A espera acabou. Para quem esperava o novo Peugeot 208 nas lojas em maio, conforme plano inicial da PSA antes da pandemia, a segunda geração do hatch francês enfim faz sua estreia no mercado brasileiro. E, como Motor1.com adiantou ao avaliar uma unidade pré-série na Argentina, país que ficará responsável pela produção do modelo "Mercosul", ele chega apenas com motor 1.6 e câmbio automático de 6 marchas, em quatro versões: Active, Active Pack, Allure e Griffe. Por sua vez, o 208 e-GT, variante 100% elétrica que virá da França, pode ser encomendada desde já, mas não teve preço divulgado e suas entregas só começarão no início de 2021.
Primeiro modelo da PSA na América Latina a usar a plataforma modular CMP, o novo 208 se destaca pela tecnologia embarcada. Dispõe, por exemplo, de alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção de faixa (com alerta e intervenção no volante), leitor de placas de velocidade e farol alto automático, além de painel digital com efeito 3D, carregador de celular por indução e faróis full-LED. Desde a versão de entrada, já conta com DRL em LED no para-choque (que a Peugeot chama de "dente de sabre") e detalhes cromados no interior, como maçanetas e saídas de ar. Os preços, porém, são dos mais elevados do segmento: vão de R$ 74.990 a R$ 94.990 (sem contar a versão elétrica, que deverá superar os R$ 200 mil).
Por fora, o novo 208 contraria a concorrência e praticamente mantém o porte do anterior. Cresceu apenas um pouco no comprimento (4,055 metros contra 3,975 m) e na largura (1,738 m contra 1,708 m), enquanto a altura foi reduzida (de 1,472 m para 1,453 m) e o entre-eixos perdeu alguns milímetros (2,538 m ante 2,541 m). O resultado é um espaço interno OK na dianteira, mas acanhado na parte traseira, especialmente para as pernas. Já o porta-malas encolheu de 285 para 265 litros, enquanto o tanque do combustível diminuiu de 55 para 47 litros.
A nova plataforma, porém, garantiu que o 208 ficasse mais leve mesmo considerando todos os equipamentos que agrega na versão topo de linha Griffe, agora pesando 1.178 kg contra 1.200 kg do anterior. Rodas e pneus seguem como antes: aros 16" e 195/55, respectivamente.
Por dentro, o novo 208 refinou o conceito i-Cockpit com um range maior de ajustes para o banco e coluna de direção, adaptando-se melhor a motoristas de alturas diversas. Continua com o esquema de enxergar o cluster por cima do (pequeno) volante, agora com direito a um visor com efeito 3D (a profundidade é dada por uma outra tela que reflete o painel) a partir da versão Allure. Já a central multimídia de 7" é basicamente a mesma do primo Citroën C4 Cactus, incluindo Apple CarPlay e Android Auto.
Sob o capô, está o conhecido 1.6 EC5, que na última atualização passou a entregar 118 cv e 15,2 kgfm quando abastecido com etanol. Deu trabalho para engenharia local adaptá-lo ao cofre do novo 208, que originalmente foi projetado para receber somente motores menores (de 3 cilindros ou elétricos). O câmbio também foi mantido, é o Aisin automático de 6 marchas, porém com nova programação para trocas mais suaves. De acordo com a marca, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos e tem velocidade máxima de 190 km/h.
Já a versão elétrica conta com 136 cv e 26,5 kgfm para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos. A máxima, porém, fica nos 150 km/h, para preservar a carga da bateria. Em uso normal, a Peugeot indica autonomia de 340 km pelo método europeu. O modelo e-GT destaca-se também por alguns "extras" que foram suprimidos da versão "Mercosul", como alavanca de câmbio eletrônica e freio de estacionamento elétrico, entre outros itens exclusivos.
Veja a seguir a oferta de versões, preços e equipamentos do novo 208:
DRL em LED no para-choque, rodas de liga aro 16", central multimídia de 7" com Apple CarPlay e Android Auto, revestimento do painel imitando fibra de carbono, cluster analógico com tela LCD para o computador de bordo, ar-condicionado digital, direção elétrica, controles de tração e estabilidade, 4 airbags (frontais e laterais).
Active + teto cielo (panorâmico), ar-condicionado automático e câmera de ré.
Active Pack + i-Cockpit 3D, carregador de celular por indução, painel com faixa soft-touch, bancos e volante revestidos de couro, ar-condicionado digital e automático, rodas aro 16" diamantadas, chave presencial e partida por botão, airbags do tipo cortina.
Allure + sensor de chuva, sensor de luz, sensor de estacionamento, acabamento interno em black piano, faróis Full-LED e Peugeot Driver Assist (alerta de colisão com frenagem automática de emergência, assistente de manutenção de faixa de rodagem, leitor de placas, farol alto automático e câmera traseira 180º).
Importada da França, versão elétrica tem freio de mão e alavanca de câmbio eletrônicas
Com garantia de 3 anos, o novo 208 será vendido em cinco cores: Azul Quasar (carro das fotos), Branco Banquise, Cinza Aluminium, Preto Perla Negra e Branco Nacré; já a versão e-GT será ofertada somente na cor amarela (fotos).
Motor1.com já dirigiu as versões Griffe 1.6 e e-GT elétrica na pista do Haras Tuiuti, no interior de São Paulo, e trará a avaliação completa do novo 208 a partir das 0h do dia 10 (virada de quarta para quinta feira). Fique ligado!
Fotos: Motor1.com (proibida reprodução sem autorização prévia)
MOTOR | dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.587 cm3, comando variável na admissão, flex |
POTÊNCIA/TORQUE | 115/118 cv a 5.750; 15,2 kgfm a 4.000 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio automático de 6 marchas, tração dianteira |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | liga leve aro 16" com pneus 195/55 R16 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP |
PESO | 1.178 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.055 mm, largura 1.738 mm, altura 1.453 mm, entre-eixos 2.538 mm |
CAPACIDADES | tanque 47 litros; porta-malas 265 litros |
PREÇO | R$ 94.990 |
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