Mais vendidos na 1ª quinzena: VW T-Cross reage e lidera categoria SUV em 2020
Na ponta, a dupla Onix e Onix Plus continua sem encontrar adversários
Em mais um mês de recuperação, o mercado automotivo brasileiro já emplacou mais de 116 mil carros nesta 1ª quinzena de dezembro. Neste cenário, a média de vendas diárias de 10.557 unidades representa crescimento de 1,9% na comparação com novembro. A Fiat mantém a liderança, com a Chevrolet em segundo e a Volkswagen em terceiro.
Entre os modelos, o ranking não revela muitas alterações. O destaque continua sendo a dobradinha da GM na liderança, com Onix e Onix Plus, desta vez tendo o Hyundai HB20 como adversário mais próximo, fechando o pódio.
Na sequência vem uma dobradinha da Fiat, com a Strada e o Argo separados por apenas 55 unidades, marcando mais um mês de liderança da picape dentro da marca. Outrora postulante ao pódio, o Ford Ka aparece apenas na 6ª posição - e ameaçado pelo Jeep Renegade, líder entre os SUVs e crossovers.
Apesar do bom resultado, o Renegade não vai conseguir fechar 2020 como o modelo mais vendido da categoria. Isso porque o VW T-Cross reagiu em dezembro e aparece logo atrás do rival da Jeep, com apenas 76 unidades de diferença. No acumulado do ano, então, o representante da VW já pode comemorar o título: com 56.415 emplacamentos, ele não pode mais ser alcançado pelo Renegade (52.793) no segmento mais disputado do mercado nacional.
O veterano VW Gol (9º) segue atropelando o irmão mais novo Polo (20º), seguido pela Fiat Toro fechando o top 10. Em 11º, o Jeep Compass curte seus últimos meses de vida fácil entre os SUVs médios, segmento que terá as estreias de Toyota Corolla Cross e VW Taos já no 1º semestre de 2021.
Mais abaixo, vale destacar o duelo particular de Chevrolet Tracker e Hyundai Creta, separados por apenas 50 unidades, e 3 membros da mesma família com números parecidos: VW Nivus (1.925), Polo (1.806) e Virtus (1.690). Veja o ranking abaixo:
POS. |
MODELO |
PARC. DEZ. 20 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
7.905 |
2º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
6.705 |
3º |
HYUNDAI HB20 |
5.435 |
4º |
FIAT STRADA |
5.000 |
5º |
FIAT ARGO |
4.945 |
6º |
FORD KA |
3.889 |
7º |
JEEP RENEGADE |
3.805 |
8º |
VW T-CROSS |
3.729 |
9º |
VW GOL |
3.613 |
10º |
FIAT TORO |
3.613 |
11º |
JEEP COMPASS |
3.405 |
12º |
FIAT MOBI |
3.296 |
13º |
CHEVROLET TRACKER |
3.295 |
14º |
HYUNDAI CRETA |
3.245 |
15º |
VW VOYAGE |
2.940 |
16º |
TOYOTA COROLLA |
2.891 |
17º |
RENAULT KWID |
2.197 |
18º |
VW NIVUS |
1.925 |
19º |
FORD ECOSPORT |
1.807 |
20º |
VW POLO |
1.806 |
21º |
FIAT UNO |
1.743 |
22º |
HONDA HR-V |
1.736 |
23º |
VW VIRTUS |
1.690 |
24º |
NISSAN KICKS |
1.653 |
25º |
HYUNDAI HB20S |
1.647 |
Fonte: Fenabrave
Galeria: VW T-Cross 2021
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Análise: Carlos Ghosn é quem pode salvar a Stellantis
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Teste BYD Song Plus Premium: visual renovado e potência turbinada
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Querido Papai Noel: qual carro pedimos para este Natal?
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?