No fim de 2019, o grupo PSA e a Fiat Chrysler Automobiles assinaram um acordo que mais tarde deu origem a uma nova empresa chamada Stellantis. O processo de união entre os dois gigantes grupos automotivos deve ser concluído no ano que vem, mas alguns planos de manufatura e produção já estão sendo discutidos. De acordo com a Automotive News Europe, estes planos podem trazer más notícias para alguns modelos e marcas.
O destaque fica para o mercado chinês, onde as vendas da PSA caíram drasticamente nos últimos anos. Do lado FCA, a Jeep é a única marca oferecida na China e as vendas caíram 36% no ano passado. O crescimento da concorrência com fabricantes japoneses e chineses são alguns dos fatores, e estes números levam os executivos a considerar algumas opções quando a Stellantis estiver concluída. O CEO da PSA, Carlos Tavares, comparou o esforço com um novo começo na China, enquanto o CFO da PSA, Philippe de Rovira, disse que não faz sentido continuar com tantas marcas e plataformas no novo grupo.
Claro que tudo ainda está num estágio inicial e não há detalhes de quais modelos ou marcas podem sair da China. A Stellantis será a quarta maior fabricante de automóveis do mundo, com 13 marcas, incluindo gigantes como Peugeot, Citroën, RAM e Jeep. As marcas manterão suas identidades - não existirá um modelo da Stellantis como marca - mas a criação de plataformas em comum para todos será um corte de custos considerável para todos. Isso significa que muitos novos modelos devem aparecer com o tempo.
A redução de modelos e marcas na China deve impactar também outros mercados. A redução de custos é uma das metas da aliança e, se acontecer isso na China, deve acontecer também em outros mercados. A Chrysler é uma que pode sumir, assim como a Lancia. Em resumo, os próximos anos serão interessantes e drásticos.
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