Após três anos consecutivos com crescimento, as vendas de veículos novos sofreram um grande baque em 2020 em função da pandemia da Covid-19. De acordo com os números oficiais divulgados nesta terça-feira (05/01) pela Fenabrave, foram emplacadas no ano passado 1.950.889 unidades, 26,62% a menos do que em 2019.
A retração foi até menor do que o esperado (chegou-se a falar em 40% de queda no começo da pandemia). “Os principais fatores que influenciaram nessa melhora, principalmente, a partir do segundo semestre, foram a manutenção da taxa de juros, em um patamar baixo e o Auxílio Emergencial, oferecido pelo Governo Federal, que colaboraram para o aquecimento do comércio e para a baixa inadimplência.”, disse Alarico Assumpção Júnior, presidente da entidade.
Ainda segundo o executivo, ““o mercado só não foi melhor em função da crise enfrentada pelas montadoras, que tiveram problemas com falta de peças e componentes, além das regras para manter o distanciamento social nas unidades fabris”. A expectativa da Fenabrave é de que haja uma alta de 16,6% para o setor ao longo de 2021.
A Chevrolet completou 5 anos consecutivos na liderança entre as montadoras, com 17,4% de market share. As 338.549 unidades vendidas, no entanto, representaram quase 30% de retração sobre 2019. A vantagem sobre a vice-líder Volkswagen (327.683), superior a 61 mil unidades no ano anterior, caiu para menos de 11 mil. Distante das rivais no último ranking, a Fiat (321.836) se aproximou bastante graças aos bons resultados dos últimos meses.
Com o pódio inalterado, a primeira alteração aconteceu na disputa pelo 4º lugar, com a Hyundai (167.443) vencendo a Ford (139.255) por boa margem. No G4 no ano passado, a Renault (131.624) registrou a maior queda entre as 10 primeiras (-45%) e foi superada pela Toyota (137.876). Em 8º, a Jeep (110.159) assegurou mais de 26 mil unidades de vantagem sobre a Honda (84.122) – em 2019, a diferença fora de pouco mais de 300 unidades.
A Nissan (61.005) completou o top 10 emplacando 3 vezes mais do que a Caoa Chery (20.089), dona da menor queda no período (-0,5%) – todas as marcas do top 20, aliás, perderam fôlego. Peugeot e Citroën ficaram separadas por apenas 1 unidade (13.477 x 13.476)!. Em 15º, a BMW (12.429) repetiu a liderança entre as marcas premium e a Volvo (7.701) encerrou 2020 à frente da Audi (6.953).
Dezembro foi o melhor mês do ano, com 232.814 veículos novos registrados. O resultado, no entanto, ainda foi 7,53% pior do que o do mesmo período de 2019. Após três meses seguidos como líder e mesmo com um avanço superior a 17%, a Fiat (39.745) perdeu a posição de honra para a Chevrolet (42.214), com a VW (37.675) completando o pódio.
Confortável na 4ª posição, a Hyundai (21.235) também cresceu (+11,9%) – a outra marca no top 10 a também apresentar números positivos foi a Jeep (14.851, +28,2%). Destaque positivo para a Caoa Chery (3.179) e sua alta superior a 45%. Sem motivos para comemorar, a Citroën (872) foi apenas a 17ª, com queda de quase 62%.
POS. |
MARCA |
TOTAL 2020 |
PART. 2020 (%) |
TOTAL 2019 |
PART. 2019 (%) |
% VARIAÇÃO (2020/2019) |
1º |
CHEVROLET |
338.549 |
17,35% |
475.684 |
17,89% |
-28,83% |
2º |
VW |
327.683 |
16,80% |
414.481 |
15,59% |
-20,94% |
3º |
FIAT |
321.836 |
16,50% |
366.135 |
13,77% |
-12,10% |
4º |
HYUNDAI |
167.443 |
8,58% |
207.656 |
7,81% |
-19,37% |
5º |
FORD |
139.255 |
7,14% |
218.527 |
8,22% |
-36,28% |
6º |
TOYOTA |
137.876 |
7,07% |
215.681 |
8,11% |
-36,07% |
7º |
RENAULT |
131.624 |
6,75% |
239.227 |
9,00% |
-44,98% |
8º |
JEEP |
110.159 |
5,65% |
129.463 |
4,87% |
-14,91% |
9º |
HONDA |
84.122 |
4,31% |
129.118 |
4,86% |
-34,85% |
10º |
NISSAN |
61.005 |
3,13% |
96.083 |
3,61% |
-36,51% |
11º |
CAOA CHERY |
20.089 |
1,03% |
20.182 |
0,76% |
-0,46% |
12º |
MITSUBISHI |
17.317 |
0,89% |
21.881 |
0,82% |
-20,86% |
13º |
PEUGEOT |
13.477 |
0,69% |
21.612 |
0,81% |
-37,64% |
14º |
CITROËN |
13.476 |
0,69% |
26.513 |
1,00% |
-49,17% |
15º |
BMW |
12.429 |
0,64% |
13.142 |
0,49% |
-5,43% |
16º |
MERCEDES-BENZ |
9.188 |
0,47% |
12.206 |
0,46% |
-24,73% |
17º |
VOLVO |
7.701 |
0,39% |
7.915 |
0,30% |
-2,70% |
18º |
AUDI |
6.953 |
0,36% |
8.707 |
0,33% |
-20,14% |
19º |
KIA |
5.981 |
0,31% |
9.274 |
0,35% |
-35,51% |
20º |
LAND ROVER |
4.620 |
0,24% |
5.875 |
0,22% |
-21,36% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
1.950.889 |
100,00% |
2.658.692 |
100,00% |
-26,62% |
POS. |
MARCA |
DEZ 20 (A) |
PART. |
NOV 20 (B) |
% (A / B) |
DEZ 19 (C) |
% VARIAÇÃO (A / B) |
% VARIAÇÃO (A / C) |
1º |
CHEVROLET |
42.214 |
18,13% |
39.220 |
7,63% |
45.296 |
7,63% |
-6,80% |
2º |
FIAT |
39.745 |
17,07% |
39.457 |
0,73% |
33.894 |
0,73% |
17,26% |
3º |
VW |
37.675 |
16,18% |
34.342 |
9,71% |
41.087 |
9,71% |
-8,30% |
4º |
HYUNDAI |
21.235 |
9,12% |
18.036 |
17,74% |
18.983 |
17,74% |
11,86% |
5º |
FORD |
16.430 |
7,06% |
14.906 |
10,22% |
19.134 |
10,22% |
-14,13% |
6º |
TOYOTA |
15.639 |
6,72% |
14.812 |
5,58% |
21.314 |
5,58% |
-26,63% |
7º |
RENAULT |
15.236 |
6,54% |
12.815 |
18,89% |
23.840 |
18,89% |
-36,09% |
8º |
JEEP |
14.851 |
6,38% |
12.708 |
16,86% |
11.586 |
16,86% |
28,18% |
9º |
HONDA |
9.646 |
4,14% |
8.931 |
8,01% |
11.351 |
8,01% |
-15,02% |
10º |
NISSAN |
6.136 |
2,64% |
5.518 |
11,20% |
9.747 |
11,20% |
-37,05% |
11º |
CAOA CHERY |
3.179 |
1,37% |
2.254 |
41,04% |
2.190 |
41,04% |
45,16% |
12º |
PEUGEOT |
1.939 |
0,83% |
1.858 |
4,36% |
1.583 |
4,36% |
22,49% |
13º |
MITSUBISHI |
1.515 |
0,65% |
1.773 |
-14,55% |
1.846 |
-14,55% |
-17,93% |
14º |
BMW |
1.478 |
0,63% |
1.202 |
22,96% |
1.484 |
22,96% |
-0,40% |
15º |
VOLVO |
924 |
0,40% |
1.033 |
-10,55% |
980 |
-10,55% |
-5,71% |
16º |
MERCEDES-BENZ |
905 |
0,39% |
760 |
19,08% |
1.238 |
19,08% |
-26,90% |
17º |
CITROËN |
872 |
0,37% |
1.189 |
-26,66% |
2.292 |
-26,66% |
-61,95% |
18º |
AUDI |
705 |
0,30% |
686 |
2,77% |
839 |
2,77% |
-15,97% |
19º |
KIA |
455 |
0,20% |
587 |
-22,49% |
676 |
-22,49% |
-32,69% |
20º |
VW / MAN |
313 |
0,13% |
334 |
-6,29% |
- |
-6,29% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
232.814 |
100,00% |
214.260 |
8,66% |
251.775 |
8,66% |
-7,53% |
Fonte: Fenabrave
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