Oficialmente inaugurada no dia 30 de setembro de 2014, a primeira fábrica de automóveis da BMW no Brasil completa nesta quarta-feira 6 anos em operação. Sediada na cidade de Araquari (SC), a unidade começou os trabalhos com a produção do sedã 328i Activeflex e atualmente é responsável pela montagem de vários outros modelos, como os SUVs X1, X3 e X4, além do próprio Série 3 (agora em nova geração).
A planta é a 30ª unidade fabril do grupo no mundo (ao todo são 14 fábricas espalhadas por diferentes países) e a primeira aberta na América do Sul. Ao longo desses 6 anos, o empreendimento já consumiu mais de R$ 1 bilhão em investimentos e produziu aproximadamente 63.611 veículos. Só em 2020, quase 8 mil carros sairão das linhas de montagem, explica a marca.
Entre outros diferenciais, a planta chama atenção por ser considerada uma das mais modernas do grupo em todo o mundo. Segundo a BMW, os padrões adotados por aqui (incluindo processos de pintura, precisão de montagem e materiais de acabamento) são exatamente iguais aos métodos aplicados nas fábricas da empresa na Europa. Além disso, todo o trabalho é feito por funcionários treinados por experts da Alemanha e alinhados aos padrões globais de qualidade da companhia.
Em termos de sustentabilidade, a fábrica participará de um projeto piloto global e receberá painéis de energia solar. Os painéis ocuparão uma área de 1.068 m2 no telhado da área de montagem e serão instalados até o fim do ano. Até 2030, a meta da BMW é reduzir em 20% a emissão de CO2 por veículo na cadeia produtiva, em 80% na produção, por veículo, e em 40% na fase de uso, também por veículo.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
BMW 330e chega a linha 2025; veja o preço
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
BMW: novos modelos a gasolina também terão cara de carro elétrico
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Teste BMW M2 Competition: o irmão mais novo do arruaceiro