O mês de novembro será bem animado para a Honda. Além de apresentar um protótipo da nova geração do Civic no dia 17, a marca ainda confirma que irá revelar o novo Honda City Hatchback no dia 24 de novembro - variante baseada na sétima geração do sedã. Desta vez, será um modelo global e, como Motor1.com adiantou em primeira mão, será produzido em Itirapina (SP) a partir de 2021.
Até esta geração, o Honda City Hatchback já existia, sendo oferecido na China com o nome de Gienia. Isso muda com a nova versão, desenvolvida para ser vendida em outros mercados, tanto que a apresentação será feita na Tailândia. Irá mirar nos mercados emergentes, ocupando o espaço que era do Fit, pois a nova geração do monovolume encareceu bastante com os novos equipamentos.
Assim como no caso do novo Civic, nós já conhecemos o design do City Hatch por causa de imagens de registro do desenho industrial feitas na Ásia (e depois no Brasil). A parte dianteira será idêntica a que vimos no sedã, mudando a partir da coluna B. A traseira é mais curta, adotando uma nova tampa do porta-malas e um spoiler na parte superior. As lanternas são iguais às do sedã.
Na Tailândia, é dado como certo que terá o motor 1.0 turbo de três cilindros que já equipa o City Sedan por lá. Gera 122 cv a 5.500 rpm e 17,6 kgfm de torque entre 2.000 e 4.500 rpm, sempre com um câmbio automático do tipo CVT que simula 7 marchas. Este motor também está previsto para o Brasil, adaptado para usar etanol também, e ainda deve usar uma nova versão do 1.5 aspirado, agora com 131 cv.
Ainda há informações de que o City Hatch terá uma versão híbrida em um segundo momento, adotando um sistema parecido com o do Fit, com dois motores elétricos. Teremos mais detalhes sobre esta mecânica no dia 24, pois a Honda irá apresentar também o City e:HEV, variante eletrificada do sedã.
Como Motor1.com adiantou com exclusividade, o City Hatch será a nova aposta da marca no Brasil, seguindo o que a Toyota fez com o Yaris ao oferecer o carro nas duas carrocerias. Será um modelo mais barato por conta do compartilhamento de componentes, para ter preços abaixo do novo Fit – que também virá ao país, mas subirá de patamar.
Projeção: OverboostBR
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo City 2025: Honda separa sedã e hatch; veja os preços e o que muda
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Honda City terá nova geração em 2028 com 'mudança radical de design'
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Honda City reestilizado acelera testes no Brasil e será lançado em breve
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Honda City com novo visual já roda em testes no Brasil; veja flagra