Lançado oficialmente no final de outubro, com importação via México, o novo Nissan Versa 2021 já está nas concessionárias. E como na estreia tivemos acesso somente à versão topo de linha Exclusive, aproveitamos para conhecer as variantes mais baratas na loja. Afinal, qual a versão com melhor custo-benefício? O que muda de uma para a outra? Confira a seguir.
Começando pelo Versa Sense (fotos abaixo), tabelado a R$ 72.990, ele é o único a oferecer câmbio manual de 5 marchas, modelo que deverá ser o menos vendido - tanto é que a unidade exposta na concessionária visitada pela reportagem do Motor1.com era com a transmissão automática CVT (tabelado a R$ 77.990). Já vem com chave presencial, botão de partida, controle de estabilidade, 6 airbags, piloto automático e sensor de estacionamento traseiro.
Internamente, traz um rádio simples com Bluetooth (multimídia só a partir da Advance) e cluster analógico, mas já tem o revestimento do banco (tecido) em duas cores, assim como o painel com uma faixa na cor bege, que dá um aspecto mais requintado mesmo nesta configuração de entrada.
Por fora, porém, o visual fica mais pobre por conta das rodas aro 15" com calotas (pneus 195/65 R15) e pela ausência dos faróis de neblina. Mas ao menos mantém o charme do detalhe preto na coluna C que faz a ligação das janelas laterais com o vigia traseiro.
Passando ao Versa Advance (fotos abaixo), de R$ 83.490, ele nos pareceu o mais equilibrado em termos de preço e conteúdo. Na parte externa, adiciona rodas de liga aro 16" com acabamento diamantado (pneus 205/55 R16) e faróis de neblina. Por dentro, repete o acabamento e as cores da versão Sense, mas com acréscimo da central multimídia Nissan Connect de 7" (com conexões Apple CarPlay e Android Auto) e do cluster digital com tela TFT de 7" configurável, além do alerta de objetos no banco traseiro. Mas os bancos ainda são de tecido e o ar condicionado é analógico.
Quem fizer questão do couro e do ar digital terá de levar o Versa Exclusive, modelo topo de linha que ainda acrescenta rodas aro 17" (pneus 205/50 R17), faróis Full-LED, câmeras 360 graus para auxílio em manobras e o sistema Nissan Safety Shield, que inclui alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, monitor de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro. O preço, porém, é de R$ 92.990, uma salgada diferença de R$ 9.500 para o intermediário Advance.
Seja qual for a versão escolhida, o novo Versa vem sempre equipado com o motor 1.6 16V Flex conhecido do Kicks, que entrega 114 cv e 15,5 kgfm, aliado ao câmbio manual de 5 marchas (versão Sense) ou automático do tipo CVT com simulação de 6 marchas (demais versões). Havia expectativa de que o sedã estreasse a versão evoluída deste propulsor, com 118 cv, mas por conta da pandemia o plano da Nissan acabou não se concretizando - quem sabe no Kicks reestilizado em 2021?
Vale lembrar que a chegada do novo Versa não significou o fim do antigo modelo, agora rebatizado como Versa V-Drive e oferecido com preços a partir de R$ 59.990.
Fotos: Daniel Messeder/Motor1.com (proibida reprodução total ou parcial deste conteúdo sem autorização prévia)
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