
340,1% |
5º |
TOYOTA COROLLA |
35.126 |
1,4% |
16.911 |
1,2% |
107,7% |
6º |
HAVAL H6 |
34.865 |
1,4% |
20.319 |
1,4% |
71,6% |
7º |
VW BORA |
33.996 |
1,3% |
22.368 |
1,5% |
52,0% |
8º |
HONDA CR-V* |
33.712 |
1,3% |
2.560 |
0,2% |
1216,9% |
9º |
VW SAGITAR |
32.365 |
1,3% |
18.935 |
1,3% |
70,9% |
10º |
CHANGAN CS75 |
31.461 |
1,2% |
18.424 |
1,3% |
70,8% |
11º |
TESLA MODEL3 |
25.352 |
1,0% |
10.160 |
0,7% |
149,5% |
12º |
TOYOTA RAV4 |
21.989 |
0,9% |
11.446 |
0,8% |
92,1% |
13º |
VW TIGUAN* |
21.130 |
0,8% |
4.922 |
0,3% |
329,3% |
14º |
TOYOTA LEVIN |
20.003 |
0,8% |
14.006 |
1,0% |
42,8% |
15º |
VW MAGOTAN* |
19.117 |
0,8% |
7.379 |
0,5% |
159,1% |
16º |
HONDA XR-V* |
18.884 |
0,7% |
2.919 |
0,2% |
546,9% |
17º |
WULING HONGGUANG |
17.929 |
0,7% |
10.924 |
0,8% |
64,1% |
18º |
VW TAYRON* |
17.823 |
0,7% |
7.030 |
0,5% |
153,5% |
19º |
HONDA BREEZE* |
17.714 |
0,7% |
7.617 |
0,5% |
132,6% |
20º |
BMW SÉRIE 5 L |
17.621 |
0,7% |
12.279 |
0,9% |
43,5% |
21º |
BMW SÉRIE 3 L* |
17.467 |
0,7% |
8.384 |
0,6% |
108,3% |
22º |
HONDA ACCORD |
16.890 |
0,7% |
10.621 |
0,7% |
59,0% |
23º |
BUICK GL8* |
16.499 |
0,7% |
2.270 |
0,2% |
626,8% |
24º |
HONDA VEZEL* |
16.401 |
0,6% |
2.953 |
0,2% |
455,4% |
25º |
AUDI A6 L |
16.175 |
0,6% |
12.164 |
0,8% |
33,0% |
26º |
CHANGAN EADO |
16.124 |
0,6% |
9.094 |
0,6% |
77,3% |
27º |
AUDI Q5 L |
15.815 |
0,6% |
10.882 |
0,8% |
45,3% |
28º |
AUDI A4L* |
15.549 |
0,6% |
5.426 |
0,4% |
186,6% |
29º |
TOYOTA AVALON* |
15.402 |
0,6% |
2.076 |
0,1% |
641,9% |
30º |
MERCEDES GLC |
15.339 |
0,6% |
13.489 |
0,9% |
13,7% |
POS. |
MARCA |
MAR.21 |
% PART. 2021 |
MAR.20 |
% PART. 2020 |
VAR. 2021/2020 |
1º |
VW |
237.613 |
9,4% |
124.616 |
8,6% |
90,7% |
2º |
TOYOTA |
151.582 |
6,0% |
89.023 |
6,2% |
70,3% |
3º |
HONDA |
145.528 |
5,8% |
41.496 |
2,9% |
250,7% |
4º |
CHANGAN |
92.901 |
3,7% |
58.843 |
4,1% |
57,9% |
5º |
BUICK |
83.031 |
3,3% |
26.717 |
1,9% |
210,8% |
6º |
GEELY |
82.668 |
3,3% |
65.359 |
4,5% |
26,5% |
7º |
NISSAN |
78.007 |
3,1% |
45.506 |
3,2% |
71,4% |
8º |
AUDI |
67.188 |
2,7% |
34.753 |
2,4% |
93,3% |
9º |
HAVAL |
67.187 |
2,7% |
40.337 |
2,8% |
66,6% |
10º |
WULLING |
66.480 |
2,6% |
10.923 |
0,8% |
508,6% |
11º |
BMW |
63.354 |
2,5% |
41.184 |
2,9% |
53,8% |
12º |
MERCEDES-BENZ |
63.272 |
2,5% |
53.053 |
3,7% |
19,3% |
13º |
CHERY |
52.566 |
2,1% |
23.091 |
1,6% |
127,6% |
14º |
BYD |
39.985 |
1,6% |
30.106 |
2,1% |
32,8% |
15º |
HYUNDAI |
37.060 |
1,5% |
30.836 |
2,1% |
20,2% |
16º |
TESLA |
35.503 |
1,4% |
10.160 |
0,7% |
249,4% |
17º |
GAC |
34.166 |
1,4% |
21.328 |
1,5% |
60,2% |
18º |
MG |
33.489 |
1,3% |
17.685 |
1,2% |
89,4% |
19º |
DONGFENG |
30.419 |
1,2% |
17.488 |
1,2% |
73,9% |
20º |
ROEWE |
27.829 |
1,1% |
15.384 |
1,1% |
80,9% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
2.526.000 |
100,0% |
1.444.000 |
100,0% |
74,9% |
|
ACUMULADO |
6.480.000 |
100,0% |
3.690.000 |
100,0% |
75,6% |
Observação: Os modelos destacados com * estão com números de 2020 estimados.
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