Especulado desde o mês de março, o Lamborghini Huracán Super Trofeo Omologata finalmente se torna realidade. Desenvolvido como uma versão de pista preparada essencialmente para as ruas, o modelo adota motor V10 e chega como sucessor direto do Huracán Performante. Na prática, fica posicionado acima do Huracán Evo e vem exclusivamente com layout de tração traseira.
Conforme explica a marca, o STO se caracteriza por oferecer atualizações verdadeiramente pensadas para uso em competições e, ao mesmo tempo, legalizadas para uso em estradas. Além disso, pesa cerca de 43 kg a menos do que o Performante e usa fibra de carbono em mais de 75% da carroceria. No total, o esportivo pesa apenas 1.339 kg - quase o mesmo que um hatch médio europeu típico com motor de três cilindros.
Na dianteira, a receita aerodinâmica deixou capô, para-lamas e para-choque integrados em um único elemento, remetendo ao icônico Miura e ao espetacular Sesto Elemento. Na parte traseira, os para-lamas incorporam entradas de ar no estilo NACA. A lista de novidades inclui ainda aleta traseira e spoiler ajustável, resultando em aumento de eficiência aerodinâmica de 37% e 53% mais downforce sobre o Huracán Performante.
A Lamborghini também diz que atualizou o sistema de frenagem com uma configuração de carbono-cerâmica Brembo CCM-R, derivada de carros de F1, para fornecer condutividade térmica, resistência ao estresse e poder de parada muito maior. Além disso, a marca está adicionando três novos modos de condução: STO (voltado para as ruas), Trophy (pensado para as pistas) e Rain (uso em pisos molhados).
A potência permanece inalterada em comparação com o Huracán Evo com tração nas quatro rodas e o antigo Huracán Performante, ou seja, 640 cv extraídos do motor 5.2 V10 naturalmente aspirado. Curiosamente, o torque é de “apenas” 57,6 kgfm, contra 61,2 kgfm dos demais modelos.
Tanto o interior quanto o exterior podem ser personalizados com “um número infinito de combinações de pintura e acabamento” por meio do programa Ad Personam. O modelo de lançamento é apresentado com acabamento em dois tons que mescla Blue Laufey e California Orange. O mesmo vale para a cabine, onde há bancos de fibra de carbono com cinto de segurança de quatro pontos. A fibra de carbono também foi usada no forro das portas e nos tapetes, tudo pensando na redução de peso.
No que diz respeito ao desempenho, o Huracán STO faz bonito. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos, sendo 9 segundos para fazer 0-200 km/h. A velocidade máxima é de 310 km/h. Segundo a marca, os freios Brembo ajudam o supercarro a parar completamente em apenas 30 metros quando vindo a 100 km/h.
Nos Estados Unidos, os preços começam em U$$ 327.838, cerca de R$ 1,7 milhão numa conversão direta. As primeiras unidades serão entregues a partir de março de 2021.
Fotos: Divulgação
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