Carros mais vendidos na Argentina em 2020: Hilux supera Onix e lidera pelo 3º ano
Hatch da Chevrolet é o nº 1 entre os automóveis
O mercado argentino encerrou mais um ano em baixa. Com 323.692 veículos novos comercializados em 2020, a retração em relação ao ano anterior foi de 26,5% - para se ter uma ideia do mau momento, agravado profundamente pela pandemia da Covid-19, em 2018 as vendas registraram mais que o dobro das atuais (772.438).
De acordo com especialistas ouvidos pelo Autoblog Argentina, a expectativa é de que 2021 seja melhor, com cerca de 450 mil unidades comercializadas. Entre as montadoras, todas as 10 primeiras tiveram números piores do que há um ano. Líder com mais de 17% de market share, a Volkswagen (55.725) abriu vantagem sobre a Toyota (43.617), esta última sob forte ameaça da Renault (42.843). Destaque para a Fiat (37.685), que subiu da 6ª para a 4ª colocação.
Apesar do recuo superior a 24%, a Toyota Hilux (19.064) chegou ao 3º ano consecutivo como veículo preferido dos argentinos. Terceiro lugar em 2019, o Chevrolet Onix (16.569) garantiu o 2º posto com apenas 11 unidades de vantagem sobre o Fiat Cronos (16.558), destaque nos últimos meses – o sedã do Argo havia sido o 11º no ano anterior.
Logo atrás do VW Gol (14.571) – último líder antes da Toyota -, duas picapes garantiram o 5º e o 6º lugares: VW Amarok (12.929) e Ford Ranger (11.341). Nº 1 entre os automóveis em 2019, o Ford Ka (10.217) perdeu quase 40% dos compradores e foi superado pelo Peugeot 208 (10.488) na briga pela 7ª posição. Vice-líder em 2018, o Toyota Etios (9.947), em forte queda, foi o 9º.
Em 10º, o VW T-Cross (9.779) interrompeu uma liderança do Ford Ecosport (7.453 em 15º) entre os SUVs que já durava vários anos. Com 7.628 unidades, a Fiat Toro saltou da 26ª para a 13ª posição. Destaque negativo para o Argo: com 4.688 unidades, o hatch da Fiat perdeu quase metade das vendas e caiu da 17ª para a 23ª colocação.
POS. |
MODELO |
2020 |
% MERCADO |
2019 |
% MERCADO |
% VARIAÇÃO |
POS. |
1º |
TOYOTA HILUX |
19.064 |
5,9% |
25.128 |
5,7% |
-24,1% |
1º |
2º |
CHEVROLET ONIX |
16.569 |
5,1% |
16.545 |
3,8% |
0,1% |
3º |
3º |
FIAT CRONOS |
16.558 |
5,1% |
11.080 |
2,5% |
49,4% |
11º |
4º |
VW GOL |
14.571 |
4,5% |
13.636 |
3,1% |
6,9% |
5º |
5º |
VW AMAROK |
12.929 |
4,0% |
12.675 |
2,9% |
2,0% |
6º |
6º |
FORD RANGER |
11.341 |
3,5% |
11.638 |
2,6% |
-2,6% |
10º |
7º |
PEUGEOT 208 |
10.488 |
3,2% |
12.113 |
2,7% |
-13,4% |
7º |
8º |
FORD KA |
10.217 |
3,2% |
16.643 |
3,8% |
-38,6% |
2º |
9º |
TOYOTA ETIOS |
9.947 |
3,1% |
15.750 |
3,6% |
-36,8% |
4º |
10º |
VW T-CROSS |
9.779 |
3,0% |
3.670 |
0,8% |
166,5% |
- |
11º |
RENAULT SANDERO |
8.572 |
2,6% |
11.718 |
2,7% |
-26,8% |
9º |
12º |
RENAULT KWID |
7.657 |
2,4% |
12.063 |
2,7% |
-36,5% |
8º |
13º |
FIAT TORO |
7.628 |
2,4% |
6.223 |
1,4% |
22,6% |
26º |
14º |
RENAULT KANGOO II |
7.531 |
2,3% |
