O lançamento do Nissan Magnite na Índia está próximo, previsto para o final de novembro, então a fabricante começa a divulgar mais detalhes em seu site. O crossover compacto tem como novidade a estreia do motor 1.0 turbo de três cilindros, que finalmente é confirmado com 100 cv e 16,3 kgfm de torque, prometendo fazer até 20 km/litro. O modelo virá ao Brasil, produzido no país a partir de 2022 para ser a nova opção básica.
Feito sobre a plataforma modular CMF-A+, uma versão estendida da base do Renault Kwid, o Nissan Magnite mede 3,994 metros de comprimento, 1,758 m de largura. 1,572 m de altura e tem um entre-eixos de 2,500 m. A altura em relação ao solo é de 20,5 centímetros, na média dos SUVs. Seu porta-malas tem capacidade para 336 litros, subindo para 690 litros com os bancos traseiros rebatidos. Será bem leve, pensando entre 939 kg e 1.039 kg dependendo da versão.
A motorização terá duas opções. A versão mais básica do carro utilizará o motor 1.0 aspirado de três cilindros, entregando 72 cv a 6.250 rpm e 9,8 kgfm de torque a partir de 3.500 rpm, sempre com o câmbio manual de 5 marchas. Segundo a Nissan, deve entregar um rendimento energético de 18,75 km/litro.
As mais caras terão o inédito 1.0 turbo, que enfim teve seus números revelados. Gera 100 cv a 5.000 rpm e 16,3 kgfm entre 2.800 e 3.600 giros, quando equipado com a transmissão manual, enquanto a variante com o câmbio CVT conta com 15,2 kgfm entre 2.200 rpm e 4.400 rpm. A variante automática faz 17,7 km/litro, enquanto a manual chega a 20 km/litro.
Como é um carro bem básico, terá freios a disco nas rodas dianteiras e tambores na traseira, enquanto a suspensão é MacPherson na frente e usa eixo de torção na parte de trás. As rodas são de 16 polegadas, usando pneus 195/60 R16 e um estepe de medidas 185/65 R15.
Na Índia, o Magnite será vendido em quatro níveis de acabamento: XE, XL, XV e XV Premium, sendo que a mais básica será oferecida somente com o 1.0 aspirado. De acordo com a Nissan, somando as variantes por acabamento e motorização, mais os opcionais, o crossover oferece 20 configurações. De série, traz sensor de estacionamento traseiro, desembaçador traseiro, alerta de cinto de segurança, rodas aro 16” de aço, painel de instrumentos com tela LCD de 3,5” para o computador de bordo, ar-condicionado, direção elétrica e vidros dianteiros elétricos.
A versão mais completa e com todos os opcionais adiciona faróis em LED, assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e tração, monitoramento da pressão dos pneus, câmera 360°, chave presencial, rodas aro 16” de liga leve, central multimídia com tela de 8” compatível com Android Auto e Apple CarPlay, sensor de ponto cego, controle de cruzeiro, painel de instrumentos com tela TFT de 7”, ar-condicionado automático, carregador wireless para smartphone, sistema de som da JBL, iluminação ambiente e mais.
Apesar da estreia na Índia acontecer ainda neste ano, a chegada do Nissan Magnite ao Brasil levará mais um tempo para acontecer. Isso porque o carro deve passar por mudanças estruturais, como foi com o Renault Kwid, para atender às regras mais rígidas de homologação do nosso mercado – o Kwid nacional é 20% mais pesado do que o indiano por causa da adição de chapas de aço de alta resistência e outras mudanças. O lançamento é esperado para março de 2022.
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