Mais vendidos na Alemanha em 2020: Golf completa 40 anos no topo
Pódio é 100% da Volkswagen pela 6ª vez em 7 anos
Maior mercado automobilístico da Europa, a Alemanha também sofreu fortemente em 2020 com a pandemia da COVID-19. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, foram comercializados no ano passado 2.917.678 veículos novos, 19,1% a menos do que no ano anterior. Este resultado foi o pior desde 2010, segundo o Best Selling Cars Blog.
Na disputa entre as montadoras, apenas a Fiat (89.150), 12ª, cresceu (+0,2%). A líder Volkswagen (525.612), em queda superior a 21%, perdeu 0,5 ponto percentual de participação de mercado. Já a vice-líder Mercedes (303.185) chegou a 10,4% de market share, 1 ponto a mais do que em 2019. Terceira no último ranking – posição agora assumida pela BMW (240.698) -, a Ford (194.250) caiu para 5º.
A liderança da VW também se refletiu entre os modelos, com os 3 primeiros colocados pela 6ª vez nos últimos 7 anos – a exceção foi em 2019, quando o Mercedes Classe C (41.651), 14º em 2020, fora o 3º. Com 136.324 unidades, quase 70 mil a menos do que na última lista, o Golf completou 40 anos consecutivos no topo. O último modelo diferente a liderar no país foi o Mercedes W123, em 1980.
O Passat (60.904), um dos poucos do ranking a crescer (+2,7%), subiu da 5ª para a 2ª colocação, com o Tiguan (60.380) em 3º, bem próximo apesar da maior queda do top 10 (-31,2%). Numa disputa acirradíssima pelo 4º lugar, o Ford Focus venceu o Skoda Octavia por apenas 76 unidades (53.378 x 53.302).
Após ser 17º há um ano, o BMW Série 3 (47.273) voltou ao top 10 ao crescer pouco mais de 9%. Forte durante alguns meses, a van Fiat Ducato (44.312) completou o top 10, 23 posições acima de 2019. Apesar da vice-liderança entre as marcas, a Mercedes não colocou nenhum modelo entre os 10 primeiros, com o Classe A (43.391) apenas em 12º. Menção para o Renault Zoe (30.376), que sequer havia figurado no top 50, em 25º, com alta de quase 60%.
POS. |
MARCA |
2020 |
% PART. 2020 |
2019 |
% PART. 2020 |
% VAR. 2020/2019 |
POS. 2019 |
1º |
VW GOLF |
136.324 |
4,7% |
204.550 |
5,7% |
-33,4% |
1º |
2º |
VW PASSAT |
60.904 |
2,1% |
59.322 |
1,6% |
2,7% |
5º |
3º |
VW TIGUAN |
60.380 |
2,1% |
87.771 |
2,4% |
-31,2% |
2º |
4º |
FORD FOCUS |
53.378 |
1,8% |
58.261 |
1,6% |
-8,4% |
7º |
5º |
SKODA OCTAVIA |
53.302 |
1,8% |
55.210 |
1,5% |
-3,5% |
8º |
6º |
OPEL CORSA |
53.199 |
1,8% |
51.708 |
1,4% |
2,9% |
9º |
7º |
VW T-ROC |
50.822 |
1,7% |
58.898 |
1,6% |
-13,7% |
6º |
8º |
BMW SÉRIE 3 |
47.273 |
1,6% |
43.327 |
1,2% |
9,1% |
17º |
9º |
