O segmento de SUVs e crossovers médios e grandes encerrou o mês de outubro com pouco mais de 11,1 mil unidades emplacadas, uma retração de 4,3% em relação ao mesmo período de 2019. Dos 26 modelos com pelo menos uma unidade registrada no mês passado, o líder Compass respondeu por mais de 55% do total de emplacamentos das duas categorias.
Com 6.161 unidades, melhor desempenho desde julho do ano passado (6.170), o representante da Jeep entre os médios atingiu quase 65% de market share. Na comparação com o Tiguan (798), vice-líder, o Compass teve resultado quase 8 vezes melhor. Embora mais distante do VW neste mês, o Chevrolet Equinox (476) completou o pódio em alta superior a 83%.
Além do Jeep, outro grande destaque do mês veio da Mitsubishi. Quinto em setembro, o Eclipse Cross (379) subiu uma posição graças ao seu novo recorde de emplacamentos. Já o Ford Territory (332), quarto no último ranking, perdeu uma disputa acirradíssima contra o Toyota RAV4 (334) por um lugar no top 5.
O mês também foi positivo para o Mitsubishi Outlander (270), em alta de quase 60%, que superou o Caoa Chery Tiggo 7 (224). Mais do que dobrando os números de 2019, o Hyundai Tucson (164) – cuja nova geração já foi apresentada no exterior – novamente ficou à frente do Kia Sportage (150), que não vive um bom momento comercial, e deixou fora do top 10 o Hyundai ix35 (133) - estes dois últimos com quedas acima dos 68%.
Na faixa superior, mesmo em baixa superior a 27% nos últimos 12 meses, o Toyota SW4 (862) ampliou a participação de mercado em relação a setembro e emplacou mais do que o triplo do recém-renovado Chevrolet Trailblazer (249, +36%). Vice-líder no mês anterior, o novato Caoa Chery Tiggo 8 (172) foi superado pelo Mitsubishi Pajero (229) e ficou fora do pódio.
SUVs / Crossovers II |
||||||||
POS. |
MODELO |
OUT/20 |
SET/20 |
OUT/19 |
% OUT 20 |
% SET 20 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
JEEP COMPASS |
6161 |
6042 |
5727 |
64,37% |
60,54% |
1,97% |
7,58% |
2º |
VW TIGUAN |
798 |
739 |
1088 |
8,34% |
7,40% |
7,98% |
-26,65% |
3º |
CHEVROLET EQUINOX |
476 |
723 |
260 |
4,97% |
7,24% |
-34,16% |
83,08% |
4º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
379 |
352 |
156 |
3,96% |
3,53% |
7,67% |
142,95% |
5º |
TOYOTA RAV4 |
334 |
321 |
473 |
3,49% |
3,22% |
4,05% |
-29,39% |
6º |
FORD TERRITORY |
332 |
370 |
0 |
3,47% |
3,71% |
-10,27% |
- |
7º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
270 |
293 |
169 |
2,82% |
2,94% |
-7,85% |
59,76% |
8º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
224 |
321 |
314 |
2,34% |
3,22% |
-30,22% |
-28,66% |
9º |
HYUNDAI TUCSON |
164 |
233 |
76 |
1,71% |
2,33% |
-29,61% |
115,79% |
10º |
KIA SPORTAGE |
150 |
149 |
472 |
1,57% |
1,49% |
0,67% |
-68,22% |
11º |
HYUNDAI IX35 |
133 |
261 |
595 |
1,39% |
2,62% |
-49,04% |
-77,65% |
12º |
PEUGEOT 3008 |
91 |
81 |
213 |
0,95% |
0,81% |
12,35% |
-57,28% |
13º |
MITSUBISHI ASX |
44 |
65 |
323 |
0,46% |
0,65% |
-32,31% |
-86,38% |
14º |
JAC T60 |
9 |
6 |
0 |
0,09% |
0,06% |
50,00% |
- |
15º |
HONDA CR-V |
4 |
10 |
77 |
0,04% |
0,10% |
-60,00% |
-94,81% |
16º |
PEUGEOT 5008 |
2 |
14 |
30 |
0,02% |
0,14% |
-85,71% |
-93,33% |
|
|
9571 |
9980 |
9973 |
100,00% |
100,00% |
-4,10% |
-4,03% |
SUVs / Crossovers III |
||||||||
POS. |
MODELO |
OUT/20 |
SET/20 |
OUT/19 |
% OUT 20 |
% SET 20 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
TOYOTA SW4 |
862 |
920 |
1186 |
55,36% |
51,89% |
-6,30% |
-27,32% |
2º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
249 |
254 |
183 |
15,99% |
14,33% |
-1,97% |
36,07% |
3º |
MITSUBISHI PAJERO |
229 |
215 |
217 |
14,71% |
12,13% |
6,51% |
5,53% |
4º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
172 |
330 |
0 |
11,05% |
18,61% |
-47,88% |
- |
5º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
14 |
14 |
6 |
0,90% |
0,79% |
0,00% |
133,33% |
6º |
KIA SORENTO |
13 |
16 |
33 |
0,83% |
0,90% |
-18,75% |
-60,61% |
7º |
FORD EDGE |
8 |
6 |
3 |
0,51% |
0,34% |
33,33% |
166,67% |
8º |
JEEP WRANGLER |
7 |
13 |
20 |
0,45% |
0,73% |
-46,15% |
-65,00% |
9º |
HYUNDAI SANTA FE |
2 |
2 |
3 |
0,13% |
0,11% |
0,00% |
-33,33% |
10º |
LIFAN X80 |
1 |
3 |
5 |
0,06% |
0,17% |
-66,67% |
-80,00% |
1557 |
1773 |
1656 |
100,00% |
100,00% |
-12,18% |
-5,98% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira