Atuante no Brasil desde o mês de julho, a KINTO - empresa de soluções de mobilidade da Toyota - anuncia nesta semana novos investimentos para entrada no mercado de gestão de frotas corporativas. Batizado de KINTO One, o novo serviço deve atender especialmente empresas interessadas em terceirizar sua frota de veículos e oferta veículos das marcas Toyota e Lexus para locação.
A KINTO acredita no potencial de crescimento deste mercado e, entre outras vantagens, destaca a questão dos custos - segundo a empresa, frotas próprias podem custar de 20% a 30% mais do que os veículos alugados. Dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) indicam que entre 80% e 90% das empresas que utilizam veículos no Brasil (comerciais leves, automóveis ou caminhões) ainda contam com frotas próprias.
O serviço vale para todo o território brasileiro e inclui, além da locação, a parte de documentação, seguro (total ou contra terceiros), telemetria, gestão de multa, manutenção preventiva e/ou corretiva, logística, troca de pneus, assistência e call center 24 horas, ferramentas e relatórios para gestão de frota e customização de veículos.
Outra vantagem é a flexibilidade na hora da contratação. Sem exigência de um número mínimo de veículos, a empresa tem a possibilidade, por exemplo, de solicitar apenas um ou dois automóveis para uso exclusivo da diretoria. A lista vai desde modelos mais simples (como o Yaris) até blindados (a Toyota oferece serviços de blindagem certificada desde o final de 2019) e híbridos (Corolla, RAV4 e toda linha Lexus).
"Dentro dessa nova tendência de mercado, começamos um processo de transformação dentro de casa. Procuramos novas linhas de negócio que nos permitam ser ainda mais sustentáveis. A Kinto vai utilizar os carros Toyota e Lexus, e ao mesmo tempo, vai utilizar a plataforma de sua rede de concessionários aproveitando toda a capilaridade pelo Brasil", disse Rafael Chang, presidente da Toyota.
O serviço já possui uma carteira de clientes composta por indústrias, empresas de energia, prestadoras de serviços, instituições financeiras e de tecnologia. Aproximadamente 5 mil veículos estão em processo de cotação por 250 empresas. Cerca de R$ 1,1 bilhão serão investidos nos próximos 5 anos para ampliação da frota.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'