VW POLO |
46.174 |
1,6% |
61.287 |
1,7% |
-24,7% |
4º |
10º |
FIAT DUCATO |
44.312 |
1,5% |
30.775 |
0,9% |
44,0% |
33º |
11º |
MINI |
44.152 |
1,5% |
50.019 |
1,4% |
-11,7% |
11º |
12º |
MERCEDES CLASSE A |
43.391 |
1,5% |
44.189 |
1,2% |
-1,8% |
14º |
13º |
MERCEDES GLC / GLK |
41.791 |
1,4% |
38.369 |
1,1% |
8,9% |
24º |
14º |
MERCEDES CLASSE C |
41.651 |
1,4% |
64.403 |
1,8% |
-35,3% |
3º |
15º |
MERCEDES CLASSE E |
37.437 |
1,3% |
49.683 |
1,4% |
-24,6% |
12º |
16º |
SEAT LEON |
37.310 |
1,3% |
39.637 |
1,1% |
-5,9% |
23º |
17º |
AUDI A4 |
35.841 |
1,2% |
50.740 |
1,4% |
-29,4% |
10º |
18º |
FORD FIESTA |
34.821 |
1,2% |
43.316 |
1,2% |
-19,6% |
18º |
19º |
AUDI A3 |
34.098 |
1,2% |
42.609 |
1,2% |
-20,0% |
19º |
20º |
BMW SÉRIE 1 |
32.831 |
1,1% |
31.901 |
0,9% |
2,9% |
30º |
21º |
FIAT 500 |
32.039 |
1,1% |
37.503 |
1,0% |
-14,6% |
25º |
22º |
HYUNDAI KONA |
31.557 |
1,1% |
22.107 |
0,6% |
42,7% |
- |
23º |
AUDI A6 |
31.400 |
1,1% |
44.037 |
1,2% |
-28,7% |
15º |
24º |
OPEL ASTRA |
31.317 |
1,1% |
43.892 |
1,2% |
-28,6% |
16º |
25º |
RENAULT ZOE |
30.376 |
1,0% |
19.221 |
0,5% |
58,0% |
- |
26º |
VW TRANSPORTER |
29.540 |
1,0% |
40.316 |
1,1% |
-26,7% |
21º |
27º |
BMW X1 |
28.551 |
1,0% |
36.109 |
1,0% |
-20,9% |
26º |
28º |
VW T-CROSS |
27.345 |
0,9% |
23.718 |
0,7% |
15,3% |
46º |
29º |
VW UP |
26.872 |
0,9% |
28.982 |
0,8% |
-7,3% |
36º |
30º |
BMW SÉRIE 5 |
26.540 |
0,9% |
35.949 |
1,0% |
-26,2% |
27º |
31º |
AUDI Q3 |
25.307 |
0,9% |
24.460 |
0,7% |
3,5% |
44º |
32º |
MERCEDES CLA |
25.109 |
0,9% |
17.525 |
0,5% |
43,3% |
- |
33º |
VW CADDY |
24.807 |
0,9% |
31.107 |
0,9% |
-20,3% |
31º |
34º |
KIA CEED |
24.799 |
0,8% |
21.473 |
0,6% |
15,5% |
- |
35º |
BMW SÉRIE 2 |
24.732 |
0,8% |
33.037 |
0,9% |
-25,1% |
29º |
36º |
RENAULT CLIO |
24.654 |
0,8% |
23.392 |
0,6% |
5,4% |
47º |
37º |
SEAT ATECA |
24.597 |
0,8% |
27.510 |
0,8% |
-10,6% |
39º |
38º |
VW TOURAN |
24.308 |
0,8% |
39.847 |
1,1% |
-39,0% |
22º |
39º |
SKODA KAROQ |
24.089 |
0,8% |
30.660 |
0,8% |
-21,4% |
35º |
40º |
FORD KUGA |
23.868 |
0,8% |
49.625 |
1,4% |
-51,9% |
13º |
41º |
BMW X3 |
23.351 |
0,8% |
28.688 |
0,8% |
-18,6% |
37º |
42º |
RENAULT CAPTUR |
22.790 |
0,8% |
28.143 |
0,8% |
-19,0% |
38º |
43º |
SKODA KODIAQ |
22.505 |
0,8% |
26.153 |
0,7% |
-13,9% |
42º |
44º |
SKODA FABIA |
21.968 |
0,8% |
42.099 |
1,2% |
-47,8% |
20º |
45º |
TOYOTA YARIS |
21.585 |
0,7% |
21.489 |
0,6% |
0,4% |
- |
46º |
MITSUBISHI MIRAGE |
21.103 |
0,7% |
20.691 |
0,6% |
2,0% |
- |
47º |
SKODA KAMIQ |
20.850 |
0,7% |
3.836 |
0,1% |
443,5% |
- |
48º |
MERCEDES CLASSE V |
20.560 |
0,7% |
22.595 |
0,6% |
-9,0% |
- |
49º |
AUDI Q5 |
20.395 |
0,7% |
22.210 |
0,6% |
-8,2% |
- |
50º |
FORD PUMA |
20.244 |
0,7% |
62 |
0,0% |
32551,6% |
- |
POS. |
MARCA |
2020 |
% PART. 2020 |
2019 |
% PART. 2020 |
% VAR. 2020/2019 |
POS. 2019 |
1º |
VW |
525.612 |
18,0% |
667.518 |
18,5% |
-21,3% |
1º |
2º |
MERCEDES-BENZ |
303.185 |
10,4% |
339.185 |
9,4% |
-10,6% |
2º |
3º |
BMW |
240.698 |
8,2% |
279.243 |
7,7% |
-13,8% |
4º |
4º |
AUDI |
213.934 |
7,3% |
267.195 |
7,4% |
-19,9% |
5º |
5º |
FORD |
194.250 |
6,7% |
279.719 |
7,8% |
-30,6% |
3º |
6º |
SKODA |
181.198 |
6,2% |
208.171 |
5,8% |
-13,0% |
7º |
7º |
OPEL |
146.219 |
5,0% |
215.864 |
6,0% |
-32,3% |
6º |
8º |
RENAULT |
125.318 |
4,3% |
131.138 |
3,6% |
-4,4% |
9º |
9º |
SEAT |
114.564 |
3,9% |
138.670 |
3,8% |
-17,4% |
8º |
10º |
HYUNDAI |
105.051 |
3,6% |
129.508 |
3,6% |
-18,9% |
10º |
11º |
FIAT |
89.150 |
3,1% |
89.005 |
2,5% |
0,2% |
11º |
12º |
TOYOTA |
77.176 |
2,6% |
84.498 |
2,3% |
-8,7% |
12º |
13º |
KIA |
64.296 |
2,2% |
69.608 |
1,9% |
-7,6% |
16º |
14º |
PEUGEOT |
55.401 |
1,9% |
72.709 |
2,0% |
-23,8% |
14º |
15º |
DACIA |
50.704 |
1,7% |
80.035 |
2,2% |
-36,6% |
13º |
16º |
CITROËN |
48.950 |
1,7% |
58.040 |
1,6% |
-15,7% |
17º |
17º |
VOLVO |
47.194 |
1,6% |
53.357 |
1,5% |
-11,6% |
- |
18º |
MITSUBISHI |
44.985 |
1,5% |
52.148 |
1,4% |
-13,7% |
18º |
19º |
MAZDA |
44.346 |
1,5% |
71.630 |
2,0% |
-38,1% |
15º |
20º |
MINI |
44.152 |
1,5% |
50.019 |
1,4% |
-11,7% |
19º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
2.917.678 |
100,0% |
3.607.258 |
100,0% |
-19,1% |
... |
EM DEZEMBRO
No último mês do ano, as vendas de veículos novos cresceram quase 10% na Alemanha, com 311.394 unidades. De acordo com os números oficiais apresentados pela KBA, VW (60.140) e Mercedes (30.604) impulsionaram o resultado com avanços superiores a 20% na comparação com dezembro de 2019. E1 2ª, a Toyota (8.492) avançou mais de 50%.
O ranking de modelos trouxe situações bem interessantes. À parte a usual liderança do VW Golf (13.496), tivemos o elétrico VW ID.3 (7.144) conquistando uma inédita 3ª posição – em novembro, havia sido apenas o 37º. O Zoe (5.349), principal elétrico da Renault, também jamais havia conseguido uma posição tão boa (6º).
Após 3 meses seguidos na vice-liderança, o Opel Corsa (5.700) perdeu 3 posições, embora com um crescimento de quase 150% nas vendas. Líder entre os Mercedes, o GLC (5.011) completou o top 10 crescendo quase 60%. Principal sedã premium nos últimos meses, o BMW Série 3 (4.894) desta vez ficou atrás do Mercedes Classe E (4.948).
Em 25º, o Tesla Model3 (3.293), um dos modelos mais vendidos na Europa no encerramento de 2020, emplacou quase 4 vezes mais do que há um ano. O destaque negativo veio da Ford: com 2.485 unidades, o Kuga perdeu 7 de cada 10 compradores. Estreando no top 50 na 40ª posição, o crossover VW ID.4 foi o preferido por 2.306 consumidores.
POS. |
MODELO |
DEZ.2020 |
% MERCADO 2020 |
DEZ.2019 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
VW GOLF |
13.496 |
4,3% |
15.360 |
5,4% |
-12,1% |
2º |
VW PASSAT |
7.583 |
2,4% |
5.770 |
2,0% |
31,4% |
3º |
VW ID.3 |
7.144 |
2,3% |
0 |
0,0% |
- |
4º |
SKODA OCTAVIA |
6.407 |
2,1% |
3.522 |
1,2% |
81,9% |
5º |
OPEL CORSA |
5.700 |
1,8% |
2.298 |
0,8% |
148,0% |
6º |
RENAULT ZOE |
5.349 |
1,7% |
780 |
0,3% |
585,8% |
7º |
SEAT LEON |
5.204 |
1,7% |
2.689 |
0,9% |
93,5% |
8º |
VW T-ROC |
5.123 |
1,6% |
3.476 |
1,2% |
47,4% |
9º |
HYUNDAI KONA |
5.102 |
1,6% |
1.558 |
0,5% |
227,5% |
10º |
MERCEDES GLC |
5.011 |
1,6% |
3.133 |
1,1% |
59,9% |
11º |
MERCEDES CLASSE E |
4.948 |
1,6% |
3.817 |
1,3% |
29,6% |
12º |
BMW SÉRIE 3 |
4.894 |
1,6% |
5.076 |
1,8% |
-3,6% |
13º |
VW TIGUAN |
4.791 |
1,5% |
6.065 |
2,1% |
-21,0% |
14º |
AUDI A3 |
4.670 |
1,5% |
2.698 |
1,0% |
73,1% |
15º |
MINI |
4.485 |
1,4% |
5.045 |
1,8% |
-11,1% |
16º |
FIAT 500 |
4.425 |
1,4% |
3.271 |
1,2% |
35,3% |
17º |
VW POLO |
4.385 |
1,4% |
4.114 |
1,5% |
6,6% |
18º |
BMW SÉRIE 1 |
4.288 |
1,4% |
4.236 |
1,5% |
1,2% |
19º |
BMW X1 |
4.192 |
1,3% |
3.171 |
1,1% |
32,2% |
20º |
MERCEDES CLASSE C |
4.171 |
1,3% |
3.686 |
1,3% |
13,2% |
21º |
FORD FOCUS |
4.153 |
1,3% |
3.992 |
1,4% |
4,0% |
22º |
VW UP |
4.086 |
1,3% |
2.009 |
0,7% |
103,4% |
23º |
MERCEDES CLASSE A |
3.872 |
1,2% |
2.479 |
0,9% |
56,2% |
24º |
OPEL ASTRA |
3.701 |
1,2% |
2.043 |
0,7% |
81,2% |
25º |
TESLA MODEL3 |
3.293 |
1,1% |
926 |
0,3% |
255,6% |
26º |
VW T-CROSS |
3.149 |
1,0% |
2.741 |
1,0% |
14,9% |
27º |
AUDI A4 |
2.979 |
1,0% |
3.016 |
1,1% |
-1,2% |
28º |
DACIA SANDERO |
2.873 |
0,9% |
2.177 |
0,8% |
32,0% |
29º |
VW TRANSPORTER |
2.868 |
0,9% |
2.424 |
0,9% |
18,3% |
30º |
FORD FIESTA |
2.864 |
0,9% |
2.564 |
0,9% |
11,7% |
31º |
BMW X3 |
2.759 |
0,9% |
2.356 |
0,8% |
17,1% |
32º |
FIAT DUCATO |
2.749 |
0,9% |
848 |
0,3% |
224,2% |
33º |
TOYOTA YARIS |
2.711 |
0,9% |
1.270 |
0,4% |
113,5% |
34º |
AUDI Q5 |
2.679 |
0,9% |
1.912 |
0,7% |
40,1% |
35º |
AUDI A6 |
2.678 |
0,9% |
2.456 |
0,9% |
9,0% |
36º |
FORD PUMA |
2.619 |
0,8% |
42 |
0,0% |
6135,7% |
37º |
SKODA KAROQ |
2.509 |
0,8% |
2.022 |
0,7% |
24,1% |
38º |
FORD KUGA |
2.485 |
0,8% |
8.371 |
3,0% |
-70,3% |
39º |
SKODA FABIA |
2.330 |
0,7% |
2.251 |
0,8% |
3,5% |
40º |
VW ID.4 |
2.306 |
0,7% |
0 |
0,0% |
- |
41º |
BMW SÉRIE 2 |
2.305 |
0,7% |
2.149 |
0,8% |
7,3% |
42º |
SKODA KAMIQ |
2.240 |
0,7% |
1.187 |
0,4% |
88,7% |
43º |
BMW SÉRIE 5 |
2.233 |
0,7% |
4.576 |
1,6% |
-51,2% |
44º |
OPEL CROSSLAND X |
2.204 |
0,7% |
2.348 |
0,8% |
-6,1% |
45º |
FORD TRANSIT |
2.197 |
0,7% |
2.906 |
1,0% |
-24,4% |
46º |
RENAULT CAPTUR |
2.192 |
0,7% |
1.952 |
0,7% |
12,3% |
47º |
DACIA DOKKER |
2.137 |
0,7% |
706 |
0,2% |
202,7% |
48º |
SMART FORTWO |
2.121 |
0,7% |
2.731 |
1,0% |
-22,3% |
49º |
MERCEDES CLA |
2.117 |
0,7% |
1.809 |
0,6% |
17,0% |
50º |
SKODA SUPERB |
2.062 |
0,7% |
1.408 |
0,5% |
46,4% |
POS. |
MARCA |
DEZ.2020 |
% MERCADO 2020 |
DEZ.2019 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
VW |
60.140 |
19,3% |
49.518 |
17,5% |
21,5% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
30.604 |
9,8% |
24.796 |
8,8% |
23,4% |
3º |
BMW |
26.684 |
8,6% |
27.544 |
9,7% |
-3,1% |
4º |
AUDI |
19.723 |
6,3% |
17.590 |
6,2% |
12,1% |
5º |
SKODA |
19.163 |
6,2% |
14.256 |
5,0% |
34,4% |
6º |
FORD |
18.070 |
5,8% |
22.664 |
8,0% |
-20,3% |
7º |
OPEL |
15.561 |
5,0% |
11.219 |
4,0% |
38,7% |
8º |
RENAULT |
14.335 |
4,6% |
11.010 |
3,9% |
30,2% |
9º |
HYUNDAI |
12.741 |
4,1% |
11.399 |
4,0% |
11,8% |
10º |
SEAT |
10.436 |
3,4% |
7.858 |
2,8% |
32,8% |
11º |
FIAT |
9.287 |
3,0% |
6.330 |
2,2% |
46,7% |
12º |
TOYOTA |
8.492 |
2,7% |
5.603 |
2,0% |
51,6% |
13º |
DACIA |
7.621 |
2,4% |
8.144 |
2,9% |
-6,4% |
14º |
VOLVO |
5.691 |
1,8% |
5.527 |
2,0% |
3,0% |
15º |
MAZDA |
5.646 |
1,8% |
7.133 |
2,5% |
-20,8% |
16º |
KIA |
5.391 |
1,7% |
5.597 |
2,0% |
-3,7% |
17º |
PEUGEOT |
5.285 |
1,7% |
6.078 |
2,1% |
-13,0% |
18º |
CITROËN |
4.591 |
1,5% |
3.782 |
1,3% |
21,4% |
19º |
MINI |
4.485 |
1,4% |
5.045 |
1,8% |
-11,1% |
20º |
NISSAN |
3.849 |
1,2% |
5.208 |
1,8% |
-26,1% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
TOTAL |
311.394 |
100,0% |
283.380 |
100,0% |
9,9% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
Galeria: Avaliação: Novo VW Golf 2020
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena