Após um mês de setembro em que registrou uma levíssima recuperação, o mercado europeu voltou a apresentar números negativos em outubro. De acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no Velho Continente, foram comercializados na União Europeia, além de Islândia, Suíça, Noruega e Reino Unido, 1.129.223 veículos novos, 7,1% a menos do que em 2019.
No acumulado de 2020 (9.696.928), a queda chega a 27,3% - há dois meses, no entanto, esta retração era de quase 33%. Segmento mais representativo, os SUVs responderam por quase 41% dos registros de outubro, de acordo com relatório da consultoria JATO Dynamics. Já os veículos híbridos e elétricos superaram, pelo 2º mês consecutivo, os números de vendas de modelos movidos a diesel (26,8% x 26,3%).
Entre as montadoras, a líder Volkswagen (122.593) teve uma das maiores quedas (-17%), situação oposta à da Audi (60.796), dona da maior evolução no mês passado (+19,4%). Em disputa acirrada pela 2ª posição, vitória da Renault (79.508) sobre Peugeot (75.792) e Mercedes (75.492), esta última vice-líder nos dois meses anteriores.
Voltando a falar de modelos elétricos, destaque absoluto para o VW ID.3 chegando ao topo do ranking já no início de sua carreira, com 10.475 unidades, quase 700 unidades a mais do que o Renault Zoe (9.778). Entre os híbridos, liderança dupla da Toyota, com o Yaris (13.338) à frente do Corolla (9.728). Por fim, posição de honra para o Mercedes-Benz Classe A (4.209) entre os híbridos plug-in.
No ranking global, o Golf (27.530) se manteve à frente, mas com vantagem cada vez menor em relação aos rivais – há um ano, por exemplo, o Renault Clio, que encerrou outubro com 22.588 unidades, havia emplacado 19.576 unidades, uma diferença de quase 15 mil unidades na comparação com as 34.362 unidades do VW. Segundo em setembro, o Opel / Vauxhall Corsa (21.220) completou o pódio com crescimento de quase 60%.
Atrás do Peugeot 208 (19.130) e do Fiat Panda (19.046) – este último ausente do top 10 desde fevereiro -, o Renault Captur (18.436) retomou a liderança entre os SUVs / crossovers. Os franceses, aliás, foram os mais vendidos da categoria, com o Peugeot 2008 (17.420) na oitava posição. Único oriental da lista, o Toyota Yaris (17.671) – que é diferente da versão comercializada no Brasil - foi o 7º.
POS. |
MODELO |
OUT.20 |
% MERCADO 2020 |
OUT.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO |
1º |
VW GOLF |
27.530 |
2,4% |
34.362 |
2,8% |
-19,9% |
2º |
RENAULT CLIO |
22.588 |
2,0% |
19.576 |
1,6% |
15,4% |
3º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
21.220 |
1,9% |
13.323 |
1,1% |
59,3% |
4º |
PEUGEOT 208 |
19.130 |
1,7% |
17.746 |
1,5% |
7,8% |
5º |
FIAT PANDA |
19.046 |
1,7% |
14.827 |
1,2% |
28,5% |
6º |
RENAULT CAPTUR |
18.436 |
1,6% |
17.850 |
1,5% |
3,3% |
7º |
TOYOTA YARIS |
17.671 |
1,6% |
18.280 |
1,5% |
-3,3% |
8º |
PEUGEOT 2008 |
17.420 |
1,5% |
14.152 |
1,2% |
23,1% |
9º |
SKODA OCTAVIA |
17.216 |
1,5% |
17.608 |
1,4% |
-2,2% |
10º |
CITROËN C3 |
16.298 |
1,4% |
17.698 |
1,5% |
-7,9% |
POS. |
MARCA |
OUT.20 |
% MERCADO 2020 |
OUT.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO |
1º |
VOLKSWAGEN |
122.593 |
10,9% |
148.025 |
12,2% |
-17,2% |
2º |
RENAULT |
79.508 |
7,0% |
78.545 |
6,5% |
1,2% |
3º |
PEUGEOT |
75.792 |
6,7% |
79.813 |
6,6% |
-5,0% |
4º |
MERCEDES-BENZ |
75.492 |
6,7% |
78.089 |
6,4% |
-3,3% |
5º |
AUDI |
60.796 |
5,4% |
50.922 |
4,2% |
19,4% |
6º |
BMW |
60.518 |
5,4% |
70.575 |
5,8% |
-14,3% |
7º |
SKODA |
60.003 |
5,3% |
60.930 |
5,0% |
-1,5% |
8º |
TOYOTA |
59.634 |
5,3% |
63.491 |
5,2% |
-6,1% |
9º |
FORD |
59.211 |
5,2% |
75.263 |
6,2% |
-21,3% |
10º |
FIAT |
49.450 |
4,4% |
46.852 |
3,9% |
5,5% |
11º |
OPEL/VAUXHALL |
47.778 |
4,2% |
46.243 |
3,8% |
3,3% |
12º |
CITROËN |
44.411 |
3,9% |
50.644 |
4,2% |
-12,3% |
13º |
KIA |
41.727 |
3,7% |
41.274 |
3,4% |
1,1% |
14º |
HYUNDAI |
39.401 |
3,5% |
46.134 |
3,8% |
-14,6% |
15º |
DACIA |
38.749 |
3,4% |
38.722 |
3,2% |
0,1% |
16º |
SEAT |
32.702 |
2,9% |
37.021 |
3,0% |
-11,7% |
17º |
VOLVO |
27.847 |
2,5% |
28.350 |
2,3% |
-1,8% |
18º |
NISSAN |
24.175 |
2,1% |
28.144 |
2,3% |
-14,1% |
19º |
MINI |
17.199 |
1,5% |
17.544 |
1,4% |
-2,0% |
20º |
MAZDA |
14.284 |
1,3% |
21.841 |
1,8% |
-34,6% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
1.129.223 |
... |
1.215.163 |
... |
-7,1% |
|
ACUMULADO |
9.696.928 |
... |
13.332.560 |
... |
-27,3% |
Fontes: JATO Dynamics / ACEA
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot 2008 2025 tem aumento de R$ 5.000 no preço de todas as versões
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Teste Peugeot 2008 GT 2025: justiça seja feita