Já não é mais nenhum segredo que a Toyota vai produzir no Brasil o SUV Corolla Cross a partir de 2021. A data precisa do lançamento, no entanto, Motor1.com adianta agora em primeira mão: será entre março e abril (março é um mês no qual a marca costuma fazer seus lançamentos por aqui). A dica quente veio do nosso parceiro Renato Maia, do canal Falando de Carro, e foi confirmada pela nossa reportagem junto a fontes ligadas à fabricante.
Desta forma, a Toyota se prepara para ter o SUV nas lojas brasileiras quase em simultâneo ao rival da Volkswagen, até então conhecido como "Projeto Tarek", que será lançado também no 1º trimestre do ano que vem. Pelo que já ouvimos de bastidores, o Corolla Cross terá preços que hoje ficariam na faixa entre R$ 130 mil e R$ 170 mil, a depender do humor do dólar até lá.
Tratado internamente pelo código 740B, o SUV médio da Toyota será produzido na planta de Sorocaba (SP), como fruto do investimento de R$ 1 bilhão que a marca está fazendo na unidade para receber a plataforma TNGA - mesma do Corolla feito em Indaiatuba, também no interior paulista.
Por falar em Corolla, o sedã deve orientar algumas mudanças no SUV em relação ao modelo já lançado na Ásia. Por aqui, a expectativa é que ele tenha a mesma distância entre-eixos (2,70 metros) e também a suspensão traseira independente do três-volumes. O Corolla Cross tailandês tem 2,64 m de entre-eixos e usa suspensão do tipo eixo de torção atrás, para reduzir custos. Se crescer no entre-eixos, o Cross brasileiro também deverá aumentar seu comprimento de 4,46 m para 4,52 metros. Para efeito de comparação, o Jeep Compass mede 4,41 m e o RAV4, 4,60 m.
A gama de motores também será idêntica à do sedã: 2.0 flex com injeção mista (direta e indireta) de 177 cv, ligado ao câmbio CVT de 10 marchas (com a 1ª mecânica e as demais simuladas); e 1.8 híbrido flex de 122 cv com CVT tradicional sem simulação de marchas. A tração será sempre dianteira.
Com o lançamento do Corolla Cross nacional, a Toyota enfim passará a ter um SUV produzido no Brasil - e pronto para fazer frente ao Compass, que até então domina amplamente o segmento dos utilitários-esportivos médios por aqui. Além deste, a marca japonesa também estuda fazer um crossover compacto localmente (na linha do Yaris Cross), mas este projeto ainda não teve o martelo batido por completo.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça