Mais vendidos na Alemanha em 2020: Golf completa 40 anos no topo
Pódio é 100% da Volkswagen pela 6ª vez em 7 anos
Maior mercado automobilístico da Europa, a Alemanha também sofreu fortemente em 2020 com a pandemia da COVID-19. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, foram comercializados no ano passado 2.917.678 veículos novos, 19,1% a menos do que no ano anterior. Este resultado foi o pior desde 2010, segundo o Best Selling Cars Blog.
Na disputa entre as montadoras, apenas a Fiat (89.150), 12ª, cresceu (+0,2%). A líder Volkswagen (525.612), em queda superior a 21%, perdeu 0,5 ponto percentual de participação de mercado. Já a vice-líder Mercedes (303.185) chegou a 10,4% de market share, 1 ponto a mais do que em 2019. Terceira no último ranking – posição agora assumida pela BMW (240.698) -, a Ford (194.250) caiu para 5º.
A liderança da VW também se refletiu entre os modelos, com os 3 primeiros colocados pela 6ª vez nos últimos 7 anos – a exceção foi em 2019, quando o Mercedes Classe C (41.651), 14º em 2020, fora o 3º. Com 136.324 unidades, quase 70 mil a menos do que na última lista, o Golf completou 40 anos consecutivos no topo. O último modelo diferente a liderar no país foi o Mercedes W123, em 1980.
O Passat (60.904), um dos poucos do ranking a crescer (+2,7%), subiu da 5ª para a 2ª colocação, com o Tiguan (60.380) em 3º, bem próximo apesar da maior queda do top 10 (-31,2%). Numa disputa acirradíssima pelo 4º lugar, o Ford Focus venceu o Skoda Octavia por apenas 76 unidades (53.378 x 53.302).
Após ser 17º há um ano, o BMW Série 3 (47.273) voltou ao top 10 ao crescer pouco mais de 9%. Forte durante alguns meses, a van Fiat Ducato (44.312) completou o top 10, 23 posições acima de 2019. Apesar da vice-liderança entre as marcas, a Mercedes não colocou nenhum modelo entre os 10 primeiros, com o Classe A (43.391) apenas em 12º. Menção para o Renault Zoe (30.376), que sequer havia figurado no top 50, em 25º, com alta de quase 60%.
POS. |
MARCA |
2020 |
% PART. 2020 |
2019 |
% PART. 2020 |
% VAR. 2020/2019 |
POS. 2019 |
1º |
VW GOLF |
136.324 |
4,7% |
204.550 |
5,7% |
-33,4% |
1º |
2º |
VW PASSAT |
60.904 |
2,1% |
59.322 |
1,6% |
2,7% |
5º |
3º |
VW TIGUAN |
60.380 |
2,1% |
87.771 |
2,4% |
-31,2% |
2º |
4º |
FORD FOCUS |
53.378 |
1,8% |
58.261 |
1,6% |
-8,4% |
7º |
5º |
SKODA OCTAVIA |
53.302 |
1,8% |
55.210 |
1,5% |
-3,5% |
8º |
6º |
OPEL CORSA |
53.199 |
1,8% |
51.708 |
1,4% |
2,9% |
9º |
7º |
VW T-ROC |
50.822 |
1,7% |
58.898 |
1,6% |
-13,7% |
6º |
8º |
BMW SÉRIE 3 |
47.273 |
1,6% |
43.327 |
1,2% |
9,1% |
17º |
9º |
VW POLO |
46.174 |
1,6% |
61.287 |
1,7% |
-24,7% |
4º |
10º |
FIAT DUCATO |
44.312 |
1,5% |
30.775 |
0,9% |
44,0% |
33º |
11º |
MINI |
44.152 |
1,5% |
50.019 |
1,4% |
-11,7% |
11º |
12º |
MERCEDES CLASSE A |
43.391 |
1,5% |
44.189 |
1,2% |
-1,8% |
14º |
13º |
MERCEDES GLC / GLK |
41.791 |
1,4% |
38.369 |
1,1% |
8,9% |
24º |
14º |
MERCEDES CLASSE C |
41.651 |
1,4% |
64.403 |
1,8% |
-35,3% |
3º |
15º |
MERCEDES CLASSE E |
37.437 |
1,3% |
49.683 |
1,4% |
-24,6% |
12º |
16º |
SEAT LEON |
37.310 |
1,3% |
39.637 |
1,1% |
-5,9% |
23º |
17º |
AUDI A4 |
35.841 |
1,2% |
50.740 |
1,4% |
-29,4% |
10º |
18º |
FORD FIESTA |
34.821 |
1,2% |
43.316 |
1,2% |
-19,6% |
18º |
19º |
AUDI A3 |
34.098 |
1,2% |
42.609 |
1,2% |
-20,0% |
19º |
20º |
BMW SÉRIE 1 |
32.831 |
1,1% |
31.901 |
0,9% |
2,9% |
30º |
21º |
FIAT 500 |
32.039 |
1,1% |
37.503 |
1,0% |
-14,6% |
25º |
22º |
HYUNDAI KONA |
31.557 |
1,1% |
22.107 |
0,6% |
42,7% |
- |
23º |
AUDI A6 |
31.400 |
1,1% |
44.037 |
1,2% |
-28,7% |
15º |
24º |
OPEL ASTRA |
31.317 |
1,1% |
43.892 |
1,2% |
-28,6% |
16º |
25º |
RENAULT ZOE |
30.376 |
1,0% |
19.221 |
0,5% |
58,0% |
- |
26º |
VW TRANSPORTER |
29.540 |
1,0% |
40.316 |
1,1% |
-26,7% |
21º |
27º |
BMW X1 |
28.551 |
1,0% |
36.109 |
1,0% |
-20,9% |
26º |
28º |
VW T-CROSS |
27.345 |
0,9% |
23.718 |
0,7% |
15,3% |
46º |
29º |
VW UP |
26.872 |
0,9% |
28.982 |
0,8% |
-7,3% |
36º |
30º |
BMW SÉRIE 5 |
26.540 |
0,9% |
35.949 |
1,0% |
-26,2% |
27º |
31º |
AUDI Q3 |
25.307 |
0,9% |
24.460 |
0,7% |
3,5% |
44º |
32º |
MERCEDES CLA |
25.109 |
0,9% |
17.525 |
0,5% |
43,3% |
- |
33º |
VW CADDY |
24.807 |
0,9% |
31.107 |
0,9% |
-20,3% |
31º |
34º |
KIA CEED |
24.799 |
0,8% |
21.473 |
0,6% |
15,5% |
- |
35º |
BMW SÉRIE 2 |
24.732 |
0,8% |
33.037 |
0,9% |
-25,1% |
29º |
36º |
RENAULT CLIO |
24.654 |
0,8% |
23.392 |
0,6% |
5,4% |
47º |
37º |
SEAT ATECA |
24.597 |
0,8% |
27.510 |
0,8% |
-10,6% |
39º |
38º |
VW TOURAN |
24.308 |
0,8% |
39.847 |
1,1% |
-39,0% |
22º |
39º |
SKODA KAROQ |
24.089 |
0,8% |
30.660 |
0,8% |
-21,4% |
35º |
40º |
FORD KUGA |
23.868 |
0,8% |
49.625 |
1,4% |
-51,9% |
13º |
41º |
BMW X3 |
23.351 |
0,8% |
28.688 |
0,8% |
-18,6% |
37º |
42º |
RENAULT CAPTUR |
22.790 |
0,8% |
28.143 |
0,8% |
-19,0% |
38º |
43º |
SKODA KODIAQ |
22.505 |
0,8% |
26.153 |
0,7% |
-13,9% |
42º |
44º |
SKODA FABIA |
21.968 |
0,8% |
42.099 |
1,2% |
-47,8% |
20º |
45º |
TOYOTA YARIS |
21.585 |
0,7% |
21.489 |
0,6% |
0,4% |
- |
46º |
MITSUBISHI MIRAGE |
21.103 |
0,7% |
20.691 |
0,6% |
2,0% |
- |
47º |
SKODA KAMIQ |
20.850 |
0,7% |
3.836 |
0,1% |
443,5% |
- |
48º |
MERCEDES CLASSE V |
20.560 |
0,7% |
22.595 |
0,6% |
-9,0% |
- |
49º |
AUDI Q5 |
20.395 |
0,7% |
22.210 |
0,6% |
-8,2% |
- |
50º |
FORD PUMA |
20.244 |
0,7% |
62 |
0,0% |
32551,6% |
- |
POS. |
MARCA |
2020 |
% PART. 2020 |
2019 |
% PART. 2020 |
% VAR. 2020/2019 |
POS. 2019 |
1º |
VW |
525.612 |
18,0% |
667.518 |
18,5% |
-21,3% |
1º |
2º |
MERCEDES-BENZ |
303.185 |
10,4% |
339.185 |
9,4% |
-10,6% |
2º |
3º |
BMW |
240.698 |
8,2% |
279.243 |
7,7% |
-13,8% |
4º |
4º |
AUDI |
213.934 |
7,3% |
267.195 |
7,4% |
-19,9% |
5º |
5º |
FORD |
194.250 |
6,7% |
279.719 |
7,8% |
-30,6% |
3º |
6º |
SKODA |
181.198 |
6,2% |
208.171 |
5,8% |
-13,0% |
7º |
7º |
OPEL |
146.219 |
5,0% |
215.864 |
6,0% |
-32,3% |
6º |
8º |
RENAULT |
125.318 |
4,3% |
131.138 |
3,6% |
-4,4% |
9º |
9º |
SEAT |
114.564 |
3,9% |
138.670 |
3,8% |
-17,4% |
8º |
10º |
HYUNDAI |
105.051 |
3,6% |
129.508 |
3,6% |
-18,9% |
10º |
11º |
FIAT |
89.150 |
3,1% |
89.005 |
2,5% |
0,2% |
11º |
12º |
TOYOTA |
77.176 |
2,6% |
84.498 |
2,3% |
-8,7% |
12º |
13º |
KIA |
64.296 |
2,2% |
69.608 |
1,9% |
-7,6% |
16º |
14º |
PEUGEOT |
55.401 |
1,9% |
72.709 |
2,0% |
-23,8% |
14º |
15º |
DACIA |
50.704 |
1,7% |
80.035 |
2,2% |
-36,6% |
13º |
16º |
CITROËN |
48.950 |
1,7% |
58.040 |
1,6% |
-15,7% |
17º |
17º |
VOLVO |
47.194 |
1,6% |
53.357 |
1,5% |
-11,6% |
- |
18º |
MITSUBISHI |
44.985 |
1,5% |
52.148 |
1,4% |
-13,7% |
18º |
19º |
MAZDA |
44.346 |
1,5% |
71.630 |
2,0% |
-38,1% |
15º |
20º |
MINI |
44.152 |
1,5% |
50.019 |
1,4% |
-11,7% |
19º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
2.917.678 |
100,0% |
3.607.258 |
100,0% |
-19,1% |
... |
EM DEZEMBRO
No último mês do ano, as vendas de veículos novos cresceram quase 10% na Alemanha, com 311.394 unidades. De acordo com os números oficiais apresentados pela KBA, VW (60.140) e Mercedes (30.604) impulsionaram o resultado com avanços superiores a 20% na comparação com dezembro de 2019. E1 2ª, a Toyota (8.492) avançou mais de 50%.
O ranking de modelos trouxe situações bem interessantes. À parte a usual liderança do VW Golf (13.496), tivemos o elétrico VW ID.3 (7.144) conquistando uma inédita 3ª posição – em novembro, havia sido apenas o 37º. O Zoe (5.349), principal elétrico da Renault, também jamais havia conseguido uma posição tão boa (6º).
Após 3 meses seguidos na vice-liderança, o Opel Corsa (5.700) perdeu 3 posições, embora com um crescimento de quase 150% nas vendas. Líder entre os Mercedes, o GLC (5.011) completou o top 10 crescendo quase 60%. Principal sedã premium nos últimos meses, o BMW Série 3 (4.894) desta vez ficou atrás do Mercedes Classe E (4.948).
Em 25º, o Tesla Model3 (3.293), um dos modelos mais vendidos na Europa no encerramento de 2020, emplacou quase 4 vezes mais do que há um ano. O destaque negativo veio da Ford: com 2.485 unidades, o Kuga perdeu 7 de cada 10 compradores. Estreando no top 50 na 40ª posição, o crossover VW ID.4 foi o preferido por 2.306 consumidores.
POS. |
MODELO |
DEZ.2020 |
% MERCADO 2020 |
DEZ.2019 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
VW GOLF |
13.496 |
4,3% |
15.360 |
5,4% |
-12,1% |
2º |
VW PASSAT |
7.583 |
2,4% |
5.770 |
2,0% |
31,4% |
3º |
VW ID.3 |
7.144 |
2,3% |
0 |
0,0% |
- |
4º |
SKODA OCTAVIA |
6.407 |
2,1% |
3.522 |
1,2% |
81,9% |
5º |
OPEL CORSA |
5.700 |
1,8% |
2.298 |
0,8% |
148,0% |
6º |
RENAULT ZOE |
5.349 |
1,7% |
780 |
0,3% |
585,8% |
7º |
SEAT LEON |
5.204 |
1,7% |
2.689 |
0,9% |
93,5% |
8º |
VW T-ROC |
5.123 |
1,6% |
3.476 |
1,2% |
47,4% |
9º |
HYUNDAI KONA |
5.102 |
1,6% |
1.558 |
0,5% |
227,5% |
10º |
MERCEDES GLC |
5.011 |
1,6% |
3.133 |
1,1% |
59,9% |
11º |
MERCEDES CLASSE E |
4.948 |
1,6% |
3.817 |
1,3% |
29,6% |
12º |
BMW SÉRIE 3 |
4.894 |
1,6% |
5.076 |
1,8% |
-3,6% |
13º |
VW TIGUAN |
4.791 |
1,5% |
6.065 |
2,1% |
-21,0% |
14º |
AUDI A3 |
4.670 |
1,5% |
2.698 |
1,0% |
73,1% |
15º |
MINI |
4.485 |
1,4% |
5.045 |
1,8% |
-11,1% |
16º |
FIAT 500 |
4.425 |
1,4% |
3.271 |
1,2% |
35,3% |
17º |
VW POLO |
4.385 |
1,4% |
4.114 |
1,5% |
6,6% |
18º |
BMW SÉRIE 1 |
4.288 |
1,4% |
4.236 |
1,5% |
1,2% |
19º |
BMW X1 |
4.192 |
1,3% |
3.171 |
1,1% |
32,2% |
20º |
MERCEDES CLASSE C |
4.171 |
1,3% |
3.686 |
1,3% |
13,2% |
21º |
FORD FOCUS |
4.153 |
1,3% |
3.992 |
1,4% |
4,0% |
22º |
VW UP |
4.086 |
1,3% |
2.009 |
0,7% |
103,4% |
23º |
MERCEDES CLASSE A |
3.872 |
1,2% |
2.479 |
0,9% |
56,2% |
24º |
OPEL ASTRA |
3.701 |
1,2% |
2.043 |
0,7% |
81,2% |
25º |
TESLA MODEL3 |
3.293 |
1,1% |
926 |
0,3% |
255,6% |
26º |
VW T-CROSS |
3.149 |
1,0% |
2.741 |
1,0% |
14,9% |
27º |
AUDI A4 |
2.979 |
1,0% |
3.016 |
1,1% |
-1,2% |
28º |
DACIA SANDERO |
2.873 |
0,9% |
2.177 |
0,8% |
32,0% |
29º |
VW TRANSPORTER |
2.868 |
0,9% |
2.424 |
0,9% |
18,3% |
30º |
FORD FIESTA |
2.864 |
0,9% |
2.564 |
0,9% |
11,7% |
31º |
BMW X3 |
2.759 |
0,9% |
2.356 |
0,8% |
17,1% |
32º |
FIAT DUCATO |
2.749 |
0,9% |
848 |
0,3% |
224,2% |
33º |
TOYOTA YARIS |
2.711 |
0,9% |
1.270 |
0,4% |
113,5% |
34º |
AUDI Q5 |
2.679 |
0,9% |
1.912 |
0,7% |
40,1% |
35º |
AUDI A6 |
2.678 |
0,9% |
2.456 |
0,9% |
9,0% |
36º |
FORD PUMA |
2.619 |
0,8% |
42 |
0,0% |
6135,7% |
37º |
SKODA KAROQ |
2.509 |
0,8% |
2.022 |
0,7% |
24,1% |
38º |
FORD KUGA |
2.485 |
0,8% |
8.371 |
3,0% |
-70,3% |
39º |
SKODA FABIA |
2.330 |
0,7% |
2.251 |
0,8% |
3,5% |
40º |
VW ID.4 |
2.306 |
0,7% |
0 |
0,0% |
- |
41º |
BMW SÉRIE 2 |
2.305 |
0,7% |
2.149 |
0,8% |
7,3% |
42º |
SKODA KAMIQ |
2.240 |
0,7% |
1.187 |
0,4% |
88,7% |
43º |
BMW SÉRIE 5 |
2.233 |
0,7% |
4.576 |
1,6% |
-51,2% |
44º |
OPEL CROSSLAND X |
2.204 |
0,7% |
2.348 |
0,8% |
-6,1% |
45º |
FORD TRANSIT |
2.197 |
0,7% |
2.906 |
1,0% |
-24,4% |
46º |
RENAULT CAPTUR |
2.192 |
0,7% |
1.952 |
0,7% |
12,3% |
47º |
DACIA DOKKER |
2.137 |
0,7% |
706 |
0,2% |
202,7% |
48º |
SMART FORTWO |
2.121 |
0,7% |
2.731 |
1,0% |
-22,3% |
49º |
MERCEDES CLA |
2.117 |
0,7% |
1.809 |
0,6% |
17,0% |
50º |
SKODA SUPERB |
2.062 |
0,7% |
1.408 |
0,5% |
46,4% |
POS. |
MARCA |
DEZ.2020 |
% MERCADO 2020 |
DEZ.2019 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
VW |
60.140 |
19,3% |
49.518 |
17,5% |
21,5% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
30.604 |
9,8% |
24.796 |
8,8% |
23,4% |
3º |
BMW |
26.684 |
8,6% |
27.544 |
9,7% |
-3,1% |
4º |
AUDI |
19.723 |
6,3% |
17.590 |
6,2% |
12,1% |
5º |
SKODA |
19.163 |
6,2% |
14.256 |
5,0% |
34,4% |
6º |
FORD |
18.070 |
5,8% |
22.664 |
8,0% |
-20,3% |
7º |
OPEL |
15.561 |
5,0% |
11.219 |
4,0% |
38,7% |
8º |
RENAULT |
14.335 |
4,6% |
11.010 |
3,9% |
30,2% |
9º |
HYUNDAI |
12.741 |
4,1% |
11.399 |
4,0% |
11,8% |
10º |
SEAT |
10.436 |
3,4% |
7.858 |
2,8% |
32,8% |
11º |
FIAT |
9.287 |
3,0% |
6.330 |
2,2% |
46,7% |
12º |
TOYOTA |
8.492 |
2,7% |
5.603 |
2,0% |
51,6% |
13º |
DACIA |
7.621 |
2,4% |
8.144 |
2,9% |
-6,4% |
14º |
VOLVO |
5.691 |
1,8% |
5.527 |
2,0% |
3,0% |
15º |
MAZDA |
5.646 |
1,8% |
7.133 |
2,5% |
-20,8% |
16º |
KIA |
5.391 |
1,7% |
5.597 |
2,0% |
-3,7% |
17º |
PEUGEOT |
5.285 |
1,7% |
6.078 |
2,1% |
-13,0% |
18º |
CITROËN |
4.591 |
1,5% |
3.782 |
1,3% |
21,4% |
19º |
MINI |
4.485 |
1,4% |
5.045 |
1,8% |
-11,1% |
20º |
NISSAN |
3.849 |
1,2% |
5.208 |
1,8% |
-26,1% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
TOTAL |
311.394 |
100,0% |
283.380 |
100,0% |
9,9% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
Galeria: Avaliação: Novo VW Golf 2020
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