Depois de muita espera, a BMW finalmente revela a nova geração dos esportivos M3 e M4. Sim, eles usam a polêmica grade dianteira que a marca apresentou no Série 4, mas vamos focar no que eles têm de melhor. As versões Competition chegam aos 517 cv e trazem um sistema de tração integral opcional que nasceu com o M5, tendo a possibilidade de rodar apenas com o eixo traseiro se for a escolha do motorista.
A BMW diz que a experiência das pistas com o M4 GT3 colaborou no desenvolvimento dos novos M3 e M4. Mesmo assim, os esportivos ainda seguem utilizáveis nas ruas, inclusive com a família, segundo a empresa alemã. As versões Competition usam o motor 3.0 de 6 cilindros em linha biturbo de 517 cv e 66,3 kgfm de torque. Toda a parte de refrigeração é preparada para aguentar o uso em pistas, além do sistema de escape ser variável, permitindo uma experiência mais sensorial com o ronco.
Os M3 e M4 Competition usam o câmbio automático de 8 marchas com três programações de trocas, mas a novidade vem na hora de despejar essa força no chão. Pela primeira vez na história, M3 e M4 têm a opção de tração integral (de série é traseira) que, como no M5, pode jogar toda a força apenas para as rodas traseiras, com um diferencial M ativo - e isso já desliga os controles de tração, para a alegria dos drifters de plantão. Normalmente, o controle de tração tem 10 níveis configuráveis.
A suspensão é adaptativa assinada pela M, com amortecedores eletrônicos. Até os eixos são específicos para os modelos M, assim como a direção elétrica variável e o sistema de freios com duas configurações diferentes. Falando neles, podem receber composto cerâmico como opcional e as rodas são de medidas diferentes entre os eixos, com 19" na dianteira e 20" na traseira nas versões Competition. A estrutura também segue um padrão específico, com reforços espalhados pela carroceria.
Por dentro, bancos esportivos dão as boas vindas. Os displays das telas são específicos da linha M, além de haver a presença do botão M, que é um atalho para diversas configurações de motor, suspensão, direção e freios. Dois modos configuráveis individualmente estão disponíveis, além do Road, Sport e Track. Um sistema de análise de dados M Drive Professional melhora a experiência nas pistas. Quer mais? Um kit opcional pode reduzir o peso do carro em cerca de 25 kg.
Para uso nas ruas, os novos BMW M3 e M4 trazem assistente de manutenção em faixa, alerta de colisão, piloto automático adaptativo, navegador GPS ativo, assistente de estacionamento e outros itens. As vendas começam em 2021, chegando ao Brasil provavelmente entre o fim do próximo ano ou começo de 2022.
Fotos: divulgação
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