Wally Iris é SUV de fibra de vidro como o Troller T4
Feito para ser barato para a Tunísia, modelo tem motor 1.2 de três cilindros da Peugeot
Os índices de pobreza global caíram muito na última década acompanhando o crescimento da classe média. Porém, nem todo mundo tem a chance de comprar o último lançamento das grandes fabricantes. Em países como Tunísia, é tão caro comprar um veículo que ou se compra usado, ou fica no transporte público. É isso que a Wallys Car que mudar, oferecendo o Iris, um modelo de fibra de vidro que custa apenas 48.200 dinares tunísios (R$ 99.634).
Metade desse preço bem baixo vem da importação do motor direto da França, enquanto todo o resto é feito na Tunísia. A conversão para o real não ajuda, pois o dinar tunísio vale o dobro do que a nossa moeda, mas para ter uma ideia de quão barato o Wallys Iris é, um Toyota Corolla novo parte de 89.000 dinares tunísios (R$ 183.972).
Galeria: Wallys Iris
É uma solução muito barata para o país, então pode esquecer qualquer mimo sem ter que pagar mais por isso. Sua carroceria é feita artesanalmente em fibra de vidro, assim como a maioria de suas peças. Ao colocar equipamentos como faróis de LED, sensores e câmera de ré, rodas de liga leve de 16" e uma das cores especiais, o valor pode mais do que dobrar.
Segundo a associação das concessionárias da Tunísia, o problema é o mesmo que o Brasil enfrenta: a alta carga tributária que passa. Enquanto aqui um carro tem até 44% de impostos, no país africano este número passa de 50%. Juntando isso com a baixa renda, ter um carro é muito difícil, mesmo se for usado.
O Wallys Iris tentará atrair alguns clientes por ser mais acessível. É equipado com o motor 1.2 de três cilindros e 82 cv que Citroën e Peugeot usavam em seus modelos no Brasil, fazendo com que o utilitário tenha uma velocidade máxima de 158 km/h. Não é um esportivo, mas para quem quer evitar o transporte público, é melhor do que nada.
Fibra de vidro não é mais tão comum em carros produzidos hoje em dia. Vimos muitos carros assim como Gurgel e Puma. O único ainda sendo vendido é o Troller T4, embora sua proposta seja a versatilidade de uso e facilidade de limpeza após uso no off-road.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Wallys Car via Business Insider / YouTube
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fábrica da Troller volta ao governo do Ceará, que já tem interessados
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Sem Troller, Ceará agora negocia investimentos com Toyota e BYD
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Último Troller sai da fábrica de Horizonte e finaliza história
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Motor1.com Podcast #131: A história e o triste fim da Troller