Lista: quais os tamanhos dos porta-malas dos SUVs compactos no Brasil?
Precisa de espaço? Saiba quanto carregam os 18 SUV mais vendidos no mercado brasileiro.
Os SUVs e crossovers compactos acabaram tomando o lugar de sedãs, peruas e minvans na proposta familiar. Apesar de muitas vezes terem dimensões externas menores, o segmento da moda é um dos preferidos quando famílias buscam seu novo carro. E um aspecto importante para muitos é o tamanho do porta-malas.
Listamos a capacidade de 18 modelos novos vendidos no Brasil e que são considerados SUVs compactos pela Fenabrave - não listamos Ford EcoSport por já ter a produção interrompida e nem Suzuki Jimny, Jimny Sierra e Troller T4 por uma proposta mais "jipe fora-de-estrada", bem diferente dos demais modelos.
1. Renault Duster - 475 litros
O Renault Duster sempre se destacou pelo espaço interno e capacidade de porta-malas. Não seria diferente na nova geração apresentada em 2020, que abre uma bela vantagem diante de diversos concorrentes. Deverá ganhar força de mercado quando receber o novo motor 1.3 turbo da marca.
2. JAC T40 - 450 litros
O JAC T40 está longe de ser um dos mais vendidos (ou lembrados) em nosso mercado, mas tem um porta-malas de respeito. São 450 litros de capacidade, porém vale a observação para o alto degrau entre a abertura e o piso. Mesmo assim, se seu foco é porta-malas, terá que considerá-lo.
3. Suzuki S-Cross - 440 litros
Outro que não tem destaque no nosso mercado mas um bom porta-malas, o Suzuki S-Cross tem apenas 10 litros a menos que o JAC T40, porém uma entrada mais plana para facilitar a carga e descarga.
4. Renault Captur - 437 litros
Como o Duster, com quem divide a plataforma, o Renault Captur também tem um bom espaço interno e porta-malas. Perto de uma reestilização onde terá o motor 1.3 turbo, não deverá ter mudanças na sua capacidade de carga.
5. Honda HR-V - 437 litros (393 litros na versão Touring)
Com 437 litros, o Honda HR-V empata com o Renault Captur. Usando o sistema Magic Seat, pode ser uma opção a quem procura modularidade interna. Mas fique esperto, já que a versão Touring, com o motor 1.5 turbo, tem 393 litros por mudanças no assoalho para acomodar o escape diferente que este motor pede nos modelos.
6. Nissan Kicks - 432 litros
Recentemente atualizado, o Nissan Kicks aparece na turma com mais de 400 litros de capacidade. Apesar de aparentar ser menor nas dimensões externas, o SUV da Nissan vai bem na hora de carregar as malas.
7. Hyundai Creta - 431 litros
Quase empatado com o Kicks, o Hyundai Creta também tem uma boa capacidade. Assim como o espaço interno, aposta no porta-malas para atrair compradores. Terá uma nova geração ainda em 2021, mas não sabemos se mudará a capacidade de carga.
8. Caoa Chery Tiggo 2 - 420 litros
Outro que apesar das dimensões externas até surpreende com um bom porta-malas é o Caoa Chery Tiggo 2. Apesar de ser o menor da categoria dentro da marca, é o que tem maior capacidade em litros. Uma reestilização vem aí, mas não deve mudar esse número.
9. VW Nivus - 415 litros
Apesar de posicionado abaixo do T-Cross, o VW Nivus leva a vantagem na hora de levar as malas. São 415 litros de capacidade graças ao balanço traseiro maior que de seu irmão, apesar do entre-eixos mais curto.
10. JAC T50 - 400 litros
Apesar de ser maior que o T40, o JAC T50 tem um porta-malas com 50 litros a menos. Dá o troco em espaço principalmente no banco traseiro, mas já chega entre os modelos que tem 400 litros ou menos de capacidade.
11. Chevrolet Tracker - 393 litros
Queridinho do mercado, o Chevrolet Tracker não trouxe uma capacidade de porta-malas surpreendente. Se esta geração evoluiu em pontos como o espaço interno, não anima quem procura um compartimento de cargas quando comparado a maioria de seus concorrentes mais vendidos.
12. Suzuki Vitara - 375 litros
Assim como o S-Cross, o Suzuki Vitara está longe dos mais vendidos, mas é um bom SUV. Quase empata com o T-Cross no porta-malas, com um compartimento baixo e mais limitado.
13. VW T-Cross - 373 litros (chega a 420 litros)
O T-Cross até chega aos 420 litros de capacidade, mas espere deixar os ocupantes do banco traseiro chateados. O encosto traseiro pode ficar numa posição mais vertical e aumentar a capacidade de 373 litros, mas vai acabar com o conforto na segunda fileira.
14. Honda WR-V - 363 litros
Baseado no Fit, o Honda WR-V trouxe dele até mesmo a capacidade do porta-malas. O crossover tem 363 litros, mas conta com o Magic Seat, sistema de modularidade dos bancos que permite diversas configurações para cada tipo de carga.
15. Peugeot 2008 - 355 litros
O Peugeot 2008 está sumido do mercado e nunca foi uma referência de espaço interno. No porta-malas, são 355 litros que, como no hatch 208 na geração anterior, se tornou uma deficiência desta plataforma, como veremos no Citroën C4 Cactus mais abaixo.
16. Caoa Chery Tiggo 5x - 340 litros
Outro caso de irmão maior com porta-malas menor. O Tiggo 5x está acima do Tiggo 2 na Caoa Chery, mas perde 80 litros de capacidade, mesmo com um porte superior.
17. Jeep Renegade - 320 litros (273 litros com estepe integral)
Algo que a Jeep mudou nos anos do Renegade foi seu porta-malas. Chegou aos 320 litros depois de mudanças nos acabamentos e ao adotar um estepe de uso temporário na maioria das versões, porém algumas mantém a roda reserva nas medidas integrais, o que reduz o volume para 273 litros.
18. Citroën C4 Cactus - 320 litros
Longe de ser seu ponto positivo, o porta-malas do C4 Cactus empata com o Jeep Renegade. Porém, como no JAC T40, tem um grande degrau entre o acesso e o piso do compartimento pelo para-choque traseiro alto.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Suzuki S-Cross e Vitara saem de linha e marca terá híbridos no Brasil
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Novo Suzuki S-Cross se rende ao estilo de SUV na 3ª geração
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Os 10 SUVs e crossovers compactos com motores turbo no Brasil
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Vídeo: O melhor do Suzuki S-Cross 2019 é seu motor 1.4 turbo?