Volkswagen, Opel, Kia, Peugeot, Maserati e Nissan são apenas algumas das marcas que passaram por uma atualização de seus logotipos nos últimos tempos. Agora, a Renault fará o mesmo em 2022, com seu 1º carro de produção adotando o emblema atualizado, que possui um design plano com dois diamantes entrelaçados. Já havíamos notado o novo emblema quando o protótipo Renault 5 elétrico foi revelado, mas a empresa não havia comentado nada até agora.
Não está claro qual modelo será o primeiro a levar o emblema modernizado, embora seja lógico associar que será a próxima versão do Megane eVision. Imagens de flagrantes revelaram que o crossover elétrico já evoluiu para o estágio de protótipo e os veículos de teste tinham todos os logotipos escondidos por trás da camuflagem. O carro de produção será revelado ainda este ano, mas as entregas devem começar apenas em 2022.
O diretor de design da Renault, Gilles Vidal, diz que todos os carros da empresa mudarão para o novo logotipo em 2024. Desde 1900 o emblema passou por várias alterações, e sua última versão, introduzida em 2015, foi um design atualizado do emblema lançado em 1992. O novo visual corporativo está sendo elaborado desde 2019, e a marca decidiu que faria sentido exibi-lo no lançamento do supermini elétrico, uma vez que o novo modelo sinaliza o plano Renaulution, que abraça a eletrificação.
O logotipo redesenhado será a nona atualização de identidade da Renault desde o seu início. Ele é descrito como "organizado, sem assinatura ou tipografia". Vidal acrescenta dizendo que agora o novo logo é "mais icônico, simples e significativo, uma verdadeira assinatura atemporal, sem efeitos ou cores supérfluas, com uma retomada contemporânea das linhas, uma parte essencial do nosso patrimônio gráfico".
Vale ressaltar que a marca de baixo custo da Renault, a Dacia, mudará seu emblema a partir de 2022, conforme previsto no SUV compacto Bigster, mostrado como conceito no início do ano. O emblema será significativamente diferente do que a marca romena está usando hoje - um logotipo no qual muitos descreveram como semelhante a um abridor de garrafas. Ele consistirá em letras estilizadas "D" e "C", voltadas para direções opostas, algo que chega a lembrar o DeLorean DMC-12.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Renault
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Teste Renault Kardian Evolution MT: manual, mas tão bom quanto o automático
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados