Ford Focus é destaque em vendas na terra do VW Golf; veja ranking da Alemanha
Hatch médio da marca local perdeu quase metade dos compradores de 2019
Apesar do retorno de boa parte das restrições em função do aumento de casos da Covid-19 no país, a Alemanha registrou queda reduzida nas vendas de veículos novos em novembro. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, foram comercializados 290.150 carros, apenas 3% a menos do que há um ano.
O acumulado de 2020 (2.606.284), entretanto, ainda é 21,6% inferior ao de 2019 – em números reais, são mais de 700 mil unidades que deixaram de ser vendidas no período. Líder entre as montadoras no mês passado, a Volkswagen (51.087) perdeu mais de 18% dos clientes. Em estabilidade, a vice-líder Mercedes (32.869) completou 7 meses seguidos com participação acima dos 10%. Destaque para os quase 43% de crescimento da Fiat (7.577), a 12ª colocada.
Entre os modelos, a vantagem do líder VW Golf (10.515) sobre os rivais voltou a ficar abaixo das 4 mil unidades. No top 50 e em baixa de quase 48%, o modelo só não perdeu mais espaço do que o Ford Kuga (2.871, -54,3%), em 27º. Acirradíssima, a disputa pela 2ª posição foi definida por apenas 4 unidades a favor do Opel Corsa (6.768) sobre o VW Passat (6.764) – o hatch compacto completou 3 meses seguidos como vice-líder.
Mas o destaque do mês veio da Ford. Colado no VW T-Roc (5.703), o Focus (5.687) completou o top 5 com um avanço superior a 90%. Ausente do top 10 em outubro, o VW Polo (5.359) desta vez foi o 6º. No top 10, aliás, apenas modelos da VW recuaram – o outro foi o Tiguan (5.200), em 9º. Menção honrosa também para o Hyundai Kona (4.545), em 11º, e para o Renault Zoe (4.287), 13º, líder entre os 100% elétricos.
Em baixa nos últimos tempos, o VW up! (4.117) saltou da 24ª para a 15ª posição impulsionado pela versão elétrica. Ainda falando em elétricos, o ID.3 (2.439), maior aposta da marca para o mercado europeu nos últimos anos, vendeu menos do que no mês anterior e caiu da 28ª para a 37ª posição. Quinta colocada entre as montadoras, a Audi teve no A4 (3.042) seu modelo mais bem posicionado, mas apenas na 23ª posição. Confira os rankings abaixo:
POS. |
MODELO |
NOV.20 |
% MERCADO 2020 |
NOV.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
VW GOLF |
10.515 |
3,6% |
20.053 |
6,7% |
-47,6% |
2º |
OPEL CORSA |
6.768 |
2,3% |
5.065 |
1,7% |
33,6% |
3º |
VW PASSAT |
6.764 |
2,3% |
6.150 |
2,1% |
10,0% |
4º |
VW T-ROC |
5.703 |
2,0% |
4.425 |
1,5% |
28,9% |
5º |
FORD FOCUS |
5.687 |
2,0% |
2.987 |
1,0% |
90,4% |
6º |
VW POLO |
5.359 |
1,8% |
5.937 |
2,0% |
-9,7% |
7º |
BMW SÉRIE 3 |
5.331 |
1,8% |
5.221 |
1,7% |
2,1% |
8º |
SKODA OCTAVIA |
5.282 |
1,8% |
4.048 |
1,4% |
30,5% |
9º |
VW TIGUAN |
5.200 |
1,8% |
8.686 |
2,9% |
-40,1% |
10º |
MERCEDES CLASSE A |
5.025 |
1,7% |
4.368 |
1,5% |
15,0% |
11º |
HYUNDAI KONA |
4.545 |
1,6% |
1.653 |
0,6% |
175,0% |
12º |
MERCEDES GLC |
4.342 |
1,5% |
4.541 |
1,5% |
-4,4% |
13º |
RENAULT ZOE |
4.287 |
1,5% |
321 |
0,1% |
1235,5% |
14º |
MERCEDES CLASSE E |
4.200 |
1,4% |
4.912 |
1,6% |
-14,5% |
15º |
VW UP |
4.117 |
1,4% |
2.540 |
0,8% |
62,1% |
16º |
FIAT 500 |
3.757 |
1,3% |
2.576 |
0,9% |
45,8% |
17º |
MERCEDES CLASSE C |
3.648 |
1,3% |
5.844 |
2,0% |
-37,6% |
18º |
MINI |
3.634 |
1,3% |
3.954 |
1,3% |
-8,1% |
19º |
FORD FIESTA |
