O segmento de SUVs e crossovers premium compactos teve nova mudança de líder. Após dois meses consecutivos na ponta, o Volvo XC40 (221) – que cresceu quase 43% em relação a 2019 – foi superado em junho pelo BMW X1 (281), que perdeu quatro em cada dez consumidores no período.
O grande destaque do mês, no entanto, foi de origem britânica. Com 197 emplacamentos, seu melhor resultado desde agosto (217), o Range Rover Evoque assegurou presença no pódio graças a um crescimento superior a 600%. Terceiro em maio, o Audi Q3 (171), também em forte alta (+78%), foi o quarto no último ranking.
Novamente fechando o top 5, o Mercedes GLA (160) recuou mais de 30% e segue no compasso de espera da chegada da nova geração para voltar ao jogo com força. Da sexta posição em diante, nenhum modelo chegou a 70 unidades – melhor deles, o Jaguar E-Pace emplacou 62 unidades. Novamente lanterna, o Lexus UX foi o preferido de 22 consumidores.
Na faixa intermediária, o Volvo XC60 (248), mesmo com retração de 24,4%, completou cinco meses consecutivos como líder. Audi Q5 (175) e Land Rover Discovery Sport (165), repetindo as mesmas colocações de maio, travaram uma briga acirrada pelo segundo lugar. Destaque para o Mercedes GLC (119), que por pouco não duplicou os números do ano passado, e para o elétrico Audi E-Tron, com 25 emplacamentos.
Entre os modelos maiores, o BMW X5 (70), preferido em abril e maio, caiu para o quarto lugar. Com avanço de quase 140%, o Porsche Cayenne (100) superou dois adversários da Land Rover, o Discovery (82) e o Range Rover Sport (79), este último em queda de pouco mais de 11%. Fechando o top 5, o Volvo XC90 (69) recuou ainda mais (-18,8%), enquanto o novo Mercedes GLE (54) registrou a maior alta sobre 2019 (+145,5%).
SUVs / Crossovers Premium I |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/20 |
MAI/20 |
JUN/19 |
% JUN 20 |
% MAI 20 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
BMW X1 |
281 |
97 |
485 |
23,22% |
24,01% |
189,69% |
-42,06% |
2º |
VOLVO XC40 |
221 |
102 |
155 |
18,26% |
25,25% |
116,67% |
42,58% |
3º |
LAND ROVER EVOQUE |
197 |
61 |
27 |
16,28% |
15,10% |
222,95% |
629,63% |
4º |
AUDI Q3/RSQ3 |
171 |
64 |
96 |
14,13% |
15,84% |
167,19% |
78,13% |
5º |
MERCEDES-BENZ GLA/GLA45 |
160 |
30 |
231 |
13,22% |
7,43% |
433,33% |
-30,74% |
6º |
JAGUAR E-PACE |
62 |
9 |
55 |
5,12% |
2,23% |
588,89% |
12,73% |
7º |
MINI COOPER COUNTRYMAN |
50 |
13 |
40 |
4,13% |
3,22% |
284,62% |
25,00% |
8º |
BMW X2 |
46 |
22 |
117 |
3,80% |
5,45% |
109,09% |
-60,68% |
9º |
LEXUS UX |
22 |
6 |
53 |
1,82% |
1,49% |
266,67% |
-58,49% |
|
|
1210 |
404 |
1259 |
100,00% |
100,00% |
199,50% |
-3,89% |
SUVs / Crossovers Premium II |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/20 |
MAI/20 |
JUN/19 |
% JUN 20 |
% MAI 20 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
VOLVO XC60 |
248 |
86 |
328 |
23,98% |
23,56% |
188,37% |
-24,39% |
2º |
AUDI Q5/SQ5 |
175 |
58 |
172 |
16,92% |
15,89% |
201,72% |
1,74% |
3º |
LAND ROVER DISCOVERY SPORT |
165 |
39 |
157 |
15,96% |
10,68% |
323,08% |
5,10% |
4º |
MERCEDES-BENZ GLC/GLC43/GLC63 |
119 |
39 |
60 |
11,51% |
10,68% |
205,13% |
98,33% |
5º |
PORSCHE MACAN |
85 |
29 |
84 |
8,22% |
7,95% |
193,10% |
1,19% |
6º |
BMW X3 |
79 |
29 |
74 |
7,64% |
7,95% |
172,41% |
6,76% |
7º |
LAND ROVER VELAR |
46 |
18 |
77 |
4,45% |
4,93% |
155,56% |
-40,26% |
8º |
BMW X4 |
45 |
15 |
87 |
4,35% |
4,11% |
200,00% |
-48,28% |
9º |
AUDI E-TRON |
25 |
32 |
0 |
2,42% |
8,77% |
-21,88% |
- |
10º |
LEXUS NX |
22 |
14 |
34 |
2,13% |
3,84% |
57,14% |
-35,29% |
11º |
JAGUAR F-PACE |
20 |
6 |
69 |
1,93% |
1,64% |
233,33% |
-71,01% |
12º |
JAGUAR I-PACE |
5 |
0 |
10 |
0,48% |
0,00% |
- |
-50,00% |
|
|
1034 |
365 |
1152 |
100,00% |
100,00% |
183,29% |
-10,24% |
SUVs / Crossovers Premium III |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/20 |
MAI/20 |
JUN/19 |
% JUN 20 |
% MAI 20 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º |
PORSCHE CAYENNE |
100 |
34 |
42 |
18,66% |
16,27% |
194,12% |
138,10% |
2º |
LAND ROVER DISCOVERY |
82 |
13 |
45 |
15,30% |
6,22% |
530,77% |
82,22% |
3º |
LAND ROVER RANGE ROVER SPORT |
79 |
35 |
89 |
14,74% |
16,75% |
125,71% |
-11,24% |
4º |
BMW X5 |
70 |
40 |
57 |
13,06% |
19,14% |
75,00% |
22,81% |
5º |
VOLVO XC90 |
69 |
24 |
85 |
12,87% |
11,48% |
187,50% |
-18,82% |
6º |
MERCEDES-BENZ GLE/GLE43/GLE63 |
54 |
18 |
22 |
10,07% |
8,61% |
200,00% |
145,45% |
7º |
AUDI Q8 |
28 |
13 |
0 |
5,22% |
6,22% |
115,38% |
- |
8º |
BMW X6 |
26 |
17 |
15 |
4,85% |
8,13% |
52,94% |
73,33% |
9º |
LAND ROVER RANGE ROVER |
10 |
5 |
7 |
1,87% |
2,39% |
100,00% |
42,86% |
10º |
BMW X7 |
8 |
9 |
0 |
1,49% |
4,31% |
-11,11% |
- |
11º |
MERCEDES-BENZ CLASSE G |
7 |
0 |
5 |
1,31% |
0,00% |
- |
40,00% |
12º |
AUDI Q7 |
1 |
1 |
17 |
0,19% |
0,48% |
0,00% |
-94,12% |
13º |
LAMBORGHINI URUS |
1 |
0 |
2 |
0,19% |
0,00% |
- |
-50,00% |
14º |
LEXUS RX |
1 |
0 |
1 |
0,19% |
0,00% |
- |
0,00% |
|
|
536 |
209 |
387 |
100,00% |
100,00% |
156,46% |
38,50% |
Líder nos primeiros semestres de 2018 e de 2019, o BMW X1 (1.103) repetiu a dose em 2020, mas nunca sob ameaça tão forte: aproveitando-se da queda de quase 50% do representante da BMW, o Volvo XC40 (1.044) encostou de vez. Os dois, aliás, foram os únicos do segmento a superarem a barreira das 800 unidades. A nova geração impulsionou o Audi Q3 (776) para a terceira posição.
Vice-líder nas parciais dos anos anteriores, o Mercedes GLA (646) caiu para quarto e com o Range Rover Evoque (613), em alta de pouco mais de 36%, cada vez mais próximo. O Jaguar E-Pace, com 290 unidades, superou o BMW X2 (256). Com avanço superior a 110%, o Lexus UX (173) deixou a lanterna para o Mini Coutrymann (165).
Na faixa intermediária, o líder Volvo XC60 (1.092) ampliou sua participação de mercado para quase 26%, embora o vice-líder Land Rover Discovery Sport (872) tenha avançado mais de 3 pontos percentuais. Em terceiro, o Audi Q5 (514) manteve relativamente estável sua vantagem sobre o reestilizado Mercedes GLC (434).
Fechando o top 5, o BMW X3 (305) perdeu quase metade dos compradores – retração menor, no entanto, do que a registrada pelo Land Rover Velar (241), que por pouco não perdeu a 6ª posição para o Porsche Macan (224), este com avanço de quase 152% - o maior dentre todos os modelos das três categorias. Destaque também para o Audi E-Tron (69), que em apenas três meses de mercado superou o Jaguar I-Pace na disputa entre elétricos de alto luxo.
