Dos grandes mercados do continente europeu, a Alemanha parece estar sentindo mais do que outros os impactos da pandemia. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, em agosto foram comercializados 251.044 veículos novos, 20% a menos do que há um ano.
O acumulado dos oito primeiros meses, de 1.776.604 unidades, já é quase 30% menor. As projeções de especialistas continuam a indicar 2020 como o pior ano desde 1985. Na disputa entre montadoras, a líder VW (43.842) recuou quase 17%, enquanto a vice-líder Mercedes (27.906) teve a menor retração no top 10 (-3,7%). A BMW (21.549), por sua vez, foi a única entre as líderes a crescer (+15,2%).
O VW Golf, com 12.378 unidades, manteve a folgada liderança e chegou ao 2º mês seguido em alta. Reestilizado, o VW Passat (5.561) cresceu quase 70% e garantiu nova dobradinha para a marca. O grande destaque, no entanto, veio de Stuttgart: com 5.265 unidades, o Mercedes GLC conquistou seu primeiro pódio graças a um incremento próximo dos 100% sobre 2019.
A van Fiat Ducato (4.495), com avanço de quase 80%, completou seis meses consecutivos no top 10. Embora fora do pelotão de cima, o BMW Série 3 (3.572), 13º, teve um incremento próximo dos 60%. O mês foi extremamente positivo para o Hyundai Kona (3.175), 15º, e para o Tesla Model3 (2.824), 21º, dois modelos que registraram suas melhores posições no mercado alemão.
POS. |
MODELO |
AGO.20 |
% MERCADO 2020 |
AGO.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
VW GOLF |
12.378 |
4,9% |
11.507 |
3,7% |
7,6% |
2º |
VW PASSAT |
5.561 |
2,2% |
3.298 |
1,1% |
68,6% |
3º |
MERCEDES GLC |
5.265 |
2,1% |
2.687 |
0,9% |
95,9% |
4º |
VW T-ROC |
5.059 |
2,0% |
6.950 |
2,2% |
-27,2% |
5º |
OPEL CORSA |
4.969 |
2,0% |
5.311 |
1,7% |
-6,4% |
6º |
SKODA OCTAVIA |
4.966 |
2,0% |
4.248 |
1,4% |
16,9% |
7º |
MERCEDES CLASSE A |
4.805 |
1,9% |
3.640 |
1,2% |
32,0% |
8º |
FIAT DUCATO |
4.495 |
1,8% |
2.546 |
0,8% |
76,6% |
9º |
VW TIGUAN |
4.453 |
1,8% |
7.279 |
2,3% |
-38,8% |
10º |
MINI |
4.070 |
1,6% |
3.940 |
1,3% |
3,3% |
11º |
VW POLO |
3.814 |
1,5% |
5.825 |
1,9% |
-34,5% |
12º |
SEAT LEON |
3.669 |
1,5% |
6.097 |
1,9% |
-39,8% |
13º |
BMW SÉRIE 3 |
3.572 |
1,4% |
2.255 |
0,7% |
58,4% |
14º |
FORD KUGA |
3.204 |
1,3% |
3.972 |
1,3% |
-19,3% |
15º |
HYUNDAI KONA |
3.175 |
1,3% |
2.077 |
0,7% |
52,9% |
16º |
MERCEDES CLASSE C |
3.016 |
1,2% |
5.558 |
1,8% |
-45,7% |
17º |
BMW SÉRIE 2 |
2.969 |
1,2% |
3.086 |
1,0% |
-3,8% |
18º |
AUDI A6 |
2.962 |
1,2% |
4.109 |
1,3% |
-27,9% |
19º |
AUDI A3 |
2.896 |
1,2% |
3.962 |
1,3% |
-26,9% |
20º |
FORD FOCUS |
2.890 |
1,2% |
4.201 |
1,3% |
-31,2% |
21º |
TESLA MODEL3 |
2.824 |
1,1% |
356 |
0,1% |
693,3% |
22º |
BMW SÉRIE 1 |
2.672 |
1,1% |
1.100 |
0,4% |
142,9% |
23º |
VW T-CROSS |
2.667 |
1,1% |
4.106 |
1,3% |
-35,0% |
24º |
RENAULT CLIO |
2.623 |
1,0% |
1.911 |
0,6% |
37,3% |
25º |
AUDI A4 |
2.598 |
1,0% |
5.384 |
1,7% |
-51,7% |
26º |
RENAULT CAPTUR |
2.474 |
1,0% |
3.717 |
1,2% |
-33,4% |
27º |
MERCEDES CLASSE E |
2.431 |
1,0% |
3.794 |
1,2% |
-35,9% |
28º |
BMW X1 |
2.402 |
1,0% |
2.173 |
0,7% |
10,5% |
29º |
VW CADDY |
2.391 |
1,0% |
1.712 |
0,5% |
39,7% |
30º |
BMW SÉRIE 5 |
2.363 |
0,9% |
1.960 |
0,6% |
20,6% |
31º |
KIA CEED |
2.353 |
0,9% |
1.701 |
0,5% |
38,3% |
32º |
FORD FIESTA |
2.340 |
0,9% |
2.673 |
0,9% |
-12,5% |
33º |
VW TRANSPORTER |
2.284 |
0,9% |
3.718 |
1,2% |
-38,6% |
34º |
RENAULT ZOE |
2.210 |
0,9% |
777 |
0,2% |
184,4% |
35º |
FORD TRANSIT |
2.203 |
0,9% |
3.091 |
1,0% |
-28,7% |
36º |
SEAT ARONA |
2.173 |
0,9% |
2.291 |
0,7% |
-5,2% |
37º |
SEAT ATECA |
2.173 |
0,9% |
2.322 |
0,7% |
-6,4% |
38º |
FORD PUMA |
2.158 |
0,9% |
- |
- |
- |
39º |
FIAT 500 |
2.140 |
0,9% |
3.616 |
1,2% |
-40,8% |
40º |
HYUNDAI I20 |
2.109 |
0,8% |
2.183 |
0,7% |
-3,4% |
41º |
MERCEDES CLA |
2.109 |
0,8% |
1.566 |
0,5% |
34,7% |
42º |
SKODA FABIA |
2.072 |
0,8% |
5.063 |
1,6% |
-59,1% |
43º |
MERCEDES CLASSE B |
2.042 |
0,8% |
3.274 |
1,0% |
-37,6% |
44º |
SKODA KODIAQ |
2.035 |
0,8% |
2.350 |
0,7% |
-13,4% |
45º |
HYUNDAI I30 |
2.005 |
0,8% |
1.947 |
0,6% |
3,0% |
46º |
BMW X3 |
1.941 |
0,8% |
2.941 |
0,9% |
-34,0% |
47º |
SKODA KAROQ |
1.928 |
0,8% |
3.028 |
1,0% |
-36,3% |
48º |
MERCEDES CLASSE V |
1.902 |
0,8% |
2.151 |
0,7% |
-11,6% |
49º |
VW TOURAN |
1.869 |
0,7% |
2.987 |
1,0% |
-37,4% |
50º |
RENAULT TWINGO |
1.817 |
0,7% |
1.553 |
0,5% |
17,0% |
POS. |
MARCA |
AGO.20 |
% MERCADO 2020 |
AGO.19 |
% MERCADO 2019 |
% VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
VW |
43.842 |
17,5% |
52.754 |
16,8% |
-16,9% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
27.906 |
11,1% |
28.990 |
9,2% |
-3,7% |
3º |
BMW |
21.549 |
8,6% |
18.708 |
6,0% |
15,2% |
4º |
FORD |
16.783 |
6,7% |
22.713 |
7,2% |
-26,1% |
5º |
AUDI |
16.405 |
6,5% |
25.227 |
8,0% |
-35,0% |
6º |
SKODA |
15.686 |
6,2% |
19.598 |
6,2% |
-20,0% |
7º |
RENAULT |
11.435 |
4,6% |
13.098 |
4,2% |
-12,7% |
8º |
HYUNDAI |
10.964 |
4,4% |
12.977 |
4,1% |
-15,5% |
9º |
SEAT |
10.907 |
4,3% |
18.228 |
5,8% |
-40,2% |
10º |
OPEL |
9.499 |
3,8% |
17.871 |
5,7% |
-46,8% |
11º |
FIAT |
7.623 |
3,0% |
7.546 |
2,4% |
1,0% |
12º |
TOYOTA |
7.170 |
2,9% |
6.583 |
2,1% |
8,9% |
13º |
KIA |
6.185 |
2,5% |
6.155 |
2,0% |
0,5% |
14º |
PEUGEOT |
4.746 |
1,9% |
6.333 |
2,0% |
-25,1% |
15º |
DACIA |
4.286 |
1,7% |
11.888 |
3,8% |
-63,9% |
16º |
CITROËN |
4.158 |
1,7% |
5.763 |
1,8% |
-27,9% |
17º |
MINI |
4.070 |
1,6% |
3.940 |
1,3% |
3,3% |
18º |
MITSUBISHI |
3.485 |
1,4% |
3.985 |
1,3% |
-12,5% |
19º |
MAZDA |
3.166 |
1,3% |
4.801 |
1,5% |
-34,1% |
20º |
NISSAN |
2.953 |
1,2% |
2.601 |
0,8% |
13,5% |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
|
TOTAL |
251.044 |
100,0% |
313.748 |
100,0% |
-20,0% |
|
ACUMULADO |
1.776.604 |
100,0% |
2.495.536 |
100,0% |
-28,8% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz lança GLC 300 AMG Line 2025 até R$ 75.000 mais barato
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Mercedes-Benz estuda acabar com carroceria da moda
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Teste Mercedes-Benz GLC 300 Coupé: equilíbrio no centro da estratégia
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Novo Mercedes-Benz GLC 2024 é lançado no Brasil ao preço de R$ 531.900