Um dos mais esperados lançamentos de 2020, o novo Nissan Versa enfim faz sua estreia no mercado brasileiro. A nova geração do sedã muda completamente seus conceitos e traz desde um design mais elaborado (e bonito) até novas tecnologias, como alerta de colisão com frenagem automática e alerta de ponto-cego. Também pega carona no que o SUV Kicks já nos apresentou no passado, como conjunto mecânico e a parte frontal da cabine.
Chega importado do México, com produção em Aguascalientes, sem pagar Imposto de Importação e ficará posicionado acima do Versa V-Drive, a geração anterior que segue produzida em Resende (RJ). Principais rivais serão Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S e VW Virtus.
De longe já vemos que o Versa não é mais o mesmo. O design é bem mais elaborado e traz a mesma identidade do Kicks, com a dianteira se destacando pela grade em V e os faróis afilados que, dependendo da versão, trazem iluminação em LEDs. Na lateral, as rodas vão de 15" a 17" e um aplique na coluna C reforça o estilo de "teto flutuante". Na traseira, as lanternas em duas peças constroem um conjunto que elevam o Versa a um novo patamar.
O Nissan Versa 2021 também cresceu. Apesar de apenas 3 mm mais longo no comprimento, conta com 20 mm extras de entre-eixos e 45 mm na largura. Isso se reflete num espaço interno que, apesar dos bancos maiores e mais confortáveis, segue no mesmo patamar (até superior para os ombros) do anterior, uma referência no assunto. O porta-malas também cresceu. Veja a tabela comparativa abaixo:
Novo Versa | V-Drive | |
Comprimento | 4.495 mm | 4.492 mm |
Largura | 1.740 mm | 1.695 mm |
Altura | 1.475 mm | 1.506 mm |
Entreeixos | 2.620 mm | 2.600 mm |
Porta-malas | 482 litros | 460 litros |
O Nissan Versa 2021 traz o mesmo motor 1.6 aspirado do SUV Kicks. Vai dos 111 cv do V-Drive para 114 cv e 15,5 kgfm de torque. Usa um câmbio manual de 5 marchas na versão Sense e o automático CVT (sem opção de trocas manuais) nas Sense, Advance e Exclusive. Falando em versões, todas são equipadas com controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas e seis airbags. Veja os equipamentos e preços de cada uma:
Nissan Versa 1.6 Sense MT5 (R$ 72.990): ar-condicionado, direção elétrica com regulagem da coluna em altura e profundidade, bancos "Zero Gravity" com regulagem de altura para o motorista, controle de som no volante, chave presencial e partida por botão, computador de bordo em tela de 3,5", retrovisores elétricos, vidros elétricos com função "um toque" para o motorista, rodas de 15" com calotas, seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, alarme, Isofix, sensor de estacionamento traseiro e sistema de som com USB e Bluetooth.
Nissan Versa 1.6 Sense CVT (R$ 77.990): Sense MT + câmbio CVT, apoio de braço dianteiro e piloto automático.
Nissan Versa 1.6 Advance CVT (R$ 83.490): Sense CVT + acendimento automático dos faróis, banco traseiro bipartido, painel de instrumentos com tela de 7" de alta definição e colorida, retrovisores externos com indicador de direção, rodas de liga-leve de 16", câmera de ré, faróis de neblina, alerta de objetos no banco traseiro e sistema multimídia com tela de 7" e espelhamento de smartphones via Apple CarPlay e Android Auto.
Nissan Versa 1.6 Exclusive CVT (R$ 92.990): Advance CVT + bancos com revestimento premium e escolha de cores (cinza escuro ou cinza claro), ar-condicionado automático, volante em acabamento premium, antena de teto estilo barbatana, faróis em LEDs, rodas de 17", alerta de colisão frontal com frenagem automática, câmeras 360º, detector de objetos em movimento, alerta de tráfego traseiro cruzado, monitoramento de ponto-cego e GPS integrado no sistema multimídia.
Cores: Prata Classic (metálica), Cinza Grafite (metálica), Preto Premium (sólida), Vermelho Malbec (metálica), Vermelho Scarlet (Metálica, apenas para o Exclusive), Branco Diamond (perolizada), Branco Aspen (Sólida), Azul Cobalto (Perolizada).
Garantia e revisões: 3 anos sem limite de quilometragem, revisões a cada 10.000 km ou 12 meses (o que acontecer primeiro).
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.598 cm3, comando duplo variável, flex |
POTÊNCIA/TORQUE | 114 cv a 5.600 rpm; 15,5 kgfm a 4.000 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio automático tipo CVT (ou manual de 5 marchas), tração dianteira |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | liga leve aro 17" com pneus 205/50 R17/aço 15" com pneus 195/65 R15/ liga-leve 16" com pneus 205/55 R16 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP |
PESO | 1.080 a 1.137 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.495 mm, largura 1.740 mm, altura 1.475 mm, entre-eixos 2.620 mm |
CAPACIDADES | tanque 41 litros; porta-malas 482 litros |
PREÇO | de R$ 72.990 a R$ 92.990 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Aqui por R$ 113 mil, Nissan Versa é o carro mais barato dos EUA
Latin NCAP: C3 Aircross brasileiro falha gravemente em segurança
Nissan suspende venda do Versa Advance 2025 para público PcD
Carros do G20: fomos a Copacabana analisar comitivas dos chefes de governo
Nissan Versa 2025 tem aumento de preço em quase toda linha; veja tabela
Teste Citroën Basalt Shine: a (quase) massificação do SUV cupê
Com Versa e Frontier, Nissan lidera vendas no México em junho