Em março de 2020, a Itália vivia o auge da pandemia da Covid-19 e as vendas de veículos novos chegavam ao seu patamar mais crítico em décadas (pouco mais de 28,4 mil unidades). Um ano depois, o mercado reagiu bem: de acordo com a Unrae, entidade responsável pelos números oficiais, em março de 2021 foram comercializadas 169.684 unidades.
A base de comparação mais justa, no entanto, deve ser feita com março de 2019: de acordo com o Best Selling Cars Blog, a retração nos últimos dois anos é de 12,4%. O acumulado de 2021, de 446.978 unidades, embora quase 30% superior ao de 2020, amarga uma retração de 12,5% frente a 2019. Entre as montadoras, a Fiat (26.400) liderou o ranking de março com 15,6% de participação.
A disputa pelo 2º lugar, no entanto, seguiu bem interessante. A VW (13.690) se manteve à frente, mas a Peugeot (11.446) teve crescimento superior e segue na disputa pela posição. Única marca premium no top 10, a Audi emplacou 6.427 unidades. 16ª, a Kia (4.165) foi a única da lista a crescer “menos” de 200% sobre o terrível resultado de 2020.
Sem concorrência na disputa pela liderança – o 2º colocado vendeu menos da metade -, o Fiat Panda (11.041) respondeu por 6,5% das vendas no país. A marca ainda comemorou a presença do 500 (5.835) como vice-líder. Com 5.360 unidades, o Jeep Renegade completou o pódio como líder entre os SUVs, com Lancia Ypsilon (5.101) e Fiat 500X (5.001) fechando o top 5.
A Stellantis, aliás, foi um grande destaque. À exceção do Toyota Yaris (4.706), melhor estrangeiro da lista, do Ford Puma (4.085, 8º) e do Renault Captur (3.613, 9º), o Grupo emplacou 7 modelos entre os 10 primeiros, considerando na lista o Citroën C3 (4.219, 7º). Melhor VW, o T-Roc (3.145) foi o 13º. Já o Jeep Compass (1.925), em mês complicado, foi apenas o 27º.
POS. |
MODELO |
MAR.21 |
% MERC. MAR.21 |
MAR.20 |
% MERC. MAR.20 |
% VAR. 2021/2020 |
1º |
FIAT PANDA |
11.041 |
6,5% |
1.188 |
4,2% |
829,4% |
2º |
FIAT 500 |
5.835 |
3,4% |
408 |
1,4% |
1330,1% |
3º |
JEEP RENEGADE |
5.360 |
3,2% |
678 |
2,4% |
690,6% |
4º |
LANCIA YPSILON |
5.101 |
3,0% |
514 |
1,8% |
892,4% |
5º |
FIAT 500X |
5.001 |
2,9% |
462 |
1,6% |
982,5% |
6º |
TOYOTA YARIS |
4.706 |
2,8% |
355 |
1,2% |
1225,6% |
7º |
CITROËN C3 |
4.219 |
2,5% |
486 |
1,7% |
768,1% |
8º |
FORD PUMA |
4.085 |
2,4% |
425 |
1,5% |
861,2% |
9º |
RENAULT CAPTUR |
3.613 |
2,1% |
440 |
1,5% |
721,1% |
10º |
OPEL CORSA |
3.412 |
2,0% |
420 |
1,5% |
712,4% |
11º |
PEUGEOT 208 |
3.264 |
1,9% |
358 |
1,3% |
811,7% |
12º |
PEUGEOT 2008 |
3.171 |
1,9% |
292 |
1,0% |
986,0% |
13º |
VW T-ROC |
3.145 |
1,9% |
599 |
2,1% |
425,0% |
14º |
DACIA DUSTER |
2.998 |
1,8% |
761 |
2,7% |
294,0% |
