O segmento de SUVs compactos registrou em julho um crescimento de quase 5,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, contra uma retração de praticamente 30% do mercado como um todo. E o resultado positivo está diretamente relacionado com o que fizeram os dois modelos preferidos.
Primeiro representante a ultrapassar a barreira das 10 mil unidades, o VW T-Cross (10.211), que mais do que triplicou os números do ano passado (impulsionado pelas vendas diretas da versão Sense PCD), também teve a honra de ser o primeiro modelo do segmento a ser o nº 1 no geral. Terceiro em junho, o Chevrolet Tracker (6.070), que também jamais havia vendido tanto, subiu uma posição.
Líder no acumulado do ano até maio, o Jeep Renegade (4.735) completou o pódio registrando menos da metade do líder, mas com boa vantagem sobre o Hyundai Creta (4.017). O destaque negativo, no entanto, veio da Nissan. Com 2.418 emplacamentos, o Kicks viu sumirem mais da metade dos consumidores de um ano atrás.
O mês também não foi dos melhores para o Honda HR-V (2.377), que viu cair para menos da metade nas últimas semanas a sua vantagem em relação ao Ford Ecosport (2.078). Um dos mais recentes da lista, o Renault Duster (1.422) ficou abaixo do desempenho de junho, enquanto o Captur (1.388), seu irmão mais caro, teve o seu mês mais forte em 2020.
Com 1.006 unidades, o Citroën C4 Cactus completou o top 10 com quase o dobro dos emplacamentos de um Honda WR-V (589) em queda de quase 50%, seguidos pelos dois representantes da Caoa Chery, Tiggo 2 (571) e Tiggo 5X (557). No início de sua carreira no país e ainda praticamente sem vendas no varejo, o VW Nivus (488) ficou próximo do Peugeot 2008 (522).
POS. |
MODELO |
JUL/20 |
JUN/20 |
JUL/19 |
% JUL 20 |
% JUN 20 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
VW T-CROSS |
10211 |
5463 |
3149 |
26,30% |
18,31% |
86,91% |
224,26% |
2º |
CHEVROLET TRACKER |
6070 |
4075 |
1293 |
15,63% |
13,65% |
48,96% |
369,45% |
3º |
JEEP RENEGADE |
4735 |
4092 |
5790 |
12,19% |
13,71% |
15,71% |
-18,22% |
4º |
HYUNDAI CRETA |
4017 |
3277 |
5307 |
10,35% |
10,98% |
22,58% |
-24,31% |
5º |
NISSAN KICKS |
2418 |
2335 |
5299 |
6,23% |
7,82% |
3,55% |
-54,37% |
6º |
HONDA HR-V |
2377 |
2478 |
3856 |
6,12% |
8,30% |
-4,08% |
-38,36% |
7º |
FORD ECOSPORT |
2078 |
1737 |
2530 |
5,35% |
5,82% |
19,63% |
-17,87% |
8º |
RENAULT DUSTER |
1422 |
1921 |
1777 |
3,66% |
6,44% |
-25,98% |
-19,98% |
9º |
RENAULT CAPTUR |
1388 |
1367 |
2680 |
3,57% |
4,58% |
1,54% |
-48,21% |
10º |
CITROËN C4 CACTUS |
1006 |
947 |
1474 |
2,59% |
3,17% |
6,23% |
-31,75% |
11º |
HONDA WR-V |
589 |
669 |
1155 |
1,52% |
2,24% |
-11,96% |
-49,00% |
12º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
571 |
431 |
490 |
1,47% |
1,44% |
32,48% |
16,53% |
13º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
557 |
452 |
644 |
1,43% |
1,51% |
23,23% |
-13,51% |
14º |
PEUGEOT 2008 |
522 |
344 |
787 |
1,34% |
1,15% |
51,74% |
-33,67% |
15º |
VW NIVUS |
488 |
36 |
0 |
1,26% |
0,12% |
1255,56% |
- |
16º |
SUZUKI JIMNY |
118 |
86 |
190 |
0,30% |
0,29% |
37,21% |
-37,89% |
17º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
98 |
55 |
3 |
0,25% |
0,18% |
78,18% |
3166,67% |
18º |
TROLLER T4 |
74 |
28 |
97 |
0,19% |
0,09% |
164,29% |
-23,71% |
19º |
SUZUKI VITARA |
50 |
23 |
113 |
0,13% |
0,08% |
117,39% |
-55,75% |
20º |
JAC T40 |
26 |
13 |
96 |
0,07% |
0,04% |
100,00% |
-72,92% |
21º |
SUZUKI SCROSS |
12 |
10 |
25 |
0,03% |
0,03% |
20,00% |
-52,00% |
22º |
KIA SOUL |
2 |
1 |
20 |
0,01% |
0,00% |
100,00% |
-90,00% |
23º |
JAC T50 / T5 |
1 |
4 |
52 |
0,00% |
0,01% |
-75,00% |
-98,08% |
|
|
38830 |
29844 |
36827 |
100,00% |
100,00% |
30,11% |
5,44% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos