Após um mês de setembro em que registrou uma levíssima recuperação, o mercado europeu voltou a apresentar números negativos em outubro. De acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no Velho Continente, foram comercializados na União Europeia, além de Islândia, Suíça, Noruega e Reino Unido, 1.129.223 veículos novos, 7,1% a menos do que em 2019.
No acumulado de 2020 (9.696.928), a queda chega a 27,3% - há dois meses, no entanto, esta retração era de quase 33%. Segmento mais representativo, os SUVs responderam por quase 41% dos registros de outubro, de acordo com relatório da consultoria JATO Dynamics. Já os veículos híbridos e elétricos superaram, pelo 2º mês consecutivo, os números de vendas de modelos movidos a diesel (26,8% x 26,3%).
Entre as montadoras, a líder Volkswagen (122.593) teve uma das maiores quedas (-17%), situação oposta à da Audi (60.796), dona da maior evolução no mês passado (+19,4%). Em disputa acirrada pela 2ª posição, vitória da Renault (79.508) sobre Peugeot (75.792) e Mercedes (75.492), esta última vice-líder nos dois meses anteriores.
Voltando a falar de modelos elétricos, destaque absoluto para o VW ID.3 chegando ao topo do ranking já no início de sua carreira, com 10.475 unidades, quase 700 unidades a mais do que o Renault Zoe (9.778). Entre os híbridos, liderança dupla da Toyota, com o Yaris (13.338) à frente do Corolla (9.728). Por fim, posição de honra para o Mercedes-Benz Classe A (4.209) entre os híbridos plug-in.
No ranking global, o Golf (27.530) se manteve à frente, mas com vantagem cada vez menor em relação aos rivais – há um ano, por exemplo, o Renault Clio, que encerrou outubro com 22.588 unidades, havia emplacado 19.576 unidades, uma diferença de quase 15 mil unidades na comparação com as 34.362 unidades do VW. Segundo em setembro, o Opel / Vauxhall Corsa (21.220) completou o pódio com crescimento de quase 60%.
Atrás do Peugeot 208 (19.130) e do Fiat Panda (19.046) – este último ausente do top 10 desde fevereiro -, o Renault Captur (18.436) retomou a liderança entre os SUVs / crossovers. Os franceses, aliás, foram os mais vendidos da categoria, com o Peugeot 2008 (17.420) na oitava posição. Único oriental da lista, o Toyota Yaris (17.671) – que é diferente da versão comercializada no Brasil - foi o 7º.
POS. |
MODELO |
OUT.20 |
% MERCADO 2020 |
OUT.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO |
1º |
VW GOLF |
27.530 |
2,4% |
34.362 |
2,8% |
-19,9% |
2º |
RENAULT CLIO |
22.588 |
2,0% |
19.576 |
1,6% |
15,4% |
3º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
21.220 |
1,9% |
13.323 |
1,1% |
59,3% |
4º |
PEUGEOT 208 |
19.130 |
1,7% |
17.746 |
1,5% |
7,8% |
5º |
FIAT PANDA |
19.046 |
1,7% |
14.827 |
1,2% |
28,5% |
6º |
RENAULT CAPTUR |
18.436 |
1,6% |
17.850 |
1,5% |
3,3% |
7º |
TOYOTA YARIS |
17.671 |
1,6% |
18.280 |
1,5% |
-3,3% |
8º |
PEUGEOT 2008 |
17.420 |
1,5% |
14.152 |
1,2% |
23,1% |
9º |
SKODA OCTAVIA |
17.216 |
1,5% |
17.608 |
1,4% |
-2,2% |
10º |
CITROËN C3 |
16.298 |
1,4% |
17.698 |
1,5% |
-7,9% |
POS. |
MARCA |
OUT.20 |
% MERCADO 2020 |
OUT.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO |
1º |
VOLKSWAGEN |
122.593 |
10,9% |
148.025 |
12,2% |
-17,2% |
2º |
RENAULT |
79.508 |
7,0% |
78.545 |
6,5% |
1,2% |
3º |
PEUGEOT |
75.792 |
6,7% |
79.813 |
6,6% |
-5,0% |
4º |
MERCEDES-BENZ |
75.492 |
6,7% |
78.089 |
6,4% |
-3,3% |
5º |
AUDI |
60.796 |
5,4% |
50.922 |
4,2% |
19,4% |
6º |
BMW |
60.518 |
5,4% |
70.575 |
5,8% |
-14,3% |
7º |
SKODA |
60.003 |
5,3% |
60.930 |
5,0% |
-1,5% |
8º |
TOYOTA |
59.634 |
5,3% |
63.491 |
5,2% |
-6,1% |
9º |
FORD |
59.211 |
5,2% |
75.263 |
6,2% |
-21,3% |
10º |
FIAT |
49.450 |
4,4% |
46.852 |
3,9% |
5,5% |
11º |
OPEL/VAUXHALL |
47.778 |
4,2% |
46.243 |
3,8% |
3,3% |
12º |
CITROËN |
44.411 |
3,9% |
50.644 |
4,2% |
-12,3% |
13º |
KIA |
41.727 |
3,7% |
41.274 |
3,4% |
1,1% |
14º |
HYUNDAI |
39.401 |
3,5% |
46.134 |
3,8% |
-14,6% |
15º |
DACIA |
38.749 |
3,4% |
38.722 |
3,2% |
0,1% |
16º |
SEAT |
32.702 |
2,9% |
37.021 |
3,0% |
-11,7% |
17º |
VOLVO |
27.847 |
2,5% |
28.350 |
2,3% |
-1,8% |
18º |
NISSAN |
24.175 |
2,1% |
28.144 |
2,3% |
-14,1% |
19º |
MINI |
17.199 |
1,5% |
17.544 |
1,4% |
-2,0% |
20º |
MAZDA |
14.284 |
1,3% |
21.841 |
1,8% |
-34,6% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
1.129.223 |
... |
1.215.163 |
... |
-7,1% |
|
ACUMULADO |
9.696.928 |
... |
13.332.560 |
... |
-27,3% |
Fontes: JATO Dynamics / ACEA
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Peugeot 2008 cresce 60% e alcança melhor resultado desde 2018
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Peugeot 2008 2025 tem aumento de R$ 5.000 no preço de todas as versões
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?