O Chevrolet Onix caminha para fechar 2020 na liderança não só do mercado brasileiro, como também de toda a América Latina, pelo 5º ano consecutivo. E quanto ao resto do mundo? Qual foi o carro mais vendido em outros países? Quem lidera as vendas globais? E qual a fabricante mais popular do planeta?
É o que mostra um estudo publicado recentemente pelo site Carinsurance.ae, respondendo essas perguntas ao levantar os emplacamentos de todos os países do mundo, revelando como o gosto pode mudar muito, até mesmo entre nações vizinhas.
Mesmo que esteja perdendo ritmo no Brasil, o Toyota Corolla foi o carro mais vendido do mundo, com 1.483.120 unidades comercializadas. Durante anos, isso levou a muitas discussões, já que os números contabilizam as variantes hatchback e perua do Corolla, enquanto alguns rivais não contavam os derivados. Um exemplo era o Volkswagen Golf, que disputava esta posição com o Corolla, mas que não contabilizava algumas variantes, como o sedã Jetta.
A posição do Corolla é uma surpresa por superar a Ford F-Series, já que a picape ocupou a 1ª colocação durante anos. O top 5 é completado por Toyota RAV4, Honda CR-V e Honda Civic, respectivamente.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES VENDIDAS |
1º |
Toyota Corolla | 1.483.120 |
2º | Ford F Series | 1.070.406 |
3º | Toyota RAV4 | 966.971 |
4º | Honda CR-V | 824.897 |
5º | Honda Civic | 817.902 |
Ser o carro mais popular não é a mesma coisa que ser o mais vendido. Isso envolve olhar para quais países oferecem os mesmos modelos e em quantos ele lidera as vendas. Afinal, pode acontecer situações em que o Corolla está nas lojas, mas está bem longe do topo, como o exemplo aqui do Brasil.
Neste caso, a Toyota ainda pode se orgulhar de estar no topo, mas com um outro modelo: a Hilux. A picape média está na 1ª posição em 17 países do mundo, como Austrália, Tailândia e diversos outros na África e América do Sul.
A 2ª colocação também é da Toyota, com o Land Cruiser. O SUV de grande porte é muito popular no Oriente Médio, em países como Líbano, Catar, Kuwait e Emirados Árabes Unidos. Fechando o pódio está o Skoda Octavia, líder em 7 países como Suíça, Croácia, Áustria e, obviamente, República Checa (terra natal da Skoda, marca do Grupo Volkswagen).
Sem nenhuma surpresa, a Toyota também está no topo, fazendo barba, cabelo e bigode. A marca japonesa é a mais vendida em 48 países, o que a coloca bem na frente da 2ª colocada, a Skoda, que domina 10 mercados. A Dacia é a 3ª mais vendida, empatada com a Renault, ambas liderando o comércio em 7 países.
Obviamente, há uma grande diferença nas últimas posições, pois existem marcas que só são vendidas em alguns países, como Maruti e Perodua. Veja abaixo a lista completa:
POSIÇÃO | FABRICANTE | NÚMERO DE PAÍSES |
1º | TOYOTA | 48 |
2º | SKODA | 10 |
3º | DACIA | 7 |
3º (empate) | RENAULT | 7 |
5º | FORD | 5 |
5º (empate) | HYUNDAI | 5 |
5º (empate) | VOLKSWAGEN | 5 |
5º (empate) | CHEVROLET | 5 |
9º | SUZUKI | 4 |
10º | FIAT | 3 |
10º (empate) | KIA | 3 |
12º | MITSUBISHI | 2 |
12º (empate) | LADA | 2 |
12º (empate) | SUZUKI | 2 |
12º (empate) | TESLA | 2 |
12º (empate) | NISSAN | 2 |
17º | KHAZAR | 1 |
17º (empate) | MARUTI | 1 |
17º (empate) | SAIPA | 1 |
17º (empate) | PERODUA | 1 |
17º (empate) | HAWTAI | 1 |
17º (empate) | SEAT | 1 |
17º (empate) | JEEP | 1 |
17º (empate) | VOLVO | 1 |
A situação no nosso lado do continente é bem peculiar. O Brasil é responsável pela maior quantidade dos emplacamentos com folga, seguido por Argentina e México. Por isso, o efeito da liderança em nosso país é muito mais forte na hora de contabilizar as vendas de toda a América Latina. Não é à toa que o Chevrolet Onix é o líder na região, mesmo que seja o mais vendido apenas no Brasil e no Paraguai. A Toyota Hilux é mais popular, ocupando a 1ª posição na Argentina, Panamá, Peru e Nicarágua.
Existem situações bem curiosas. Por exemplo, o Suzuki Grand Vitara é o líder de vendas na Bolívia, enquanto o Renault Kwid brasileiro é o mais comercializado no Uruguai. A Toyota está na liderança na Venezuela, neste caso com o SUV SW4 (lá conhecido como Fortuner).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida