Respondendo por 59,25% dos 158.237 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em fevereiro, o varejo teve novamente a Chevrolet (18,08%) líder entre as montadoras, com a Fiat (15,45%) e a Volkswagen (14,38%) na sequência. Com produção encerrada no Brasil, a Ford sumiu da lista das mais vendidas.
Com o Chevrolet Onix Plus (5.031) em 3º lugar entre os automóveis e líder entre os sedãs, o pódio foi exatamente o mesmo dos 6 meses anteriores, com o Chevrolet Onix (8.326) e o Hyundai HB20 (7.227) à frente – estes dois, aliás, não perdem estas posições há 17 meses. Carro-chefe da Fiat na modalidade, o Argo (4.832) veio na sequência.
Entre os SUVs e crossovers, o Hyundai Creta (3.601) repetiu a liderança de dezembro, com o Honda HR-V (3.239), em 7º, como o adversário mais próximo. Entre os modelos mais baratos do país, o mais bem posicionado foi o Renault Kwid (3.545), 6º colocado - a vantagem sobre o Fiat Mobi (2.877) foi de quase 700 unidades. Novamente à frente do T-Cross (2.463), o Nivus (2.644) foi o melhor VW da lista.
Em 1º mês cheio após o anúncio do encerramento da produção brasileira da Ford, o Ka (1.398) foi o 20º, 11 posições abaixo do que em janeiro - o Ecosport, com 486 unidades, foi apenas o 32º. Apenas o Caoa Chery Tiggo 2 (287) e Arrizo 6 (278) emplacaram a totalidade de suas unidades no varejo. O BMW 320i, com 237 unidades, foi o único modelo de marca premium no top 50.
Líder entre os comerciais leves pelo 4º mês seguido, a Fiat Toro (2.845) emplacou quase 900 unidades a mais do que a Fiat Strada (1.952), com a Toyota Hilux (1.708) fechando o pódio, com a Fiat Fiorino (708) assegurando 3 modelos no top 4. Com apenas 8 unidades a mais do que a Chevrolet S10 (470), a Ford Ranger (478) assegurou o 5º lugar.
Veja os rankings abaixo:
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
FEV. 21 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
8.326 |
81,14% |
10.261 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
7.227 |
93,65% |
7.717 |
3º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
5.031 |
77,39% |
6.501 |
4º |
FIAT ARGO |
4.832 |
77,67% |
6.221 |
5º |
HYUNDAI CRETA |
3.601 |
74,62% |
4.826 |
6º |
RENAULT KWID |
3.545 |
72,27% |
4.905 |
7º |
HONDA HR-V |
3.239 |
87,47% |
3.703 |
8º |
FIAT MOBI |
2.877 |
47,83% |
6.015 |
9º |
VW NIVUS |
2.644 |
76,26% |
3.467 |
10º |
VW T-CROSS |
2.463 |
44,59% |
5.524 |
11º |
CHEVROLET TRACKER |
2.406 |
47,72% |
5.042 |
12º |
VW POLO |
2.333 |
91,31% |
2.555 |
13º |
TOYOTA COROLLA |
2.207 |
78,35% |
2.817 |
14º |
VW GOL |
2.067 |
35,35% |
5.847 |
15º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.813 |
92,36% |
1.963 |
16º |
HYUNDAI HB20S |
1.786 |
92,35% |
1.934 |
17º |
JEEP RENEGADE |
1.759 |
30,15% |
5.834 |
18º |
NISSAN KICKS |
1.712 |
53,00% |
3.230 |
19º |
HONDA CIVIC |
1.464 |
87,30% |
1.677 |
20º |
FORD KA |
1.398 |
93,95% |
1.488 |
21º |
JEEP COMPASS |
1.262 |
27,23% |
4.634 |
22º |
VW VIRTUS |
1.223 |
56,57% |
2.162 |
23º |
VW FOX |
1.130 |
86,33% |
1.309 |
24º |
NISSAN VERSA |
983 |
96,85% |
1.015 |
25º |
RENAULT DUSTER |
954 |
66,43% |
1.436 |
26º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
954 |
68,58% |
1.391 |
27º |
VW UP |
744 |
97,64% |
762 |
28º |
FIAT SIENA |
701 |
58,51% |
1.198 |
29º |
HONDA WR-V |
678 |
81,69% |
830 |
30º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
627 |
97,66% |
642 |
31º |
TOYOTA SW4 |
608 |
71,87% |
846 |
32º |
FORD ECOSPORT |
486 |
92,40% |
526 |
33º |
RENAULT SANDERO |
474 |
37,06% |
1.279 |
34º |
HONDA FIT |
342 |
61,51% |
556 |
35º |
FIAT CRONOS |
341 |
75,78% |
450 |
36º |
HONDA CITY |
338 |
62,02% |
545 |
37º |
PEUGEOT 208 |
305 |
48,57% |
628 |
38º |
CHEVROLET SPIN |
296 |
41,28% |
717 |
39º |
VW JETTA |
296 |
93,08% |
318 |
40º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
287 |
100,00% |
287 |
41º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
282 |
94,00% |
300 |
42º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
278 |
100,00% |
278 |
43º |
CITROËN C4 CACTUS |
267 |
45,49% |
587 |
44º |
BMW 325i |
237 |
75,48% |
314 |
45º |
HYUNDAI IX35 |
237 |
76,95% |
308 |
46º |
NISSAN V-DRIVE |
236 |
37,88% |
623 |
47º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
232 |
86,57% |
268 |
48º |
FORD KA SEDAN |
227 |
81,07% |
280 |
49º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
225 |
91,84% |
245 |
50º |
HYUNDAI TUCSON |
222 |
85,38% |
260 |
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
FEV. 21 |
1º |
FIAT TORO |
2.845 |
50,57% |
5.626 |
2º |
FIAT STRADA |
1.952 |
20,83% |
9.371 |
3º |
TOYOTA HILUX |
1.708 |
64,14% |
2.663 |
4º |
FIAT FIORINO |
708 |
34,49% |
2.053 |
5º |
FORD RANGER |
478 |
36,57% |
1.307 |
6º |
CHEVROLET S10 |
470 |
29,34% |
1.602 |
7º |
MITSUBISHI L200 |
413 |
63,73% |
648 |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
312 |
34,17% |
913 |
9º |
NISSAN FRONTIER |
302 |
35,78% |
844 |
10º |
VW SAVEIRO |
246 |
9,75% |
2.523 |
11º |
RENAULT MASTER |
202 |
32,17% |
628 |
12º |
HYUNDAI HR |
195 |
76,77% |
254 |
13º |
VW / MAN EXPRESS |
161 |
81,73% |
197 |
14º |
IVECO DAILY 35-150 |
146 |
94,19% |
155 |
15º |
PEUGEOT EXPERT |
121 |
72,02% |
168 |
16º |
KIA K2500 |
112 |
100,00% |
112 |
17º |
CITROËN JUMPY |
91 |
65,47% |
139 |
18º |
CHEVROLET MONTANA |
79 |
27,05% |
292 |
19º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
74 |
100,00% |
74 |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
70 |
100,00% |
70 |
21º |
FIAT DUCATO |
53 |
34,19% |
155 |
22º |
VW AMAROK |
25 |
96,15% |
26 |
23º |
EFFA V21 |
22 |
100,00% |
22 |
24º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
16 |
100,00% |
16 |
25º |
FOTON AUMARK 1039 |
15 |
100,00% |
15 |
26º |
CITROËN JUMPER |
14 |
93,33% |
15 |
27º |
IVECO DAILY 30-130 |
12 |
85,71% |
14 |
28º |
PEUGEOT BOXER |
12 |
100,00% |
12 |
29º |
IVECO DAILY 30S13 |
10 |
58,82% |
17 |
30º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
9 |
100,00% |
9 |
31º |
JAC V260 |
9 |
100,00% |
9 |
32º |
EFFA V22 |
8 |
100,00% |
8 |
33º |
EFFA V25 |
5 |
100,00% |
5 |
34º |
PEUGEOT PARTNER |
4 |
10,81% |
37 |
35º |
IVECO DAILY |
3 |
75,00% |
4 |
36º |
RAM 2500 |
3 |
2,61% |
115 |
37º |
BYD T3 |
2 |
100,00% |
2 |
38º |
CITROËN BERLINGO |
2 |
100,00% |
2 |
39º |
FIAT DOBLÒ |
2 |
25,00% |
8 |
40º |
IVECO DAILY 35S14 |
1 |
33,33% |
3 |
41º |
REELY PICK UP |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
SHINERAY P VAN |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Volkswagen Nivus 2025 tem início de produção na fábrica Anchieta
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Volkswagen confirma novo Nivus GTS para 2025; veja o que sabemos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
VW lança novo Nivus 2025 reestilizado; veja preços e equipamentos