A participação do varejo na composição geral do mercado brasileiro recuou mais uma vez em agosto. Dos mais de 60% registrados em julho, a modalidade representou no mês passado 55,83% dos 173.544 automóveis e comerciais leves emplacados no país.
Mantendo boa vantagem sobre a Volkswagen (14,57%), a Chevrolet alcançou 19,52% de market share. Quarta nos meses anteriores, a Fiat (13,41%) subiu uma posição e se aproximou da marca alemã, enquanto Hyundai (12,65%) e Toyota (8,94%) completaram o top 5. Assim como nas vendas diretas, a Renault (4,30%) caiu para a oitava posição.
Chevrolet Onix (8.498) e Hyundai HB20 (6.784) chegaram ao 11º mês seguido como os automóveis preferidos. Quinto no último ranking, o Chevrolet Onix Plus (4.161) completou o pódio novamente como líder entre os sedãs, enquanto o Fiat Argo (3.968) repetiu o quarto lugar e o Ford Ka (3.596), com quase 78% de seus emplacamentos, caiu de terceiro para quinto.
Logo atrás do VW Polo (3.110), o Hyundai Creta (3.081) interrompeu quatro meses seguidos de liderança do Chevrolet Tracker (2.769) entre os SUVs e crossovers. Ainda falando do segmento, uma curiosidade: o novato VW Nivus (1.708) já ficou à frente do VW T-Cross (1.604), sendo que este é muito forte nas vendas diretas (PCD). Tradicionalmente forte no varejo, o Renault Kwid (1.718) ficou apenas em 15º.
Numa disputa que tem se repetido nos últimos meses, o Chevrolet Equinox (679) levou a melhor sobre o VW Tiguan (600) entre os SUVs intermediários, segmento liderado pelo Jeep Compass (930) com menos de 18% de seus registros na modalidade. Assim como em julho, a BMW emplacou dois modelos no top 50: o 320i (361) em 44º e o X1 (310) em 49º, ambos acima dos 88% de varejo.
Dentre os comerciais leves, a nova geração possibilitou à Fiat Strada (2.595) assumir a posição de honra normalmente ocupada pela Toyota Hilux (1.672) – a Fiat Toro (1.562), muito perto da representante japonesa, completou o pódio. Destaque para o bom desempenho da Fiat Fiorino (405) também no varejo, numa ótima sétima posição. Terceira no ranking geral, a VW Saveiro (168) foi apenas a 15ª, com pouco mais de 5% de seus emplacamentos.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
AGO. 20 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
8.498 |
80,10% |
10.609 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
6.784 |
79,92% |
8.489 |
3º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
4.161 |
69,65% |
5.974 |
4º |
FIAT ARGO |
3.968 |
65,70% |
6.040 |
5º |
FORD KA |
3.596 |
77,89% |
4.617 |
6º |
VW POLO |
3.110 |
90,75% |
3.427 |
7º |
HYUNDAI CRETA |
3.081 |
69,49% |
4.434 |
8º |
CHEVROLET TRACKER |
2.769 |
46,94% |
5.899 |
9º |
TOYOTA COROLLA |
2.739 |
85,70% |
3.196 |
10º |
HONDA HR-V |
2.572 |
92,02% |
2.795 |
11º |
FIAT MOBI |
2.524 |
59,04% |
4.275 |
12º |
HYUNDAI HB20S |
1.819 |
80,52% |
2.259 |
13º |
VW GOL |
1.761 |
22,26% |
7.912 |
14º |
HONDA CIVIC |
1.737 |
94,04% |
1.847 |
15º |
RENAULT KWID |
1.718 |
76,02% |
2.260 |
16º |
VW NIVUS |
1.708 |
79,48% |
2.149 |
17º |
VW T-CROSS |
1.604 |
24,85% |
6.455 |
18º |
VW VIRTUS |
1.575 |
48,61% |
3.240 |
19º |
FORD ECOSPORT |
1.472 |
69,90% |
2.106 |
20º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.441 |
80,82% |
1.783 |
21º |
VW FOX |
1.364 |
86,71% |
1.573 |
22º |
NISSAN KICKS |
1.325 |
41,38% |
3.202 |
23º |
JEEP RENEGADE |
1.170 |
22,45% |
5.211 |
24º |
FIAT CRONOS |
1.086 |
84,25% |
1.289 |
