Se você entrar em uma concessionária Fiat dificilmente encontrará um Uno em exposição. Por outro lado, será muito mais fácil vê-lo nas ruas rodando com uma escada no teto. O que até hoje é motivo de meme, agora é oportunidade de negócio para a montadora. Ao assumir o modelo como "carro de firma", a marca tem um carro que mantém boa procura especificamente para empresas. E os vendedores estão adorando...
"O Uno continua sendo uma ferramenta de trabalho muito apreciada pelo mercado, e hoje está muito bem posicionado para esse segmento. Vai ser difícil encontrar o Uno no showroom para o público, mas é um modelo que o time de vendas diretas da Fiat adora, principalmente nas grandes vendas para empresas", disse Herlander Zola, diretor do brand Fiat para América Latina, durante entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (3).
Com a chegada do Argo, de construção mais moderna e visual alinhado aos mais recentes lançamentos da marca pelo mundo, o Uno acabou perdendo espaço nas lojas. No entanto, negócios que têm como base serviços em campo, como empresas de TV a cabo ou telefonia, encontram no modelo uma opção acessível, com bom espaço e baixo custo de manutenção.
"Dentro desse posicionamento ainda há espaço para continuar vendendo o Uno por um bom tempo até chegar o momento de se decidir pela renovação. Vale lembrar que o Uno produzido no Brasil tem uma participação importante em outros mercados como Chile, Argentina, Bolívia e Uruguai", explicou Zola.
Com dois modelos mais modernos no portfólio da Fiat, seria fácil deduzir que o Uno esteja com os dias contados. De fato, o caminho natural seria a criação de versões específicas do Argo ou Mobi para absorver esse mercado. Para o Mobi seria ótimo, mas falta espaço. Para o Argo, a imagem pode ser arranhada ao se colocar a escada no teto, afetando assim as versões mais caras.
"O futuro do Uno será decidido até o fim do ano", disse Zola, sem indicar necessariamente o fim da produção do modelo. Pelo contrário, como o Uno ainda tem espaço em outros mercados da região, existe até mesmo a possibilidade de continuar sendo produzido para exportação mesmo que deixe de ser oferecido por aqui.
Lançado no Brasil em 1984, o Uno de primeira geração permaneceu em linha até 2014, ano que a legislação brasileira tornou obrigatório o airbag duplo frontal e o sistema de freios ABS. Durante este período, o Uno sempre foi um modelo muito apreciado pela robustez e manutenção fácil. No fim daquela geração, já era aclamado como "Carro de Telefônica" com sua tradicional escada no teto.
A coisa foi tão séria que a própria Fiat abraçou a causa e promoveu a primeira corrida oficial dos Unos com escada, fictícia, para promover a chegada do Cronos. Relembre a brincadeira abaixo:
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