3.587 |
1,2% |
4.079 |
1,4% |
-12,1% |
20º |
OPEL ASTRA |
3.581 |
1,2% |
3.936 |
1,3% |
-9,0% |
21º |
BMW SÉRIE 1 |
3.078 |
1,1% |
2.516 |
0,8% |
22,3% |
22º |
BMW X1 |
3.047 |
1,1% |
2.911 |
1,0% |
4,7% |
23º |
AUDI A4 |
3.042 |
1,0% |
3.220 |
1,1% |
-5,5% |
24º |
VW TRANSPORTER |
2.941 |
1,0% |
2.100 |
0,7% |
40,0% |
25º |
AUDI A3 |
2.933 |
1,0% |
2.371 |
0,8% |
23,7% |
26º |
TOYOTA YARIS |
2.922 |
1,0% |
1.642 |
0,5% |
78,0% |
27º |
FORD KUGA |
2.871 |
1,0% |
6.281 |
2,1% |
-54,3% |
28º |
FORD PUMA |
2.815 |
1,0% |
20 |
0,0% |
13975,0% |
29º |
AUDI A6 |
2.802 |
1,0% |
3.369 |
1,1% |
-16,8% |
30º |
VW T-CROSS |
2.796 |
1,0% |
3.618 |
1,2% |
-22,7% |
31º |
MERCEDES CLA |
2.740 |
0,9% |
1.827 |
0,6% |
50,0% |
32º |
VW TOURAN |
2.683 |
0,9% |
2.895 |
1,0% |
-7,3% |
33º |
BMW SÉRIE 5 |
2.551 |
0,9% |
3.563 |
1,2% |
-28,4% |
34º |
AUDI Q5 |
2.550 |
0,9% |
2.330 |
0,8% |
9,4% |
35º |
OPEL GRANDLAND X |
2.513 |
0,9% |
2.031 |
0,7% |
23,7% |
36º |
FIAT DUCATO |
2.455 |
0,8% |
1.097 |
0,4% |
123,8% |
37º |
VW ID.3 |
2.439 |
0,8% |
0 |
0,0% |
- |
38º |
BMW SÉRIE 2 |
2.390 |
0,8% |
2.417 |
0,8% |
-1,1% |
39º |
SMART FORTWO |
2.386 |
0,8% |
3.203 |
1,1% |
-25,5% |
40º |
RENAULT CAPTUR |
2.314 |
0,8% |
2.588 |
0,9% |
-10,6% |
41º |
AUDI Q3 |
2.273 |
0,8% |
1.378 |
0,5% |
64,9% |
42º |
SEAT LEON |
2.272 |
0,8% |
3.478 |
1,2% |
-34,7% |
43º |
SKODA FABIA |
2.222 |
0,8% |
2.453 |
0,8% |
-9,4% |
44º |
MERCEDES GLE |
2.209 |
0,8% |
1.363 |
0,5% |
62,1% |
45º |
SKODA SUPERB |
2.156 |
0,7% |
1.833 |
0,6% |
17,6% |
46º |
MERCEDES GLA |
2.151 |
0,7% |
1.376 |
0,5% |
56,3% |
47º |
MERCEDES CLASSE V |
2.120 |
0,7% |
2.107 |
0,7% |
0,6% |
48º |
MERCEDES CLASSE B |
2.116 |
0,7% |
2.979 |
1,0% |
-29,0% |
49º |
BMW X3 |
2.096 |
0,7% |
2.731 |
0,9% |
-23,3% |
50º |
OPEL INSIGNIA |
2.071 |
0,7% |
1.531 |
0,5% |
35,3% |
POS. |
MARCA |
NOV.20 |
% MERCADO 2020 |
NOV.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
VW |
51.087 |
17,6% |
62.642 |
20,9% |
-18,4% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
32.869 |
11,3% |
32.690 |
10,9% |
0,5% |
3º |
BMW |
24.532 |
8,5% |
24.874 |
8,3% |
-1,4% |
4º |
FORD |
19.669 |
6,8% |
23.366 |
7,8% |
-15,8% |
5º |
AUDI |
19.149 |
6,6% |
18.576 |
6,2% |
3,1% |
6º |
OPEL |
18.338 |
6,3% |
15.665 |
5,2% |
17,1% |
7º |
SKODA |
17.094 |
5,9% |
16.602 |
5,6% |
3,0% |
8º |
RENAULT |
13.775 |
4,7% |
10.663 |
3,6% |
29,2% |
9º |
HYUNDAI |
9.936 |
3,4% |
9.666 |
3,2% |
2,8% |
10º |
SEAT |
9.291 |
3,2% |
11.852 |
4,0% |
-21,6% |
11º |
TOYOTA |
8.498 |
2,9% |
6.384 |
2,1% |
33,1% |
12º |
FIAT |
7.577 |
2,6% |
5.309 |
1,8% |
42,7% |
13º |
MAZDA |
5.928 |
2,0% |
6.601 |
2,2% |
-10,2% |
14º |
PEUGEOT |
5.828 |
2,0% |
6.251 |
2,1% |
-6,8% |
15º |
KIA |
5.600 |
1,9% |
5.207 |
1,7% |
7,5% |
16º |
DACIA |
4.702 |
1,6% |
5.343 |
1,8% |
-12,0% |
17º |
VOLVO |
4.615 |
1,6% |
4.977 |
1,7% |
-7,3% |
18º |
CITROËN |
4.487 |
1,5% |
3.490 |
1,2% |
28,6% |
19º |
MINI |
3.634 |
1,3% |
3.954 |
1,3% |
-8,1% |
20º |
MITSUBISHI |
2.910 |
1,0% |
3.988 |
1,3% |
-27,0% |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
|
TOTAL |
290.150 |
100,0% |
299.127 |
100,0% |
-3,0% |
|
ACUMULADO |
2.606.284 |
100,0% |
3.323.878 |
100,0% |
-21,6% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
Galeria: Ford Focus Active 2020
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?