15º |
PEUGEOT 3008 |
2.736 |
1,6% |
513 |
1,8% |
433,3% |
16º |
RENAULT CLIO |
2.676 |
1,6% |
806 |
2,8% |
232,0% |
17º |
DACIA SANDERO |
2.573 |
1,5% |
428 |
1,5% |
501,2% |
18º |
VW POLO |
2.311 |
1,4% |
420 |
1,5% |
450,2% |
19º |
FIAT TIPO |
2.293 |
1,4% |
342 |
1,2% |
570,5% |
20º |
VW T-CROSS |
2.269 |
1,3% |
448 |
1,6% |
406,5% |
21º |
FORD FIESTA |
2.256 |
1,3% |
366 |
1,3% |
516,4% |
22º |
FIAT 500L |
2.253 |
1,3% |
350 |
1,2% |
543,7% |
23º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
2.245 |
1,3% |
268 |
0,9% |
737,7% |
24º |
VW TIGUAN |
2.156 |
1,3% |
288 |
1,0% |
648,6% |
25º |
FORD KUGA |
2.082 |
1,2% |
- |
- |
- |
26º |
OPEL CROSSLAND X |
1.981 |
1,2% |
- |
- |
- |
27º |
JEEP COMPASS |
1.925 |
1,1% |
353 |
1,2% |
445,3% |
28º |
HYUNDAI TUCSON |
1.780 |
1,0% |
- |
- |
- |
29º |
VW GOLF |
1.749 |
1,0% |
- |
- |
- |
30º |
AUDI Q3 |
1.702 |
1,0% |
327 |
1,2% |
420,5% |
POS. |
MARCA |
MAR.21 |
% MERC. MAR.21 |
MAR.20 |
% MERC. MAR.20 |
% VAR. 2021/2020 |
1º |
FIAT |
26.400 |
15,6% |
2.803 |
9,9% |
841,8% |
2º |
VOLKSWAGEN |
13.690 |
8,1% |
2.320 |
8,2% |
490,1% |
3º |
PEUGEOT |
11.446 |
6,7% |
1.500 |
5,3% |
663,1% |
4º |
FORD |
10.776 |
6,4% |
1.765 |
6,2% |
510,5% |
5º |
CITROËN |
8.862 |
5,2% |
1.033 |
3,6% |
757,9% |
6º |
TOYOTA |
8.784 |
5,2% |
1.144 |
4,0% |
667,8% |
7º |
RENAULT |
8.706 |
5,1% |
1.705 |
6,0% |
410,6% |
8º |
OPEL |
7.397 |
4,4% |
824 |
2,9% |
797,7% |
9º |
JEEP |
7.348 |
4,3% |
1.071 |
3,8% |
586,1% |
10º |
AUDI |
6.427 |
3,8% |
1.211 |
4,3% |
430,7% |
11º |
MERCEDES-BENZ |
5.846 |
3,4% |
1.605 |
5,6% |
264,2% |
12º |
BMW |
5.745 |
3,4% |
725 |
2,6% |
692,4% |
13º |
DACIA |
5.524 |
3,3% |
1.218 |
4,3% |
353,5% |
14º |
LANCIA |
5.093 |
3,0% |
514 |
1,8% |
890,9% |
15º |
HYUNDAI |
4.644 |
2,7% |
783 |
2,8% |
493,1% |
16º |
KIA |
4.165 |
2,5% |
1.632 |
5,7% |
155,2% |
17º |
SUZUKI |
3.776 |
2,2% |
1.210 |
4,3% |
212,1% |
18º |
NISSAN |
3.401 |
2,0% |
684 |
2,4% |
397,2% |
19º |
SKODA |
2.978 |
1,8% |
724 |
2,5% |
311,3% |
20º |
SEAT |
2.717 |
1,6% |
284 |
1,0% |
856,7% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
169.684 |
100,0% |
28.415 |
100,0% |
497,2% |
|
ACUMULADO |
446.978 |
100,0% |
347.406 |
100,0% |
28,7% |
Observação: Números de março/20 indisponíveis para os modelos Ford Kuga, Opel Crossland X, Hyundai Tucson e VW Golf.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Jeep Grand Cherokee vai mal nas vendas e terá produção suspensa
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Jeep Commander muda na Índia após vendas fracas e rejeição do mercado
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Jeep Compass 2025 tem desconto de R$ 30.000 na versão Sport