Após oito meses consecutivos com queda nas vendas, o mercado alemão reagiu em setembro. Foram comercializados 265.227 veículos novos, 8,4% a mais do que no mesmo período de 2019. O acumulado de 2020, no entanto, ainda preocupa: de acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, as 2.041.831 unidades ainda mostram uma retração de quase 26%.
As projeções de especialistas ainda apontam que 2020 deverá ser o pior ano desde 1985. Por montadoras, apenas a Ford (18.696), 4ª, e a Opel (13.388), 7ª, tiveram resultados negativos no top 10. Vice-líder, a Mercedes-Benz (27.360) completou cinco meses seguidos com mais de 10% de participação de mercado. Destaque também para a Renault (12.115) e para a Seat (11.717), ambas com avanços acima dos 58%.
Após dois meses seguidos em alta, o líder VW Golf (11.681) perdeu fôlego (-24,5%) – já será o efeito da chegada do ID.3? – e viu cair para pouco mais de 5 mil unidades a sua vantagem sobre o destaque do mês. Líder de vendas no Reino Unido no mês passado, o novo Opel Corsa (6.146) conquistou os alemães e atingiu uma posição da qual estava longe há exatos dois anos.
O mês também foi extremamente positivo para o VW Passat (5.443), que praticamente dobrou as vendas de 2019, e para o Mercedes GLC (4.327), em 8º, o carro mais vendido da marca pelo 2º mês seguido. Após seis meses no top 10, a van Fiat Ducato (3.261) caiu para a 17ª posição. Destaque negativo para o VW Polo (2.907), que ficou fora do top 20.
POS. |
MODELO |
SET.20 |
% MERCADO 2020 |
SET.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
VW GOLF |
11.681 |
4,4% |
15.464 |
6,3% |
-24,5% |
2º |
OPEL CORSA |
6.146 |
2,3% |
5.023 |
2,1% |
22,4% |
3º |
VW PASSAT |
5.443 |
2,1% |
2.786 |
1,1% |
95,4% |
4º |
SKODA OCTAVIA |
5.333 |
2,0% |
3.604 |
1,5% |
48,0% |
5º |
SEAT LEON |
5.062 |
1,9% |
1.614 |
0,7% |
213,6% |
6º |
MINI |
4.780 |
1,8% |
4.565 |
1,9% |
4,7% |
7º |
FIAT 500 |
4.585 |
1,7% |
4.237 |
1,7% |
8,2% |
8º |
MERCEDES GLC |
4.327 |
1,6% |
3.558 |
1,5% |
21,6% |
9º |
FORD FOCUS |
4.240 |
1,6% |
5.126 |
2,1% |
-17,3% |
10º |
VW TIGUAN |
4.135 |
1,6% |
5.178 |
2,1% |
-20,1% |
11º |
MERCEDES CLASSE A |
3.830 |
1,4% |
3.966 |
1,6% |
-3,4% |
12º |
FORD KUGA |
3.706 |
1,4% |
2.324 |
1,0% |
59,5% |
13º |
RENAULT ZOE |
3.603 |
1,4% |
634 |
0,3% |
468,3% |
14º |
MERCEDES CLASSE E |
3.394 |
1,3% |
4.080 |
1,7% |
-16,8% |
15º |
VW T-ROC |
3.388 |
1,3% |
2.914 |
1,2% |
16,3% |
16º |
MERCEDES CLASSE C |
3.311 |
1,2% |
5.021 |
2,1% |
-34,1% |
17º |
FIAT DUCATO |
3.261 |
1,2% |
1.105 |
0,5% |
195,1% |
18º |
HYUNDAI KONA |
3.116 |
1,2% |
2.140 |
0,9% |
45,6% |
19º |
HYUNDAI I20 |
3.090 |
1,2% |
1.592 |
0,7% |
94,1% |
20º |
BMW SÉRIE 1 |
3.033 |
1,1% |
1.394 |
0,6% |
117,6% |
21º |
FORD FIESTA |
2.954 |
1,1% |
2.642 |
1,1% |
11,8% |
22º |
VW POLO |
2.907 |
1,1% |
2.623 |
1,1% |
10,8% |
23º |
BMW SÉRIE 2 |
2.800 |
1,1% |
2.794 |
1,1% |
0,2% |
24º |
TESLA MODEL3 |
2.776 |
1,0% |
1.516 |
0,6% |
83,1% |
25º |
AUDI A4 |
2.751 |
1,0% |
2.075 |
0,8% |
32,6% |
26º |
BMW SÉRIE 5 |
2.731 |
1,0% |
2.670 |
1,1% |
2,3% |
27º |
OPEL ASTRA |
2.690 |
1,0% |
3.743 |
1,5% |
-28,1% |
28º |
KIA CEED |
2.643 |
1,0% |
1.840 |
0,8% |
43,6% |
29º |
BMW SÉRIE 3 |
2.625 |
1,0% |
3.154 |
1,3% |
-16,8% |
30º |
RENAULT CAPTUR |
2.539 |
1,0% |
1.471 |
0,6% |
72,6% |
31º |
BMW X3 |
2.434 |
0,9% |
2.576 |
1,1% |
-5,5% |
32º |
SKODA KAROQ |
2.402 |
0,9% |
1.852 |
0,8% |
29,7% |
33º |
TOYOTA YARIS |
2.328 |
0,9% |
1.876 |
0,8% |
24,1% |
34º |
FORD PUMA |
2.295 |
0,9% |
- |
- |
- |
35º |
VW UP |
2.275 |
0,9% |
1.179 |
0,5% |
93,0% |
36º |
VW CADDY |
2.258 |
0,9% |
1.832 |
0,7% |
23,3% |
37º |
AUDI Q5 |
2.237 |
0,8% |
1.281 |
0,5% |
74,6% |
38º |
SKODA FABIA |
2.234 |
0,8% |
2.982 |
1,2% |
-25,1% |
39º |
HYUNDAI I30 |
2.218 |
0,8% |
2.417 |
1,0% |
-8,2% |
40º |
SEAT ATECA |
2.187 |
0,8% |
1.483 |
0,6% |
47,5% |
41º |
AUDI A6 |
2.163 |
0,8% |
1.767 |
0,7% |
22,4% |
42º |
SKODA SUPERB |
2.163 |
0,8% |
1.608 |
0,7% |
34,5% |
43º |
VW TRANSPORTER |
2.133 |
0,8% |
1.911 |
0,8% |
11,6% |
44º |
AUDI A3 |
2.097 |
0,8% |
1.734 |
0,7% |
20,9% |
45º |
MERCEDES CLASSE B |
2.067 |
0,8% |
2.623 |
1,1% |
-21,2% |
46º |
OPEL CROSSLAND X |
2.022 |
0,8% |
1.767 |
0,7% |
14,4% |
47º |
RENAULT CLIO |
2.018 |
0,8% |
1.757 |
0,7% |
14,9% |
48º |
AUDI Q3 |
2.006 |
0,8% |
972 |
0,4% |
106,4% |
49º |
MERCEDES CLA |
2.002 |
0,8% |
1.949 |
0,8% |
2,7% |
50º |
SEAT ARONA |
2.001 |
0,8% |
1.278 |
0,5% |
56,6% |
POS. |
MARCA |
SET.20 |
% MERCADO 2020 |
SET.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
VW |
40.398 |
15,2% |
39.750 |
16,2% |
1,6% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
27.360 |
10,3% |
26.853 |
11,0% |
1,9% |
3º |
BMW |
20.267 |
7,6% |
19.881 |
8,1% |
1,9% |
4º |
FORD |
18.696 |
7,0% |
18.853 |
7,7% |
-0,8% |
5º |
SKODA |
18.152 |
6,8% |
14.004 |
5,7% |
29,6% |
6º |
AUDI |
16.247 |
6,1% |
11.412 |
4,7% |
42,4% |
7º |
OPEL |
13.388 |
5,0% |
18.488 |
7,6% |
-27,6% |
8º |
RENAULT |
12.115 |
4,6% |
7.648 |
3,1% |
58,4% |
9º |
HYUNDAI |
11.744 |
4,4% |
11.676 |
4,8% |
0,6% |
10º |
SEAT |
11.717 |
4,4% |
6.848 |
2,8% |
71,1% |
11º |
FIAT |
9.037 |
3,4% |
7.130 |
2,9% |
26,7% |
12º |
TOYOTA |
7.796 |
2,9% |
6.856 |
2,8% |
13,7% |
13º |
KIA |
6.899 |
2,6% |
5.552 |
2,3% |
24,3% |
14º |
PEUGEOT |
5.247 |
2,0% |
3.855 |
1,6% |
36,1% |
15º |
MINI |
4.780 |
1,8% |
4.565 |
1,9% |
4,7% |
16º |
MAZDA |
4.779 |
1,8% |
6.350 |
2,6% |
-24,7% |
17º |
CITROËN |
4.512 |
1,7% |
3.679 |
1,5% |
22,6% |
18º |
VOLVO |
3.773 |
1,4% |
3.998 |
1,6% |
-5,6% |
19º |
DACIA |
3.745 |
1,4% |
2.744 |
1,1% |
36,5% |
20º |
NISSAN |
3.628 |
1,4% |
3.154 |
1,3% |
15,0% |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
|
TOTAL |
265.227 |
100,0% |
244.622 |
100,0% |
8,4% |
|
ACUMULADO |
2.041.831 |
100,0% |
2.740.158 |
100,0% |
-25,5% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela