Os SUVs e crossovers compactos acabaram tomando o lugar de sedãs, peruas e minvans na proposta familiar. Apesar de muitas vezes terem dimensões externas menores, o segmento da moda é um dos preferidos quando famílias buscam seu novo carro. E um aspecto importante para muitos é o tamanho do porta-malas.
Listamos a capacidade de 18 modelos novos vendidos no Brasil e que são considerados SUVs compactos pela Fenabrave - não listamos Ford EcoSport por já ter a produção interrompida e nem Suzuki Jimny, Jimny Sierra e Troller T4 por uma proposta mais "jipe fora-de-estrada", bem diferente dos demais modelos.
O Renault Duster sempre se destacou pelo espaço interno e capacidade de porta-malas. Não seria diferente na nova geração apresentada em 2020, que abre uma bela vantagem diante de diversos concorrentes. Deverá ganhar força de mercado quando receber o novo motor 1.3 turbo da marca.
O JAC T40 está longe de ser um dos mais vendidos (ou lembrados) em nosso mercado, mas tem um porta-malas de respeito. São 450 litros de capacidade, porém vale a observação para o alto degrau entre a abertura e o piso. Mesmo assim, se seu foco é porta-malas, terá que considerá-lo.
Outro que não tem destaque no nosso mercado mas um bom porta-malas, o Suzuki S-Cross tem apenas 10 litros a menos que o JAC T40, porém uma entrada mais plana para facilitar a carga e descarga.
Como o Duster, com quem divide a plataforma, o Renault Captur também tem um bom espaço interno e porta-malas. Perto de uma reestilização onde terá o motor 1.3 turbo, não deverá ter mudanças na sua capacidade de carga.
Com 437 litros, o Honda HR-V empata com o Renault Captur. Usando o sistema Magic Seat, pode ser uma opção a quem procura modularidade interna. Mas fique esperto, já que a versão Touring, com o motor 1.5 turbo, tem 393 litros por mudanças no assoalho para acomodar o escape diferente que este motor pede nos modelos.
Recentemente atualizado, o Nissan Kicks aparece na turma com mais de 400 litros de capacidade. Apesar de aparentar ser menor nas dimensões externas, o SUV da Nissan vai bem na hora de carregar as malas.
Quase empatado com o Kicks, o Hyundai Creta também tem uma boa capacidade. Assim como o espaço interno, aposta no porta-malas para atrair compradores. Terá uma nova geração ainda em 2021, mas não sabemos se mudará a capacidade de carga.
Outro que apesar das dimensões externas até surpreende com um bom porta-malas é o Caoa Chery Tiggo 2. Apesar de ser o menor da categoria dentro da marca, é o que tem maior capacidade em litros. Uma reestilização vem aí, mas não deve mudar esse número.
Apesar de posicionado abaixo do T-Cross, o VW Nivus leva a vantagem na hora de levar as malas. São 415 litros de capacidade graças ao balanço traseiro maior que de seu irmão, apesar do entre-eixos mais curto.
Apesar de ser maior que o T40, o JAC T50 tem um porta-malas com 50 litros a menos. Dá o troco em espaço principalmente no banco traseiro, mas já chega entre os modelos que tem 400 litros ou menos de capacidade.
Queridinho do mercado, o Chevrolet Tracker não trouxe uma capacidade de porta-malas surpreendente. Se esta geração evoluiu em pontos como o espaço interno, não anima quem procura um compartimento de cargas quando comparado a maioria de seus concorrentes mais vendidos.
Assim como o S-Cross, o Suzuki Vitara está longe dos mais vendidos, mas é um bom SUV. Quase empata com o T-Cross no porta-malas, com um compartimento baixo e mais limitado.
O T-Cross até chega aos 420 litros de capacidade, mas espere deixar os ocupantes do banco traseiro chateados. O encosto traseiro pode ficar numa posição mais vertical e aumentar a capacidade de 373 litros, mas vai acabar com o conforto na segunda fileira.
Baseado no Fit, o Honda WR-V trouxe dele até mesmo a capacidade do porta-malas. O crossover tem 363 litros, mas conta com o Magic Seat, sistema de modularidade dos bancos que permite diversas configurações para cada tipo de carga.
O Peugeot 2008 está sumido do mercado e nunca foi uma referência de espaço interno. No porta-malas, são 355 litros que, como no hatch 208 na geração anterior, se tornou uma deficiência desta plataforma, como veremos no Citroën C4 Cactus mais abaixo.
Outro caso de irmão maior com porta-malas menor. O Tiggo 5x está acima do Tiggo 2 na Caoa Chery, mas perde 80 litros de capacidade, mesmo com um porte superior.
Algo que a Jeep mudou nos anos do Renegade foi seu porta-malas. Chegou aos 320 litros depois de mudanças nos acabamentos e ao adotar um estepe de uso temporário na maioria das versões, porém algumas mantém a roda reserva nas medidas integrais, o que reduz o volume para 273 litros.
Longe de ser seu ponto positivo, o porta-malas do C4 Cactus empata com o Jeep Renegade. Porém, como no JAC T40, tem um grande degrau entre o acesso e o piso do compartimento pelo para-choque traseiro alto.
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