Hyundai compra fábrica desativada da General Motors na Rússia
Planta localizada em São Petersburgo tem capacidade para produzir 100 mil carros por ano
Fechada desde 2015, quando as atividades comerciais da Chevrolet foram significativamente reduzidas no país, a fábrica da General Motors na Rússia acaba de ser adquirida pela Hyundai. Sediada nos arredores de São Petesburgo, a planta foi inaugurada em 2008 e tem capacidade para produzir anualmente cerca de 100 mil veículos.
O valor do negócio não foi divulgado e, apesar de o anúncio ter sido feito só agora, foi fechado desde o início de novembro. Também não ficou claro quando a marca começará a operar a unidade e quais veículos serão produzidos. "É nossa segunda fábrica no país e agora estamos trabalhando em possíveis cenários para usar esse ativo”, disse Alexey Kalitsev, chefe da Hyundai local.
Galeria: Hyundai Creta 2020 - Rússia
De fato, Hyundai e Kia já possuem fábrica em solo russo e somam capacidade produtiva anual de aproximadamente 200 mil unidades. Entre os modelos feitos localmente, destaque para o Creta, que conta com visual exclusivo e ampla participação no segmento de SUVs compactos. Também são vendidos modelos como Solaris, Elantra, i30 N, Sonata, Tucson, Santa Fe, Palisade e a van de passageiros H1. Em 2019, as duas marcas venderam 400.000 veículos no país.
Na Índia, GM não consegue vender fábrica
Assim como na Rússia, a General Motors também reduziu significativamente sua participação comercial na Índia. No entanto, não conseguiu se desfazer da fábrica que ainda mantém no país. A unidade produz apenas o compacto Beat e, depois da saída da Chevrolet do mercado indiano, atua apenas no segmento de exportação.
A ideia era vender a estrutura para a chinesa Great Wall, mas os planos acabaram não se concretizando. O governo indiano não autorizou a negociação e agora a GM terá de arcar sozinha com os custos de fechamento da fábrica, que opera desde 1996 e possui mais de 1.800 funcionários.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Hyundai Palisade 2026 chega com um detalhe da Kombi
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Sedãs da Hyundai vivem boom nas vendas; Elantra e Sonata crescem até 200%
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Teste Hyundai Creta Ultimate 1.6T: evolução, polêmicas e liderança