Os números oficiais de emplacamentos de veículos em julho de 2020 só deverão ser divulgados no início da próxima semana, mas os dados do Renavam já antecipam um momento único no mercado brasileiro: pela 1ª vez na história um SUV foi o campeão de vendas mensais.
Destaque absoluto do mês passado, o VW T-Cross bateu seu próprio recorde e foi também o primeiro modelo do segmento a ultrapassar a barreira das 10 mil unidades (10.211), com forte participação da versão Sense (PCD) neste resultado. Modelo nº 1 na preferência do mercado no acumulado do ano, o Chevrolet Onix (9.716) ainda se aproximou nos últimos dias, mas a arrancada não foi suficiente para se livrar de sua primeira derrota desde agosto de 2015, quando bateu o já aposentado Fiat Palio.
Em bom momento comercial, o Hyundai HB20 completou o pódio com 7.852 emplacamentos. Se a Chevrolet viu o Onix perder espaço, ao menos emplacou outros dois modelos no top 5: o Tracker (6.070) e o Onix Plus (5.205). Quem também teve um ótimo mês foi o Jeep Compass (4.786), que ficou (pouco) à frente do Fiat Argo (4.756) e do Jeep Renegade (4.735).
Julho, não entanto, não foi dos melhores para o Ka. Com 4.259 emplacamentos, o hatch da Ford foi batido pelo VW Gol (4.427) e pelo Renault Kwid (4.274) e ficou de fora do top 10 após um longo período. Por outro lado, o Ka Sedan, com 2.253 unidades, voltou a figurar no top 20. Ainda mostrando certo fôlego diante de modelos mais novos, o Ecosport (2.078) completou o top 20.
No primeiro mês com nova geração nas concessionárias, a Fiat Strada ultrapassou a marca de 6,5 mil emplacamentos (volume que lhe dá a quarta posição geral, à frente do Tracker), abrindo mais de 2,3 mil unidades de vantagem sobre a Fiat Toro (4.258). A VW Saveiro (2.828), quinta em junho, subiu duas posições. Destaque também para o bom desempenho da Mitsubishi L200 (1.246) na oitava posição.
POS. |
MODELO |
JUL. 2020 |
1º |
VW T-CROSS |
10.211 |
2º |
CHEVROLET ONIX |
9.716 |
3º |
HYUNDAI HB20 |
7.852 |
4º |
CHEVROLET TRACKER |
6.070 |
5º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
5.205 |
6º |
JEEP COMPASS |
4.786 |
7º |
FIAT ARGO |
4.756 |
8º |
JEEP RENEGADE |
4.735 |
9º |
VW GOL |
4.427 |
10º |
RENAULT KWID |
4.274 |
11º |
FORD KA |
4.259 |
12º |
HYUNDAI CRETA |
4.017 |
13º |
VW POLO |
3.610 |
14º |
FIAT MOBI |
3.487 |
15º |
TOYOTA COROLLA |
3.265 |
16º |
VW VIRTUS |
2.642 |
17º |
NISSAN KICKS |
2.418 |
18º |
HONDA HR-V |
2.377 |
19º |
FORD KA SEDAN |
2.253 |
20º |
FORD ECOSPORT |
2.078 |
POS. |
MODELO |
JUL. 2020 |
1º |
FIAT STRADA |
6.564 |
2º |
FIAT TORO |
4.258 |
3º |
VW SAVEIRO |
2.828 |
4º |
TOYOTA HILUX |
2.327 |
5º |
FORD RANGER |
1.729 |
6º |
CHEVROLET S10 |
1.568 |
7º |
FIAT FIORINO |
1.354 |
8º |
MITSUBISHI L200 |
1.246 |
9º |
CHEVROLET MONTANA |
992 |
10º |
VW AMAROK |
809 |
Fonte: Renavam
Fotos: divulgação e Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos