Mais de um ano e meio depois de anunciar que fecharia a fábrica de São Bernardo do Campo (SP), a Ford confirma que encerrou o processo de venda do complexo e do terreno. Quem ficará com o local é a Construtora São José e a FRAM Capital, empresa de gestão de recursos. O valor pago na negociação não foi revelado, mas informações extra oficiais diziam que o valor pago é de R$ 550 milhões.
A notícia de que a Construtora São José compraria a fábrica já havia sido revelada em junho, quando Mauro Silvestri, sócio-fundador da empresa, disse ao site InfoMoney que estava comprando a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo. O executivo ainda disse que o local seria usado para o setor logístico e que até considera usar uma parte dos 1 milhão de metros quadrados e alugar para alguma fabricante de carros – a fábrica ocupava 500 mil metros de todo o terreno.
No comunicado, a Ford diz que as duas empresas foram as que apresentaram a melhor alternativa para o local entre uma série de potenciais compradores. “Desde o início deste processo, demos prioridade para projetos que melhor atendessem as necessidades da região”, afirma Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais. “Estamos muito felizes em concluir essa transação com a Construtora São José e com a FRAM Capital, empresas conceituadas e com ampla experiência em seus segmentos de atuação, que contribuirão com a geração de empregos e o desenvolvimento de São Bernardo do Campo”.
Todo o processo de fechamento da fábrica foi bem conturbado. Com a possibilidade de perder centenas de vagas de emprego e causar um impacto na região, a prefeitura de São Bernardo do Campo e o governo do estado de São Paulo se uniram para procurar por clientes interessados na fábrica. Um deles foi o Grupo Caoa, que pretendia montar modelos de uma nova marca chinesa no país, mas que acabou desistindo do negócio. Rumores diziam que outras empresas chinesas demonstraram interesse no complexo industrial.
O fim da fábrica no ABC reduz a operação fabril da Ford no país para somente dois locais, com a fábrica de motores em Taubaté (SP) e o complexo em Camaçari (BA), onde são feitos Ka, Ka Sedan e EcoSport. A decisão fez parte de um esforço de reestruturação da fabricante, fechando fábricas em outros países como França e Rússia.
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