Os consumidores de perfil mais purista certamente não irão gostar, mas a Nissan amadurece internamente a ideia de lançar um inédito SUV esportivo baseado no icônico modelo Z. Em entrevista concedida recentemente, o vice-presidente de planejamento global de produtos da marca, Ivan Espinosa, admitiu que alguns executivos avaliam seriamente o potencial mercadológico de um crossover do tipo.
A luz verde para o projeto ainda não foi dada, mas desde já o executivo se mostra otimista. "Sempre há essa tentação, estamos sempre explorando possibilidades", disse quando questionado sobre o inédito SUV. "A força da marca Z é tão grande que poderia permitir algumas coisas mais selvagens", completou.
Caso venha a ser de fato viabilizado, o modelo será tanto estética quanto mecanicamente inspirado na nova geração cupê Z (galeria acima). Nesse sentido, a projeção da abertura sugere um dos caminhos que a Nissan poderá seguir, com foco no dinamismo das linhas e na fidelidade ao DNA esportivo. Mecanicamente, se a receita for mantida, o motor poderá ser compartilhado com o cupê - ou seja, um V6 biturbo com potência na casa dos 400 cv.
A ideia de usar a veia esportiva de uma marca para entrar no lucrativo mercado de SUVs não é nova. Atualmente, diversas montadoras exploram essa estratégia e comemoram resultados pra lá de positivos. O caso mais clássico é o da Porsche com o Cayenne e o Macan, que - não por acaso - se tornaram os veículos mais vendidos da empresa. Maserati Levante, Aston Martin DBX, Alfa Romeo Stelvio e Lamborghini Urus também são exemplos.
Projeção: KDesign AG
Fonte: CarAdvice
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ex-executivo da Nissan é anunciado como novo chefão global da Hyundai
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Nissan Townstar, primo elétrico Kangoo, é flagrado no Brasil
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Nissan e Mitsubishi se juntam por nova empresa em prol de carros elétricos
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Nissan cortará empregos, salário do CEO e vende ações da Mitsubishi