Após um leve crescimento em setembro depois de oito meses seguidos em baixa, o mercado alemão voltou a presentar números negativos. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país mais rico da Europa, os 274.303 veículos novos comercializados em outubro representaram uma retração de 3,6% frente a 2019.
O acumulado, de 2.316.134 unidades, já é 23,4% inferior ao dos 10 primeiros meses do ano passado. Considerando o retorno de restrições impostas por conta do aumento de casos da COVID-19 no país e a diminuição da atividade econômica prevista para os dois últimos meses do ano, especialistas mantiveram a projeção de que 2020 deverá ser o pior ano para o mercado automotivo local desde 1985.
Na disputa entre as montadoras, a líder Volkswagen (47.204) perdeu 17% dos compradores de um ano atrás e viu uma diferença superior a 23 mil unidades em relação à rival mais próxima cair para menos de 15 mil. Já a Mercedes-Benz (36.698), que completou seis meses seguidos com market share acima dos 10% (11,9%), só não superou o recorde de outubro de 2018 (12,6%). Menção honrosa também para a Dacia (4.568), que avançou quase 60%.
Já entre os modelos, os tempos de liderança absoluta do Golf parecem estar ficando para trás. Em baixa de quase 42%, o best-seller da VW encerrou outubro com pouco mais de 4 mil unidades de vantagem sobre o Opel Corsa (7.185), novamente vice-líder em com melhor resultado comercial em pelo menos uma década, de acordo com os registros do Best Selling Cars Blog – há um ano, a diferença do Golf para o rival mais próximo foi de quase 12 mil.
O grande responsável por esta queda do líder parece ser a maior aposta da VW nos últimos anos: com 2.647 unidades, o novato ID.3 surgiu em seu 1º top 30 e mostra potencial para avançar fortemente nos próximos meses – em alguns mercados europeus o modelo já surge no topo da tabela. Mas o grande destaque de outubro, no entanto, veio da Renault.
Com 5.010 unidades, o Zoe, além de liderar entre os modelos elétricos, conquistou uma inédita posição no top 10, muito próximo do top 5. Tradicional vice-líder nos últimos anos, o VW Tiguan (4.656) perdeu quase 40% de seus compradores e caiu para 9º, atrás do BMW Série 3 (4.955). Em 10º, o Classe E (4.364) foi o melhor Mercedes, enquanto o A4 (3.364) foi o Audi mais bem posicionado, apesar de aparecer apenas na 18ª colocação.
POS. | MODELO | OUT.20 | % MERCADO 2020 | OUT.19 | % MERCADO 2019 | % VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | VW GOLF | 11.290 | 4,1% | 19.436 | 6,8% | -41,9% |
2º | OPEL CORSA | 7.185 | 2,6% | 3.787 | 1,3% | 89,7% |
3º | VW T-ROC | 5.428 | 2,0% | 4.150 | 1,5% | 30,8% |
4º | VW PASSAT | 5.209 | 1,9% | 4.475 | 1,6% | 16,4% |
5º | SKODA OCTAVIA | 5.208 | 1,9% | 3.839 | 1,3% | 35,7% |
6º | FORD FOCUS | 5.132 | 1,9% | 4.705 | 1,7% | 9,1% |
7º | RENAULT ZOE | 5.010 | 1,8% | 458 | 0,2% | 993,9% |
8º | BMW SÉRIE 3 | 4.955 | 1,8% | 4.426 | 1,6% | 12,0% |
9º | VW TIGUAN | 4.656 | 1,7% | 7.662 | 2,7% | -39,2% |
10º | MERCEDES CLASSE E | 4.364 | 1,6% | 5.775 | 2,0% | -24,4% |
11º | MINI | 4.347 | 1,6% | 4.707 | 1,7% | -7,6% |
12º | MERCEDES CLASSE A | 4.279 | 1,6% | 4.370 | 1,5% | -2,1% |
13º | VW POLO | 4.227 | 1,5% | 4.298 | 1,5% | -1,7% |
14º | MERCEDES GLC | 4.172 | 1,5% | 4.895 | 1,7% | -14,8% |
15º | MERCEDES CLASSE C | 4.030 | 1,5% | 5.742 | 2,0% | -29,8% |
16º | OPEL ASTRA | 3.608 | 1,3% | 4.434 | 1,6% | -18,6% |
17º | HYUNDAI KONA | 3.583 | 1,3% | 2.049 | 0,7% | 74,9% |
18º | AUDI A4 | 3.364 | 1,2% | 3.010 | 1,1% | 11,8% |
19º | AUDI A3 | 3.290 | 1,2% | 1.938 | 0,7% | 69,8% |
20º | VW TRANSPORTER | 3.206 | 1,2% | 2.468 | 0,9% | 29,9% |
21º | SEAT ATECA | 3.168 | 1,2% | 1.941 | 0,7% | 63,2% |
22º | FORD FIESTA | 3.122 | 1,1% | 4.326 | 1,5% | -27,8% |
23º | FIAT 500 | 3.084 | 1,1% | 2.840 | 1,0% | 8,6% |
24º | VW UP | 3.058 | 1,1% | 2.315 | 0,8% | 32,1% |
25º | BMW SÉRIE 1 | 2.998 | 1,1% | 2.607 | 0,9% | 15,0% |
26º | AUDI Q5 | 2.925 | 1,1% | 1.737 | 0,6% | 68,4% |
27º | MERCEDES CLA | 2.662 | 1,0% | 2.028 | 0,7% | 31,3% |
28º | VW ID.3 | 2.647 | 1,0% | 0 | - | - |
29º | FIAT DUCATO | 2.616 | 1,0% | 1.426 | 0,5% | 83,5% |
30º | AUDI Q3 | 2.535 | 0,9% | 1.826 | 0,6% | 38,8% |
31º | TOYOTA YARIS | 2.532 | 0,9% | 2.016 | 0,7% | 25,6% |
32º | AUDI A6 | 2.439 | 0,9% | 3.341 | 1,2% | -27,0% |
33º | BMW SÉRIE 5 | 2.415 | 0,9% | 3.159 | 1,1% | -23,6% |
34º | SKODA KAROQ | 2.413 | 0,9% | 2.223 | 0,8% | 8,5% |
35º | VW TOURAN | 2.402 | 0,9% | 2.844 | 1,0% | -15,5% |
36º | MERCEDES CLASSE V | 2.386 | 0,9% | 2.137 | 0,8% | 11,7% |
37º | KIA CEED | 2.367 | 0,9% | 2.000 | 0,7% | 18,4% |
38º | FORD PUMA | 2.366 | 0,9% | - | - | - |
39º | SKODA SUPERB | 2.302 | 0,8% | 1.864 | 0,7% | 23,5% |
40º | MERCEDES CLASSE B | 2.296 | 0,8% | 3.147 | 1,1% | -27,0% |
41º | RENAULT CLIO | 2.247 | 0,8% | 1.445 | 0,5% | 55,5% |
42º | BMW SÉRIE 2 | 2.233 | 0,8% | 2.718 | 1,0% | -17,8% |
43º | MERCEDES GLE | 2.221 | 0,8% | 1.031 | 0,4% | 115,4% |
44º | VW T-CROSS | 2.219 | 0,8% | 3.582 | 1,3% | -38,1% |
45º | RENAULT CAPTUR | 2.143 | 0,8% | 2.809 | 1,0% | -23,7% |
46º | OPEL CROSSLAND X | 2.077 | 0,8% | 1.791 | 0,6% | 16,0% |
47º | MERCEDES GLA | 1.959 | 0,7% | 1.455 | 0,5% | 34,6% |
48º | SKODA KAMIQ | 1.934 | 0,7% | 776 | 0,3% | 149,2% |
49º | SEAT LEON | 1.915 | 0,7% | 2.601 | 0,9% | -26,4% |
50º | FORD KUGA | 1.900 | 0,7% | 5.035 | 1,8% | -62,3% |
POS. | MARCA | OUT.20 | % MERCADO 2020 | OUT.19 | % MERCADO 2019 | % VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | VW | 47.204 | 17,2% | 56.877 | 20,0% | -17,0% |
2º | MERCEDES-BENZ | 32.698 | 11,9% | 33.606 | 11,8% | -2,7% |
3º | AUDI | 20.922 | 7,6% | 16.990 | 6,0% | 23,1% |
4º | BMW | 20.825 | 7,6% | 24.319 | 8,5% | -14,4% |
5º | SKODA | 17.151 | 6,3% | 15.928 | 5,6% | 7,7% |
6º | OPEL | 16.867 | 6,1% | 13.753 | 4,8% | 22,6% |
7º | FORD | 16.572 | 6,0% | 22.365 | 7,9% | -25,9% |
8º | RENAULT | 12.940 | 4,7% | 10.118 | 3,6% | 27,9% |
9º | HYUNDAI | 10.458 | 3,8% | 10.378 | 3,6% | 0,8% |
10º | SEAT | 9.944 | 3,6% | 9.800 | 3,4% | 1,5% |
11º | TOYOTA | 7.979 | 2,9% | 7.237 | 2,5% | 10,3% |
12º | FIAT | 6.733 | 2,5% | 5.554 | 2,0% | 21,2% |
13º | KIA | 6.352 | 2,3% | 5.723 | 2,0% | 11,0% |
14º | PEUGEOT | 5.054 | 1,8% | 5.752 | 2,0% | -12,1% |
15º | VOLVO | 4.571 | 1,7% | 4.498 | 1,6% | 1,6% |
16º | DACIA | 4.568 | 1,7% | 2.889 | 1,0% | 58,1% |
17º | MINI | 4.347 | 1,6% | 4.707 | 1,7% | -7,6% |
18º | CITROËN | 3.906 | 1,4% | 3.863 | 1,4% | 1,1% |
19º | MAZDA | 3.800 | 1,4% | 6.186 | 2,2% | -38,6% |
20º | MITSUBISHI | 3.432 | 1,3% | 4.547 | 1,6% | -24,5% |
| TOTAL | 274.303 | 100,0% | 284.593 | 100,0% | -3,6% |
| ACUMULADO | 2.316.134 | 100,0% | 3.024.751 | 100,0% | -23,4% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog