Após anos de espera para que o projeto fosse aprovado e agora para que o desenvolvimento seja finalizado, a Hyundai Santa Cruz, primeira picape da fabricante sul-coreana, faz os últimos testes antes da apresentação aguardada para este ano. O modelo baseado no crossover Tucson aparece novamente, desta vez aproveitando a neve na Finlândia para andar em um lago congelado, algo muito utilizado para ajustar o controle de estabilidade.
Apesar da estreia da Hyundai Santa Cruz estar confirmada para este ano, a picape ainda roda com protótipos bem camuflados, usando o mesmo disfarce que vimos nas últimas vezes. Além dos adesivos na carroceria, ainda tem panos cobrindo a frente, lateral e caçamba, para tentar evitar que possamos entender como será o design e quão parecido deve ficar com o Tucson.
Com produção confirmada para este ano na fábrica do Alabama (EUA), a Santa Cruz mostra alguns detalhes vindos do Tucson. Os retrovisores laterais, o teto-solar e a grade são praticamente iguais, e também podemos esperar que use os mesmos faróis, como os protótipos indicam. O mais provável é que seja igual ao Tucson até chegar às portas traseiras, onde será alterado para adicionar a caçamba.
Apesar de ser uma picape monobloco voltada para o uso urbano, ainda não sabemos bem qual será o seu porte e posicionamento. Pelas imagens, aparenta ser menor do que a Honda Ridgeline, outra picape monobloco, mas com tamanho de uma média. Isso faria com que o modelo sul-coreano esteja mais próximo da futura Ford Maverick e, consequentemente, da Fiat Toro.
Esperamos que a parte mecânica seja igual à do crossover, usando um motor 2.5 aspirado e um 2.0 turbo, ambos abastecidos a gasolina. Existem rumores que apontam para a adoção do 3.8 V6 de 295 cv do SUV Palisade nas versões mais caras. Em todos os casos, a transmissão seria a automática de 8 marchas, tendo a tração integral como item opcional.
A Santa Cruz terá um papel de veículo de lifestyle, ao invés de picape de trabalho ou campo. SangYup Lee, chefe de design global da Hyundai, deu indicações que a fabricante está analisando outras opções para uma picape maior. Em outros momentos, a marca chegou a comentar que poderia fazer um modelo com carroceria sobre chassi, mirando na Toyota Hilux, mas cujo projeto ainda não foi aprovado.
Como a produção está confirmada para este ano e a Hyundai já disse que a Santa Cruz chegará aos EUA como ano-modelo 2022. Mas a apresentação acontecerá ainda em 2021, provavelmente por volta do 3º trimestre, mesmo período em que devemos conhecer sua rival Ford Maverick.
Fonte: Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ex-executivo da Nissan é anunciado como novo chefão global da Hyundai
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia