As vendas de veículos importados finalmente registraram um cenário positivo em março. De acordo com a Abeifa, entidade que representa quinze marcas no país, foram registradas 2.159 unidades no mês passado, 3,2% a mais do que há um ano e 17% acima do total de fevereiro (1.844). No trimestre (6.013), no entanto, a queda foi de 16,14%.
O resultado de março tem explicação. “Com vendas represadas em fevereiro, por conta do desequilíbrio na cadeia mundial de suprimentos a partir de dezembro de 2020 e janeiro de 2021, em março registramos percentuais de crescimento tanto na importação como na produção nacional”, afirmou João Henrique Oliveira, presidente da entidade. Mas o cenário não é dos mais animadores.
“Os números mensais de desempenho, dos últimos dez anos, mostram a fragilização de nosso setor. Isso não é bom para o País porque os importados já comprovaram sua importância no mercado brasileiro, responsáveis por trazer novas tecnologias, novos investimentos e, em especial, balizamento de preços”, disse o executivo.
Entre as marcas de produção importada, a Volvo (727) recuperou a liderança perdida para a Land Rover (293) no mês anterior – entre as duas, a Porsche (380) registrou a maior evolução na comparação com 2020 (+81%). Na ponta oposta, a Jaguar encerrou março com apenas 12 unidades comercializadas, uma baixa superior a 90%. Reforçada por modelos elétricos, a JAC (82) avançou mais de 30%.
A liderança da Volvo teve relação direta com um fato histórico: pela 1ª vez, a marca sueca emplacou os 3 primeiros colocados, com o XC40 (351) à frente do XC60 (243) e do XC90 (124). Voltando à Porsche, a alemã viu o Macan (117), o 911 (97) e o Cayenne (75) no top 10 – dos 10 primeiros, aliás, 8 foram SUVs.
POS. |
MODELO |
MAR. 21 |
MAR. 20 |
% |
1º |
VOLVO XC40 |
351 |
161 |
118,01% |
2º |
VOLVO XC60 |
243 |
296 |
-17,91% |
3º |
VOLVO XC90 |
124 |
109 |
13,76% |
4º |
LAND ROVER EVOQUE |
118 |
2 |
5800,00% |
5º |
PORSCHE MACAN |
117 |
0 |
- |
6º |
KIA SPORTAGE |
112 |
237 |
-52,74% |
7º |
PORSCHE 911 |
97 |
10 |
870,00% |
8º |
KIA BONGO |
92 |
237 |
-61,18% |
9º |
PORSCHE CAYENNE |
75 |
37 |
102,70% |
10º |
LAND ROVER DEFENDER |
73 |
0 |
- |
POS. |
MARCA |
MAR. 21 |
MAR. 20 |
% |
1º |
VOLVO |
727 |
465 |
56,34% |
2º |
PORSCHE |
380 |
210 |
80,95% |
3º |
LAND ROVER |
293 |
299 |
-2,01% |
4º |
KIA |
284 |
484 |
-41,32% |
5º |
BMW |
210 |
235 |
-10,64% |
6º |
SUZUKI |
86 |
105 |
-18,10% |
7º |
JAC |
82 |
63 |
30,16% |
8º |
MINI |
66 |
105 |
-37,14% |
9º |
BYD |
14 |
0 |
- |
10º |
JAGUAR |
12 |
123 |
-90,24% |
POS. |
MARCA |
MAR. 21 |
MAR. 20 |
% |
1º |
CAOA CHERY |
2.453 |
1.927 |
27,30% |
2º |
BMW |
931 |
559 |
66,55% |
3º |
LAND ROVER |
287 |
151 |
90,07% |
4º |
SUZUKI |
57 |
76 |
-25,00% |
Fonte: Abeifa
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Primeiras impressões Volvo EX90: SUV elétrico de um futuro que já chegou
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Volvo: carros elétricos não sacrificarão estilo em nome de eficiência