8.565 |
1,9% |
-12,1% |
20º |
15º |
FORD ECOSPORT |
7.453 |
2,3% |
9.793 |
2,2% |
-23,9% |
14º |
16º |
TOYOTA YARIS |
6.594 |
2,0% |
10.053 |
2,3% |
-34,4% |
13º |
17º |
JEEP RENEGADE |
6.142 |
1,9% |
7.004 |
1,6% |
-12,3% |
22º |
18º |
VW POLO |
6.118 |
1,9% |
8.643 |
2,0% |
-29,2% |
18º |
19º |
CHEVROLET CRUZE |
6.012 |
1,9% |
6.318 |
1,4% |
-4,8% |
25º |
20º |
RENAULT DUSTER OROCH |
5.473 |
1,7% |
9.316 |
2,1% |
-41,3% |
15º |
21º |
NISSAN KICKS |
4.938 |
1,5% |
4.578 |
1,0% |
7,9% |
- |
22º |
CITROËN C4 CACTUS |
4.763 |
1,5% |
4.279 |
1,0% |
11,3% |
- |
23º |
FIAT ARGO |
4.688 |
1,4% |
8.874 |
2,0% |
-47,2% |
17º |
24º |
CHEVROLET S10 |
4.553 |
1,4% |
6.482 |
1,5% |
-29,8% |
24º |
25º |
RENAULT LOGAN |
4.485 |
1,4% |
6.832 |
1,6% |
-34,4% |
23º |
26º |
TOYOTA COROLLA |
4.336 |
1,3% |
9.079 |
2,1% |
-52,2% |
16º |
27º |
RENAULT DUSTER |
4.003 |
1,2% |
7.322 |
1,7% |
-45,3% |
19º |
28º |
PEUGEOT 2008 |
3.971 |
1,2% |
5.294 |
1,2% |
-25,0% |
- |
29º |
RENAULT CAPTUR |
3.807 |
1,2% |
5.873 |
1,3% |
-35,2% |
28º |
30º |
HONDA HR-V |
3.743 |
1,2% |
5.354 |
1,2% |
-30,1% |
30º |
POS. |
MARCA |
2020 |
% MERCADO |
2019 |
% MERCADO |
% VARIAÇÃO |
POS. 2019 |
1º |
VOLKSWAGEN |
55.725 |
17,2% |
68.636 |
15,6% |
-18,8% |
1º |
2º |
TOYOTA |
43.617 |
13,5% |
65.086 |
14,8% |
-33,0% |
2º |
3º |
RENAULT |
42.843 |
13,2% |
63.417 |
14,4% |
-32,4% |
3º |
4º |
FIAT |
37.685 |
11,6% |
42.408 |
9,6% |
-11,1% |
6º |
5º |
CHEVROLET |
35.288 |
10,9% |
51.015 |
11,6% |
-30,8% |
4º |
6º |
FORD |
32.017 |
9,9% |
49.956 |
11,3% |
-35,9% |
5º |
7º |
PEUGEOT |
21.968 |
6,8% |
29.131 |
6,6% |
-24,6% |
7º |
8º |
NISSAN |
12.489 |
3,9% |
16.531 |
3,8% |
-24,5% |
8º |
9º |
CITROËN |
11.506 |
3,6% |
14.778 |
3,4% |
-22,1% |
9º |
10º |
JEEP |
9.818 |
3,0% |
10.902 |
2,5% |
-9,9% |
10º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
ACUMULADO |
323.692 |
... |
440.475 |
... |
-26,5% |
|
EM DEZEMBRO
Em queda de quase 5%, o mês de dezembro foi ainda pior do que novembro. De acordo com a Acara, entidade que representa as concessionárias no país, foram apenas 19.346 veículos novos vendidos. A Toyota, com 3.579 unidades, cresceu acima de 17% e assumiu uma liderança que não ocupava desde março. Nos outros 10 meses de 2020, a posição de honra coube à VW (2.829).
Após três meses seguidos no topo, o Fiat Cronos perdeu a posição de honra para a Toyota Hilux por apenas 6 unidades (1.436 x 1.430). Com crescimento superior a 60% sobre 2019, a Ford Ranger encerrou o último mês do ano num surpreendente 3º lugar. Também com forte avanço (+58%), o Peugeot 208 (854) superou (por pouco) o Chevrolet Onix (846) para assegurar a 4ª posição.
O VW T-Cross (476), 11º, garantiu a liderança entre os SUVs pelo 11º mês seguido, mas desta vez sob forte ameaça do irmão mais novo Nivus (456). Destaque negativo para o Toyota Corolla (428), 14º, que amargou a maior retração no período (-44,5%).