25º |
HONDA FIT |
1.016 |
85,23% |
1.192 |
26º |
FORD KA SEDAN |
996 |
51,16% |
1.947 |
27º |
CHEVROLET SPIN |
953 |
60,13% |
1.585 |
28º |
JEEP COMPASS |
930 |
17,81% |
5.221 |
29º |
RENAULT SANDERO |
873 |
52,62% |
1.659 |
30º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
841 |
58,61% |
1.435 |
31º |
VW UP |
830 |
90,81% |
914 |
32º |
HONDA WR-V |
822 |
94,92% |
866 |
33º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
808 |
84,17% |
960 |
34º |
CHEVROLET EQUINOX |
679 |
93,53% |
726 |
35º |
FIAT SIENA |
618 |
78,13% |
791 |
36º |
VW TIGUAN |
600 |
56,07% |
1.070 |
37º |
RENAULT DUSTER |
577 |
48,20% |
1.197 |
38º |
TOYOTA SW4 |
527 |
73,81% |
714 |
39º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
474 |
93,49% |
507 |
40º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
463 |
69,94% |
662 |
41º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
448 |
100,00% |
448 |
42º |
RENAULT CAPTUR |
439 |
57,99% |
757 |
43º |
NISSAN VERSA |
390 |
81,25% |
480 |
44º |
BMW 320i |
361 |
89,14% |
405 |
45º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
355 |
72,30% |
491 |
46º |
HONDA CITY |
352 |
58,96% |
597 |
47º |
RENAULT LOGAN |
317 |
54,37% |
583 |
48º |
VW JETTA |
315 |
74,82% |
421 |
49º |
BMW X1 |
310 |
88,57% |
350 |
50º |
CITROËN C4 CACTUS |
309 |
40,55% |
762 |
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
AGO. 20 |
1º |
FIAT STRADA |
2.595 |
29,86% |
8.690 |
2º |
TOYOTA HILUX |
1.672 |
62,16% |
2.690 |
3º |
FIAT TORO |
1.562 |
32,38% |
4.824 |
4º |
VW AMAROK |
604 |
63,98% |
944 |
5º |
CHEVROLET S10 |
579 |
28,07% |
2.063 |
6º |
MITSUBISHI L200 |
491 |
52,97% |
927 |
7º |
FIAT FIORINO |
405 |
19,29% |
2.099 |
8º |
FORD RANGER |
368 |
28,77% |
1.279 |
9º |
KIA K2500 |
349 |
100,00% |
349 |
10º |
HYUNDAI HR |
334 |
75,40% |
443 |
11º |
VW EXPRESS |
318 |
90,08% |
353 |
12º |
CHEVROLET MONTANA |
289 |
33,88% |
853 |
13º |
NISSAN FRONTIER |
240 |
42,78% |
561 |
14º |
IVECO DAILY 35-150 |
233 |
92,09% |
253 |
15º |
VW SAVEIRO |
168 |
5,25% |
3.197 |
16º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
149 |
100,00% |
149 |
17º |
RENAULT MASTER |
147 |
48,20% |
305 |
18º |
IVECO DAILY 30S13 |
136 |
99,27% |
137 |
19º |
FIAT DUCATO |
99 |
29,29% |
338 |
20º |
RENAULT DUSTER OROCH |
99 |
36,53% |
271 |
21º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
80 |
100,00% |
80 |
22º |
PEUGEOT EXPERT |
80 |
43,96% |
182 |
23º |
PEUGEOT BOXER |
44 |
65,67% |
67 |
24º |
EFFA V21 |
35 |
100,00% |
35 |
25º |
CITROËN JUMPY |
33 |
27,27% |
121 |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
27 |
100,00% |
27 |
27º |
PEUGEOT PARTNER |
18 |
27,69% |
65 |
28º |
IVECO DAILY 30-130 |
17 |
94,44% |
18 |
29º |
EFFA V22 |
15 |
100,00% |
15 |
30º |
CITROËN JUMPER |
13 |
40,63% |
32 |
31º |
IVECO DAILY |
13 |
86,67% |
15 |
32º |
JAC V260 |
13 |
100,00% |
13 |
33º |
IVECO DAILY 35S14 |
10 |
50,00% |
20 |
34º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
7 |
100,00% |
7 |
35º |
FOTON AUMARK 1039 |
6 |
100,00% |
6 |
36º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
5 |
100,00% |
5 |
37º |
EFFA V25 |
3 |
100,00% |
3 |
38º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
3 |
100,00% |
3 |
39º |
CITROËN BERLINGO |
2 |
50,00% |
4 |
40º |
EFFA K02 |
2 |
100,00% |
2 |
41º |
VW KOMBI |
2 |
100,00% |
2 |
42º |
WILLYS OVERLAND |
2 |
100,00% |
2 |
43º |
FORD F1000 |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela