O segmento de sedãs premium manteve trajetória de baixa pelo 3º ano consecutivo. De acordo com os números oficiais da Fenabrave e da Abeifa, foram emplacadas 12.470 unidades em 2020, 13,05% a menos do que em 2019 – uma retração de menos da metade da registrada pelo mercado como um todo no período (-26,62%)
Preferido entre os modelos médios pelo 2º ano seguido, desta vez o BMW Série 3 sobrou. Com 5.170 emplacamentos, mais do que o dobro do vice-líder e quase 40% a mais do que em 2019, o carro-chefe da marca bávara registrou um incremento superior a 15 pontos percentuais em sua participação de mercado (43,89%). Em 2019, vale ressaltar, a vantagem do Série 3 sobre o rival mais próximo havia sido de apenas 135 unidades.
Nº 1 entre 2015 e 2018, o Mercedes Classe C (2.164) perdeu praticamente 40% de seus compradores – a nova geração, a ser lançada nos próximos meses, possivelmente chegará ao Brasil até o final de 2021 e só deve voltar a ser efetivamente competitiva para disputar a liderança a partir de 2022. Também com forte queda, o Audi A3 (1.866) novamente completou o pódio.
Modelo que prometia brigar mais forte entre os líderes, o Mercedes Classe A Sedan (1.120) cresceu mais de 50% no período, mas ainda ficou longe de ameaçar os 3 primeiros colocados – o top 4, aliás, foi exatamente o mesmo do ano anterior. Além do Série 3, o outro grande destaque de 2020 foi o Volvo S60 (792) – lanterna do segmento em 2018 -, com mais do que o dobro das vendas do último ranking.
Com apenas 176 emplacamentos, o Audi A4 foi batido pelo irmão A5 (235) pelo 2º ano seguido, ambos com quedas superiores a 65%, e por pouco também não foi superado pelo Mercedes CLA (160), que amargou queda ainda maior (-69%). Único estreante, o BMW Série 2 Gran Coupé (70) só não foi o lanterna porque o Jaguar XE (26) manteve a posição que já havia ocupado em 2019.
Após 3 anos seguidos no topo entre os modelos mais sofisticados e mesmo com o reforço da versão híbrida 530E, o BMW Série 5 (109) recuou mais de 76% e perdeu a posição de honra para o Porsche Panamera (127), líder pela 1ª vez. Em 6º no ranking anterior, o Volvo S90 (96) venceu por apenas 1 unidades o Mercedes Classe E (95) e assegurou seu 1º pódio anual.
Nenhum modelo, no entanto, cresceu tanto quanto o Série 7: com 78 unidades, a maior parte da versão híbrida 745Le, o sedã top de linha da BMW saltou da 8ª para a 5ª posição graças a um avanço de quase 130%. Com nova geração nas lojas, o Audi A6 (65) foi o 6º.
Com 13 unidades, o Jaguar XF voltou a aparecer entre os 10 primeiros colocados. Modelo com potencial para figurar entre os líderes ao longo de 2021, o recém-lançado Porsche Taycan foi o preferido por 4 consumidores.
Ausente em 2019, a Rolls-Royce emplacou um único Phantom no ano passado, assim como o Maserati Ghibli.
Entre os sedãs médios, o BMW Série 3 encerrou o último mês de 2020 com 628 emplacamentos, seu melhor resultado desde as 660 unidades de outubro de 2019. Com promoções realizadas pelas concessionárias, o vice-líder Mercedes Classe C (379) não tinha um desempenho tão bom há exatos 2 anos (388). Pódio nos últimos 5 meses, o Audi A3 (118) desta vez ficou de fora.
O responsável por isso foi o Volvo S60 (150), que teve o seu melhor momento comercial desde novembro de 2011 (188). Com versão reestilizada nas concessionárias, o Audi A4 (51) teve seu mês mais forte em 2020 e foi o 5º, à frente do Mercedes Classe A (43) que perdeu quase ¾ das vendas do ano anterior. Com 18 unidades, o BMW Série 2 Gran Coupé registrou seu novo recorde.
Entre os modelos maiores, a BMW conseguiu uma inédita dobradinha, com Série 5 (18) – que há um ano havia emplacado 44 unidades - à frente do Série 7 (15), que jamais havia vendido tanto. Preferido em novembro, o Volvo S90 emplacou as mesmas 15 unidades do top de linha da marca alemã. Vice-líder no mês anterior, o Porsche Panamera (5) ficou fora do top 5.
Veja os rankings abaixo:
Sedãs Médios Premium |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 20/19 |
POS. 2019 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
5170 |
43,89% |
3700 |
28,49% |
39,73% |
1º |
2º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
2164 |
18,37% |
3565 |
27,45% |
-39,30% |
2º |
3º |
AUDI A3 SEDAN |
1866 |
15,84% |
2701 |
20,80% |
-30,91% |
3º |
4º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN |
1120 |
9,51% |
740 |
5,70% |
51,35% |
4º |
5º |
VOLVO S60 |
792 |
6,72% |
373 |
2,87% |
112,33% |
8º |
6º |
AUDI A5 |
235 |
2,00% |
673 |
5,18% |
-65,08% |
5º |
7º |
AUDI A4 |
176 |
1,49% |
552 |
4,25% |
-68,12% |
6º |
8º |
MERCEDES-BENZ CLA |
160 |
1,36% |
517 |
3,98% |
-69,05% |
7º |
9º |
BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ |
70 |
0,59% |
0 |
0,00% |
- |
- |
10º |
JAGUAR XE |
26 |
0,22% |
164 |
1,26% |
-84,15% |
9º |
|
|
11779 |
100,00% |
12985 |
100,00% |
-9,29% |
|
Sedãs Grandes Premium |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 20/19 |
POS. 2019 |
1º |
PORSCHE PANAMERA |
127 |
18,38% |
186 |
15,56% |
-31,72% |
2º |
2º |
BMW SÉRIE 5 |
109 |
15,77% |
448 |
37,49% |
-75,67% |
1º |
3º |
VOLVO S90 |
96 |
13,89% |
59 |
4,94% |
62,71% |
6º |
4º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
95 |
13,75% |
165 |
13,81% |
-42,42% |
3º |
5º |
BMW SÉRIE 7 |
78 |
11,29% |
34 |
2,85% |
129,41% |
8º |
6º |
AUDI A6 |
65 |
9,41% |
37 |
3,10% |
75,68% |
7º |
7º |
LEXUS ES |
42 |
6,08% |
141 |
11,80% |
-70,21% |
4º |
8º |
MERCEDES-BENZ CLS |
26 |
3,76% |
67 |
5,61% |
-61,19% |
5º |
9º |
AUDI A7 |
21 |
3,04% |
23 |
1,92% |
-8,70% |
9º |
10º |
JAGUAR XF |
13 |
1,88% |
7 |
0,59% |
85,71% |
12º |
11º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
7 |
1,01% |
18 |
1,51% |
-61,11% |
10º |
12º |
JAGUAR XJ |
6 |
0,87% |
8 |
0,67% |
-25,00% |
11º |
13º |
PORSCHE TAYCAN |
4 |
0,58% |
0 |
0,00% |
- |
- |
14º |
MASERATI GHIBLI |
1 |
0,14% |
2 |
0,17% |
-50,00% |
14º |
15º |
ROLLS-ROYCE PHANTOM |
1 |
0,14% |
0 |
0,00% |
- |
- |
|
|
691 |
100,00% |
1195 |
100,00% |
-42,18% |
|
Sedãs Médios Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/20 |
NOV/20 |
DEZ/19 |
% DEZ 20 |
% NOV 20 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
628 |
538 |
517 |
45,08% |
46,22% |
16,73% |
21,47% |
2º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
379 |
203 |
351 |
27,21% |
17,44% |
86,70% |
7,98% |
3º |
VOLVO S60 |
150 |
126 |
144 |
10,77% |
10,82% |
19,05% |
4,17% |
4º |
AUDI A3 SEDAN |
118 |
193 |
200 |
8,47% |
16,58% |
-38,86% |
-41,00% |
5º |
AUDI A4 |
51 |
14 |
53 |
3,66% |
1,20% |
264,29% |
-3,77% |
6º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN |
43 |
73 |
165 |
3,09% |
6,27% |
-41,10% |
-73,94% |
7º |
BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ |
18 |
10 |
0 |
1,29% |
0,86% |
80,00% |
- |
8º |
MERCEDES-BENZ CLA |
3 |
4 |
14 |
0,22% |
0,34% |
-25,00% |
-78,57% |
9º |
AUDI A5 |
2 |
2 |
113 |
0,14% |
0,17% |
0,00% |
-98,23% |
10º |
JAGUAR XE |
1 |
1 |
6 |
0,07% |
0,09% |
0,00% |
-83,33% |
|
|
1393 |
1164 |
1563 |
100,00% |
100,00% |
19,67% |
-10,88% |
Sedãs Grandes Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/20 |
NOV/20 |
DEZ/19 |
% DEZ 20 |
% NOV 20 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
BMW SÉRIE 5 |
18 |
4 |
44 |
23,38% |
4,94% |
350,00% |
-59,09% |
2º |
BMW SÉRIE 7 |
15 |
9 |
14 |
19,48% |
11,11% |
66,67% |
7,14% |
3º |
VOLVO S90 |
15 |
22 |
7 |
19,48% |
27,16% |
-31,82% |
114,29% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
11 |
12 |
12 |
14,29% |
14,81% |
-8,33% |
-8,33% |
5º |
AUDI A6 |
9 |
8 |
5 |
11,69% |
9,88% |
12,50% |
80,00% |
6º |
PORSCHE PANAMERA |
5 |
20 |
23 |
6,49% |
24,69% |
-75,00% |
-78,26% |
7º |
AUDI A7 |
1 |
2 |
3 |
1,30% |
2,47% |
-50,00% |
-66,67% |
8º |
LEXUS ES |
1 |
2 |
6 |
1,30% |
2,47% |
-50,00% |
-83,33% |
9º |
MERCEDES-BENZ CLS |
1 |
1 |
6 |
1,30% |
1,23% |
0,00% |
-83,33% |
10º |
PORSCHE TAYCAN |
1 |
1 |
0 |
1,30% |
1,23% |
0,00% |
- |
|
|
77 |
81 |
120 |
100,00% |
100,00% |
-4,94% |
-35,83% |
Fonte: Fenabrave e Abeifa
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