POS. |
MODELO |
DEZ. 20 |
% MERCADO 2020 |
DEZ. 19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO |
1º |
TOYOTA HILUX |
1.436 |
7,4% |
953 |
4,7% |
50,7% |
2º |
FIAT CRONOS |
1.430 |
7,4% |
509 |
2,5% |
180,9% |
3º |
FORD RANGER |
879 |
4,5% |
542 |
2,7% |
62,2% |
4º |
PEUGEOT 208 |
854 |
4,4% |
540 |
2,7% |
58,1% |
5º |
CHEVROLET ONIX |
846 |
4,4% |
879 |
4,3% |
-3,8% |
6º |
TOYOTA ETIOS |
820 |
4,2% |
494 |
2,4% |
66,0% |
7º |
VW AMAROK |
712 |
3,7% |
673 |
3,3% |
5,8% |
8º |
VW GOL |
637 |
3,3% |
650 |
3,2% |
-2,0% |
9º |
FORD KA |
622 |
3,2% |
704 |
3,5% |
-11,6% |
10º |
TOYOTA YARIS |
619 |
3,2% |
509 |
2,5% |
21,6% |
11º |
VW T-CROSS |
476 |
2,5% |
318 |
1,6% |
49,7% |
12º |
VW NIVUS |
456 |
2,4% |
0 |
0,0% |
- |
13º |
FORD ECOSPORT |
429 |
2,2% |
357 |
1,8% |
20,2% |
14º |
TOYOTA COROLLA |
428 |
2,2% |
771 |
3,8% |
-44,5% |
15º |
NISSAN FRONTIER |
417 |
2,2% |
162 |
0,8% |
157,4% |
16º |
RENAULT SANDERO |
405 |
2,1% |
253 |
1,2% |
60,1% |
17º |
RENAULT DUSTER OROCH |
387 |
2,0% |
375 |
1,8% |
3,2% |
18º |
CHEVROLET CRUZE |
386 |
2,0% |
248 |
1,2% |
55,6% |
19º |
RENAULT KWID |
343 |
1,8% |
515 |
2,5% |
-33,4% |
20º |
CITROËN C4 CACTUS |
339 |
1,8% |
187 |
0,9% |
81,3% |
21º |
RENAULT KANGOO |
337 |
1,7% |
444 |
2,2% |
-24,1% |
22º |
CHEVROLET TRACKER |
324 |
1,7% |
267 |
1,3% |
21,3% |
23º |
JEEP RENEGADE |
296 |
1,5% |
280 |
1,4% |
5,7% |
24º |
FIAT TORO |
261 |
1,3% |
356 |
1,8% |
-26,7% |
25º |
TOYOTA SW4 |
261 |
1,3% |
137 |
0,7% |
90,5% |
26º |
CHEVROLET S10 |
247 |
1,3% |
289 |
1,4% |
-14,5% |
27º |
NISSAN KICKS |
242 |
1,3% |
175 |
0,9% |
38,3% |
28º |
PEUGEOT PARTNER |
236 |
1,2% |
239 |
1,2% |
-1,3% |
29º |
PEUGEOT 2008 |
228 |
1,2% |
226 |
1,1% |
0,9% |
30º |
CITROËN C3 |
209 |
1,1% |
132 |
0,7% |
58,3% |
POS. |
MARCA |
DEZ. 20 |
% MERCADO 2020 |
DEZ. 19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO |
1º |
TOYOTA |
3.579 |
18,5% |
3.057 |
15,1% |
17,1% |
2º |
VOLKSWAGEN |
2.829 |
14,6% |
3.377 |
16,6% |
-16,2% |
3º |
RENAULT |
2.094 |
10,8% |
2.626 |
12,9% |
-20,3% |
4º |
FIAT |
2.091 |
10,8% |
1.793 |
8,8% |
16,6% |
5º |
FORD |
2.051 |
10,6% |
2.007 |
9,9% |
2,2% |
6º |
CHEVROLET |
1.952 |
10,1% |
2.780 |
13,7% |
-29,8% |
7º |
PEUGEOT |
1.573 |
8,1% |
1.270 |
6,3% |
23,9% |
8º |
NISSAN |
951 |
4,9% |
796 |
3,9% |
19,5% |
9º |
CITROËN |
839 |
4,3% |
652 |
3,2% |
28,7% |
10º |
JEEP |
442 |
2,3% |
481 |
2,4% |
-8,1% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
TOTAL |
19.346 |
... |
20.297 |
... |
-4,7% |
Fonte: Autoblog Argentina
Galeria: Toyota Hilux 2021 (Brasil)
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