O destaque de 2020 nas chamadas vendas diretas foi um ex-campeão das vendas gerais. Com 50.494 emplacamentos registrados, quase 71% do seu total (71.151), o VW Gol interrompeu uma liderança do Onix (34.255) entre os automóveis que já durava desde 2017. Prejudicado pela redução drástica na produção da versão Joy (geração anterior), a mais vendida do modelo na modalidade, o hatch da Chevrolet caiu para o 5º lugar.
A Jeep não teve do que reclamar e emplacou Compass (43.026) e Renegade (42.249) no pódio, ambos com participações acima dos 74%. O segmento de SUVs e crossovers ainda teve a presença do VW T-Cross (37.990) na 4ª posição, com quase 2/3 de seus registros fora do varejo. Com 29.528 unidades, o Chevrolet Onix Plus (29.528) foi o líder entre os sedãs.
Preferido na categoria em 2019, o Ford Ka Sedan (15.288) caiu para a 16ª colocação, superado também pelo VW Voyage (22.541), em 9º. O Fiat Uno (21.292), outro veterano, completou o top 10 com quase 94% de seus emplacamentos, a maior dependência do top 50. No lado oposto, o Honda HR-V (3.162), em 35º, foi o menos dependente pelo 3º ano seguido.
Outrora forte na modalidade, o Renault Sandero (13.478) ficou novamente fora da parte de cima da tabela. Numa disputa interna da Fiat, o Cronos (5.972, 28º) superou o Grand Siena (3.848, 31º). O VW Nivus (3.349), em 32º, foi o único estreante entre os 50 primeiros. Em 49º, o Volvo XC60 (1.865) foi o representante de marcas premium na lista.
Preferida entre os comerciais leves e retomando uma liderança geral ocupada entre 2014 e 2016, a Fiat Strada (67.160) teve menos de 17% de suas vendas no varejo. A Fiat Toro (34.832) manteve o 2º lugar, mas desta vez com vantagem muito menor sobre a VW Saveiro (28.526). Chevrolet S10 (16.392) e Ford Ranger (13.654) novamente superaram a Toyota Hilux (11.729). Com 5.141 unidades, a Nissan Frontier ficou à frente da VW Amarok (4.771).
Representando 44,01% dos 1.950.889 automóveis e comerciais leves registrados em 2020, as vendas diretas tiveram a liderança da Fiat entre as montadoras pelo 4º ano consecutivo. Empatada com a italiana em 2019, a Chevrolet (13.74%) perdeu também o 2º lugar para a Volkswagen (20,49%). A Jeep, com 9,94%, estreou no top 5 à frente da Ford (7,23%).
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
2020 |
1º |
VW GOL |
50.494 |
70,97% |
71.151 |
2º |
JEEP COMPASS |
43.026 |
81,23% |
52.966 |
3º |
JEEP RENEGADE |
42.249 |
74,30% |
56.865 |
4º |
VW T-CROSS |
37.990 |
63,19% |
60.119 |
5º |
CHEVROLET ONIX |
34.255 |
25,31% |
135.351 |
6º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
29.528 |
35,41% |
83.392 |
7º |
FORD KA |
24.071 |
35,67% |
67.491 |
8º |
FIAT ARGO |
23.438 |
35,55% |
65.937 |
9º |
VW VOYAGE |
22.541 |
93,48% |
24.114 |
10º |
FIAT UNO |
21.292 |
93,64% |
22.737 |
11º |
CHEVROLET TRACKER |
20.534 |
41,59% |
49.372 |
12º |
FIAT MOBI |
20.483 |
43,94% |
46.617 |
13º |
NISSAN KICKS |
20.103 |
55,18% |
36.433 |
14º |
HYUNDAI HB20 |
17.128 |
19,79% |
86.548 |
15º |
HYUNDAI CRETA |
16.986 |
35,57% |
47.757 |
16º |
FORD KA SEDAN |
15.288 |
59,39% |
25.743 |
17º |
VW VIRTUS |
14.622 |
47,35% |
30.880 |
18º |
RENAULT SANDERO |
13.478 |
51,16% |
26.344 |
19º |
RENAULT KWID |
13.154 |
26,59% |
49.475 |
20º |
RENAULT LOGAN |
11.148 |
80,87% |
13.785 |
21º |
RENAULT DUSTER |
8.446 |
43,37% |
19.476 |
22º |
FORD ECOSPORT |
8.072 |
33,59% |
24.031 |
23º |
RENAULT CAPTUR |
8.012 |
73,71% |
10.870 |
24º |
CHEVROLET SPIN |
7.281 |
46,49% |
15.661 |
25º |
TOYOTA COROLLA |
7.129 |
17,36% |
41.072 |
26º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
6.693 |
41,50% |
16.128 |
27º |
VW POLO |
6.677 |
15,96% |
41.836 |
28º |
FIAT CRONOS |
5.972 |
36,94% |
16.165 |
29º |
CITROËN C4 CACTUS |
5.619 |
58,99% |
9.526 |
30º |
HYUNDAI HB20S |
4.794 |
19,99% |
23.984 |
31º |
FIAT GRAND SIENA |
3.848 |
35,44% |
10.857 |
32º |
VW NIVUS |
3.349 |
20,57% |
16.278 |
33º |
PEUGEOT 208 |
3.184 |
72,31% |
4.403 |
34º |
TOYOTA YARIS HATCH |
3.164 |
14,76% |
21.431 |
35º |
HONDA HR-V |
3.162 |
9,73% |
32.511 |
36º |
PEUGEOT 2008 |
3.147 |
68,38% |
4.602 |
37º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
3.078 |
34,97% |
8.802 |
38º |
FIAT DOBLÒ |
3.074 |
91,98% |
3.342 |
39º |
NISSAN VERSA |
2.910 |
29,38% |
9.906 |
40º |
HONDA FIT |
2.858 |
22,27% |
12.833 |
41º |
CHERY TIGGO 5X |
2.839 |
32,38% |
8.768 |
42º |
HONDA CITY |
2.410 |
33,10% |
7.280 |
43º |
TOYOTA SW4 |
2.223 |
24,35% |
9.128 |
44º |
HONDA CIVIC |
2.107 |
10,30% |
20.447 |
45º |
VW FOX |
2.041 |
10,01% |
20.382 |
46º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
2.002 |
37,72% |
5.308 |
47º |
VW JETTA |
1.992 |
34,37% |
5.796 |
48º |
VW TIGUAN |
1.903 |
22,93% |
8.298 |
49º |
VOLVO XC60 |
1.865 |
63,22% |
2.950 |
50º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.780 |
20,46% |
8.699 |
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
2020 |
1º |
FIAT STRADA |
67.160 |
83,91% |
80.041 |
2º |
FIAT TORO |
34.832 |
64,53% |
53.974 |
3º |
VW SAVEIRO |
28.526 |
92,12% |
30.965 |
4º |
CHEVROLET S10 |
16.392 |
61,53% |
26.639 |
5º |
FORD RANGER |
13.654 |
68,84% |
19.833 |
6º |
FIAT FIORINO |
13.393 |
75,02% |
17.852 |
7º |
TOYOTA HILUX |
11.729 |
36,21% |
32.394 |
8º |
NISSAN FRONTIER |
5.141 |
63,65% |
8.077 |
9º |
VW AMAROK |
4.771 |
44,94% |
10.617 |
10º |
MITSUBISHI L200 |
4.633 |
48,87% |
9.480 |
11º |
CHEVROLET MONTANA |
4.337 |
65,18% |
6.654 |
12º |
RENAULT DUSTER OROCH |
3.495 |
57,58% |
6.070 |
13º |
RENAULT MASTER |
3.418 |
62,15% |
5.500 |
14º |
FIAT DUCATO |
3.089 |
82,97% |
3.723 |
15º |
RAM 2500 |
1.434 |
97,22% |
1.475 |
16º |
PEUGEOT EXPERT |
1.169 |
59,95% |
1.950 |
17º |
CITROËN JUMPY |
1.131 |
71,63% |
1.579 |
18º |
HYUNDAI HR |
876 |
21,11% |
4.150 |
19º |
VW / MAN EXPRESS |
649 |
19,20% |
3.381 |
20º |
PEUGEOT PARTNER |
620 |
70,78% |
876 |
21º |
PEUGEOT BOXER |
236 |
63,27% |
373 |
22º |
IVECO DAILY 35S14 |
215 |
32,63% |
659 |
23º |
FIAT UNO |
203 |
99,02% |
205 |
24º |
FIAT DOBLÒ |
166 |
89,73% |
185 |
25º |
CITROËN JUMPER |
153 |
56,04% |
273 |
26º |
IVECO DAILY 35-150 |
87 |
6,20% |
1.403 |
27º |
RENAULT KANGOO |
66 |
100,00% |
66 |
28º |
IVECO DAILY 30S13 |
58 |
5,63% |
1.031 |
29º |
IVECO DAILY |
31 |
39,74% |
78 |
30º |
CITROËN BERLINGO |
9 |
45,00% |
20 |
31º |
KIA K2500 |
9 |
0,37% |
2.460 |
32º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
5 |
50,00% |
10 |
33º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
4 |
0,32% |
1.244 |
34º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
3 |
0,39% |
770 |
35º |
AGRALE MARRUÁ |
2 |
100,00% |
2 |
36º |
EFFA V21 |
2 |
0,66% |
301 |
37º |
HYUNDAI H350 |
2 |
100,00% |
2 |
38º |
IVECO DAILY 30-130 |
2 |
2,15% |
93 |
39º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
1 |
1,30% |
77 |
No último mês de 2020, a participação das vendas diretas na composição global caiu para 43,97% dos 232.814 veículos novos, contra 45,4% em novembro. Com 23,58% de Market share, a Fiat completou 4 meses seguidos no topo, com VW (19,36%), Chevrolet (14,81%) e Jeep (11,92%) repetindo as mesmas posições dos 2 meses anteriores.
Dezembro marcou mais um mês positivo para a Jeep, com Renegade (6.461) e Compass (5.737) como os automóveis preferidos, interrompendo uma liderança do VW Gol (5.638) que já durava desde agosto. Em 4º, o Chevrolet Onix Plus (4.569) foi líder entre os sedãs novamente. Com quase 60% de seus emplacamentos, o VW T-Cross (4.351) completou o top 5.
Campeão geral no mês passado, o Chevrolet Onix (4.083) por muito pouco não perde o 6º lugar para o VW Voyage (4.075). Mantendo força em vendas para locadoras, o Fiat Uno (2.867) repetiu o 10º lugar de novembro, atrás do Fiat Argo (3.622) e do Ford Ka (3.130). Líder entre os hatches de entrada, o Fiat Mobi (2.558), em 11º, emplacou quase o dobro do Renault Kwid (1.304), 18º, cuja força continua concentrada no varejo.
Presente entre os primeiros colocados nas vendas realizadas via concessionária, o Toyota Corolla (1.129) ficou fora do top 20. Assim como no mês anterior, tivemos 4 representantes de marcas premium entre os mais vendidos: Volvo XC60 (177), Volvo XC40 (150), Audi Q5 (138) e BMW 320i (130). Na 49ª posição, o VW Fox (130) foi o único do top 50 com menos de 10% de dependência.
Líder geral da modalidade, a Fiat Strada (8.615) emplacou quase 3 vezes mais do que a Fiat Toro (3.377), 2ª entre os comerciais leves, esta última sob ameaça da VW Saveiro (3.011). Com 747 unidades, a Toyota Hilux (7ª) teve menos da metade dos registros da Ford Ranger (1.836), 5ª colocada. Destaque para os 271 emplacamentos da RAM 2500, à frente da Mitsubishi L200 (187).
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
DEZ. 20 |
1º |
JEEP RENEGADE |
6.461 |
82,02% |
7.877 |
2º |
JEEP COMPASS |
5.737 |
82,32% |
6.969 |
3º |
VW GOL |
5.638 |
70,65% |
7.980 |
4º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
4.569 |
35,37% |
12.919 |
5º |
VW T-CROSS |
4.351 |
58,54% |
7.433 |
6º |
CHEVROLET ONIX |
4.083 |
24,65% |
16.566 |
7º |
VW VOYAGE |
4.075 |
95,72% |
4.257 |
8º |
FIAT ARGO |
3.622 |
43,06% |
8.412 |
9º |
FORD KA |
3.130 |
38,80% |
8.066 |
10º |
FIAT UNO |
2.867 |
95,41% |
3.005 |
11º |
FIAT MOBI |
2.558 |
46,32% |
5.523 |
12º |
CHEVROLET TRACKER |
2.410 |
35,71% |
6.749 |
13º |
HYUNDAI CRETA |
2.323 |
35,00% |
6.638 |
14º |
HYUNDAI HB20 |
1.459 |
13,98% |
10.433 |
15º |
RENAULT CAPTUR |
1.453 |
90,25% |
1.610 |
16º |
VW VIRTUS |
1.398 |
48,61% |
2.876 |
17º |
RENAULT DUSTER |
1.324 |
42,57% |
3.110 |
18º |
RENAULT KWID |
1.304 |
21,72% |
6.003 |
19º |
FORD ECOSPORT |
1.265 |
39,03% |
3.241 |
20º |
NISSAN KICKS |
1.258 |
40,10% |
3.137 |
21º |
FORD KA SEDAN |
1.211 |
51,75% |
2.340 |
22º |
TOYOTA COROLLA |
1.129 |
22,37% |
5.047 |
23º |
RENAULT LOGAN |
1.066 |
87,88% |
1.213 |
24º |
RENAULT SANDERO |
991 |
52,32% |
1.894 |
25º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
986 |
44,12% |
2.235 |
26º |
CHEVROLET SPIN |
867 |
68,21% |
1.271 |
27º |
PEUGEOT 208 |
862 |
78,87% |
1.093 |
28º |
FIAT CRONOS |
778 |
50,82% |
1.531 |
29º |
HYUNDAI HB20S |
628 |
19,71% |
3.186 |
30º |
FIAT SIENA |
624 |
43,91% |
1.421 |
31º |
HONDA CIVIC |
582 |
20,29% |
2.869 |
32º |
VW NIVUS |
565 |
13,68% |
4.129 |
33º |
TOYOTA YARIS HATCH |
495 |
17,97% |
2.754 |
34º |
VW POLO |
408 |
10,98% |
3.716 |
35º |
HONDA HR-V |
400 |
10,84% |
3.691 |
36º |
HONDA CITY |
387 |
34,46% |
1.123 |
37º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
376 |
93,07% |
404 |
38º |
FIAT DOBLÒ |
364 |
88,56% |
411 |
39º |
NISSAN V-DRIVE |
349 |
54,70% |
638 |
40º |
PEUGEOT 2008 |
346 |
80,09% |
432 |
41º |
HONDA WR-V |
263 |
19,40% |
1.356 |
42º |
CITROËN C4 CACTUS |
241 |
45,73% |
527 |
43º |
TOYOTA SW4 |
225 |
17,54% |
1.283 |
44º |
VOLVO XC60 |
177 |
53,80% |
329 |
45º |
HONDA FIT |
155 |
25,75% |
602 |
46º |
VOLVO XC40 |
150 |
46,15% |
325 |
47º |
AUDI Q5 |
138 |
79,31% |
174 |
48º |
BMW 320i |
130 |
20,87% |
623 |
49º |
VW FOX |
130 |
6,26% |
2.078 |
50º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
120 |
27,91% |
430 |
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
DEZ. 20 |
1º |
FIAT STRADA |
8.615 |
82,92% |
10.390 |
2º |
FIAT TORO |
3.377 |
48,36% |
6.983 |
3º |
VW SAVEIRO |
3.011 |
90,97% |
3.310 |
4º |
CHEVROLET S10 |
2.424 |
75,51% |
3.210 |
5º |
FORD RANGER |
1.836 |
76,40% |
2.403 |
6º |
FIAT FIORINO |
1.176 |
64,37% |
1.827 |
7º |
TOYOTA HILUX |
747 |
22,59% |
3.307 |
8º |
NISSAN FRONTIER |
681 |
71,16% |
957 |
9º |
RENAULT DUSTER OROCH |
641 |
74,71% |
858 |
10º |
RENAULT MASTER |
351 |
64,17% |
547 |
11º |
CHEVROLET MONTANA |
275 |
76,82% |
358 |
12º |
RAM 2500 |
271 |
95,76% |
283 |
13º |
MITSUBISHI L200 |
187 |
26,91% |
695 |
14º |
PEUGEOT EXPERT |
156 |
62,40% |
250 |
15º |
CITROËN JUMPY |
128 |
70,72% |
181 |
16º |
FIAT DUCATO |
119 |
60,41% |
197 |
17º |
VW AMAROK |
102 |
11,23% |
908 |
18º |
VW / MAN EXPRESS |
90 |
28,75% |
313 |
19º |
HYUNDAI HR |
80 |
20,25% |
395 |
20º |
FIAT DOBLÒ |
27 |
77,14% |
35 |
21º |
PEUGEOT PARTNER |
13 |
48,15% |
27 |
22º |
IVECO DAILY 35-150 |
12 |
5,24% |
229 |
23º |
IVECO DAILY 35S14 |
5 |
100,00% |
5 |
24º |
IVECO DAILY |
3 |
60,00% |
5 |
25º |
AGRALE MARRUÁ |
2 |
100,00% |
2 |
26º |
PEUGEOT BOXER |
2 |
15,38% |
13 |
27º |
CHEVROLET D20 |
1 |
100,00% |
1 |
28º |
CITROËN JUMPER |
1 |
33,33% |
3 |
29º |
IVECO DAILY 30S13 |
1 |
4,17% |
24 |
30º |
KIA K2500 |
1 |
0,86% |
116 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Sedãs em outubro: BYD King supera Nissan Sentra; veja o ranking