Se no Brasil a nova geração do 208 ainda patina nas vendas, na França a situação é bem diferente. Com 8.910 unidades registradas em novembro, o hatch da Peugeot, em alta superior a 37% na comparação com 2019, abriu vantagem sobre o Renault Clio (6.526), que perdeu mais de 27% dos compradores do ano passado e viu o rival abrir vantagem no acumulado de 2020.
O bom desempenho do 208 é ainda mais notável diante de uma retração de 27% das vendas no mercado francês, impactado por um novo lockdown. No mês passado, foram comercializados por lá 126.048 veículos novos. Com 25.310 unidades, a Peugeot liderou entre as montadoras com mais de 20% de participação. Ainda a líder no ano, a Renault (21.272) amargou queda de 35%.
Além do 208, a marca do leão ainda emplacou o 2008 (5.900) no pódio. Sexto, o Renault Captur (3.596) – em geração à frente da vendida por aqui – mais do que triplicou os números de 2019. Em oitavo, o Toyota Yaris (3.117), que é diferente do modelo brasileiro, foi o melhor estrangeiro da lista. Destaque também para o Renault Zoe (2.943) no top 10, líder entre os elétricos.
POS. | MODELO | NOV.20 | % MERCADO |
1 | PEUGEOT 208 II | 8.910 | 7,1% |
2 | RENAULT CLIO V | 6.526 | 5,2% |
3 | PEUGEOT 2008 II | 5.900 | 4,7% |
4 | CITROËN C3 III | 4.325 | 3,4% |
5 | DACIA SANDERO | 3.869 | 3,1% |
6 | RENAULT CAPTUR II | 3.594 | 2,9% |
7 | PEUGEOT 3008 II | 3.574 | 2,8% |
8 | TOYOTA YARIS | 3.117 | 2,5% |
9 | RENAULT ZOE | 2.943 | 2,3% |
10 | PEUGEOT 308 II | 2.927 | 2,3% |
11 | CITROËN C3 AIRCROSS | 2.108 | 1,7% |
12 | CITROËN C5 AIRCROSS | 2.084 | 1,7% |
13 | RENAULT TWINGO III | 2.026 | 1,6% |
14 | VW POLO VI | 1.853 | 1,5% |
15 | DACIA DUSTER II | 1.834 | 1,5% |
16 | RENAULT MÉGANE IV | 1.694 | 1,3% |
17 | PEUGEOT 5008 II | 1.644 | 1,3% |
18 | VW T-CROSS | 1.444 | 1,1% |
19 | VW T-ROC | 1.433 | 1,1% |
20 | RENAULT SCÉNIC | 1.345 | 1,1% |
21 | FIAT PANDA | 1.309 | 1,0% |
22 | OPEL CORSA | 1.305 | 1,0% |
23 | VW GOLF | 1.269 | 1,0% |
24 | RENAULT KADJAR | 1.258 | 1,0% |
25 | DS DS7 CROSSBACK | 1.254 | 1,0% |
26 | FORD FIESTA VII | 1.245 | 1,0% |
27 | MINI | 1.206 | 1,0% |
28 | TOYOTA AYGO | 1.202 | 1,0% |
29 | MERCEDES CLASSE A | 1.172 | 0,9% |
30 | FORD PUMA | 1.167 | 0,9% |
POS. | MARCA | NOV.20 | % MERCADO |
1 | PEUGEOT | 25.310 | 20,1% |
2 | RENAULT | 21.272 | 16,9% |
3 | CITROËN | 11.485 | 9,1% |
4 | VOLKSWAGEN | 9.298 | 7,4% |
5 | TOYOTA | 6.932 | 5,5% |
6 | DACIA | 6.652 | 5,3% |
7 | MERCEDES-BENZ | 4.943 | 3,9% |
8 | BMW | 4.127 | 3,3% |
9 | AUDI | 4.072 | 3,2% |
10 | FORD | 3.646 | 2,9% |
11 | FIAT | 3.080 | 2,4% |
12 | KIA | 3.014 | 2,4% |
13 | OPEL | 2.981 | 2,4% |
14 | SKODA | 2.510 | 2,0% |
15 | NISSAN | 2.081 | 1,7% |
16 | DS | 1.996 | 1,6% |
17 | MINI | 1.975 | 1,6% |
18 | SEAT | 1.699 | 1,3% |
19 | HYUNDAI | 1.578 | 1,3% |
20 | VOLVO | 1.460 | 1,2% |
... | ... | ... | |
| TOTAL | 126.048 | ... |
| ACUMULADO | 1.463.795 | ... |
Fontes: CCFA / Best Selling Cars Blog