Wally Iris é SUV de fibra de vidro como o Troller T4
Feito para ser barato para a Tunísia, modelo tem motor 1.2 de três cilindros da Peugeot
Os índices de pobreza global caíram muito na última década acompanhando o crescimento da classe média. Porém, nem todo mundo tem a chance de comprar o último lançamento das grandes fabricantes. Em países como Tunísia, é tão caro comprar um veículo que ou se compra usado, ou fica no transporte público. É isso que a Wallys Car que mudar, oferecendo o Iris, um modelo de fibra de vidro que custa apenas 48.200 dinares tunísios (R$ 99.634).
Metade desse preço bem baixo vem da importação do motor direto da França, enquanto todo o resto é feito na Tunísia. A conversão para o real não ajuda, pois o dinar tunísio vale o dobro do que a nossa moeda, mas para ter uma ideia de quão barato o Wallys Iris é, um Toyota Corolla novo parte de 89.000 dinares tunísios (R$ 183.972).
Galeria: Wallys Iris
É uma solução muito barata para o país, então pode esquecer qualquer mimo sem ter que pagar mais por isso. Sua carroceria é feita artesanalmente em fibra de vidro, assim como a maioria de suas peças. Ao colocar equipamentos como faróis de LED, sensores e câmera de ré, rodas de liga leve de 16" e uma das cores especiais, o valor pode mais do que dobrar.
Segundo a associação das concessionárias da Tunísia, o problema é o mesmo que o Brasil enfrenta: a alta carga tributária que passa. Enquanto aqui um carro tem até 44% de impostos, no país africano este número passa de 50%. Juntando isso com a baixa renda, ter um carro é muito difícil, mesmo se for usado.
O Wallys Iris tentará atrair alguns clientes por ser mais acessível. É equipado com o motor 1.2 de três cilindros e 82 cv que Citroën e Peugeot usavam em seus modelos no Brasil, fazendo com que o utilitário tenha uma velocidade máxima de 158 km/h. Não é um esportivo, mas para quem quer evitar o transporte público, é melhor do que nada.
Fibra de vidro não é mais tão comum em carros produzidos hoje em dia. Vimos muitos carros assim como Gurgel e Puma. O único ainda sendo vendido é o Troller T4, embora sua proposta seja a versatilidade de uso e facilidade de limpeza após uso no off-road.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Wallys Car via Business Insider / YouTube
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fábrica da Troller volta ao governo do Ceará, que já tem interessados
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Sem Troller, Ceará agora negocia investimentos com Toyota e BYD
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Último Troller sai da fábrica de Horizonte e finaliza história
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Motor1.com Podcast #131: A história e o triste fim da Troller