Entre os modelos mais sofisticados, apenas 2 unidades separaram o Porsche Cayenne (348) do Range Rover Sport (346). Líder há um ano, o Volvo XC90 (296) perdeu mais de 40% de seus consumidores e ficou sob ameaça do Land Rover Discovery (283) na briga pelo terceiro lugar. Na disputa entre alemães pelo quinto lugar, o BMW X5 (270) levou a melhor sobre o Mercedes GLE (155).
Dentre as novidades de 2020, o destaque ficou para o Audi Q8 e seus 99 emplacamentos, à frente do tradicional BMW X6 (73) – estreante da marca de Munique, o X7 foi o preferido por 37 consumidores, menos do que o total emplacado pelo Range Rover (42). Das 16 unidades no ano passado, o Lamborghini Urus emplacou apenas uma até junho e caiu para o último lugar.
SUVs / Crossovers Premium I |
||||||
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2020 |
% 2020 |
1º SEM. 2019 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 20/19 |
1º |
BMW X1 |
1103 |
21,77% |
2019 |
27,14% |
-45,37% |
2º |
VOLVO XC40 |
1044 |
20,61% |
1184 |
15,91% |
-11,82% |
3º |
AUDI Q3/RSQ3 |
776 |
15,32% |
914 |
12,28% |
-15,10% |
4º |
MERCEDES-BENZ GLA/GLA45 |
646 |
12,75% |
1335 |
17,94% |
-51,61% |
5º |
LAND ROVER EVOQUE |
613 |
12,10% |
450 |
6,05% |
36,22% |
6º |
JAGUAR E-PACE |
290 |
5,72% |
539 |
7,24% |
-46,20% |
7º |
BMW X2 |
256 |
5,05% |
640 |
8,60% |
-60,00% |
8º |
LEXUS UX |
173 |
3,41% |
82 |
1,10% |
110,98% |
9º |
MINI COOPER COUNTRYMAN |
165 |
3,26% |
277 |
3,72% |
-40,43% |
|
|
5066 |
100,00% |
7440 |
100,00% |
-31,91% |
SUVs / Crossovers Premium II |
||||||
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2020 |
% 2020 |
1º SEM. 2019 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 20/19 |
1º |
VOLVO XC60 |
1092 |
25,80% |
1548 |
25,02% |
-29,46% |
2º |
LAND ROVER DISCOVERY SPORT |
872 |
20,60% |
1065 |
17,21% |
-18,12% |
3º |
AUDI Q5/SQ5 |
514 |
12,14% |
745 |
12,04% |
-31,01% |
4º |
MERCEDES-BENZ GLC/GLC43/GLC63 |
434 |
10,25% |
671 |
10,85% |
-35,32% |
5º |
BMW X3 |
305 |
7,21% |
590 |
9,54% |
-48,31% |
6º |
LAND ROVER VELAR |
241 |
5,69% |
518 |
8,37% |
-53,47% |
7º |
PORSCHE MACAN |
224 |
5,29% |
89 |
1,44% |
151,69% |
8º |
BMW X4 |
187 |
4,42% |
396 |
6,40% |
-52,78% |
9º |
LEXUS NX |
130 |
3,07% |
277 |
4,48% |
-53,07% |
10º |
JAGUAR F-PACE |
119 |
2,81% |
266 |
4,30% |
-55,26% |
11º |
AUDI E-TRON |
69 |
1,63% |
0 |
0,00% |
- |
12º |
JAGUAR I-PACE |
46 |
1,09% |
22 |
0,36% |
109,09% |
|
|
4233 |
100,00% |
6187 |
100,00% |
-31,58% |
SUVs / Crossovers Premium III |
||||||
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2020 |
% 2020 |
1º SEM. 2019 |
% 2019 |
% VARIAÇÃO 20/19 |
1º |
PORSCHE CAYENNE |
348 |
17,56% |
266 |
12,53% |
30,83% |
2º |
LAND ROVER RANGE ROVER SPORT |
346 |
17,46% |
369 |
17,38% |
-6,23% |
3º |
VOLVO XC90 |
296 |
14,93% |
511 |
24,07% |
-42,07% |
4º |
LAND ROVER DISCOVERY |
283 |
14,28% |
241 |
11,35% |
17,43% |
5º |
BMW X5 |
270 |
13,62% |
296 |
13,94% |
-8,78% |
6º |
MERCEDES-BENZ GLE/GLE43/GLE63 |
155 |
7,82% |
179 |
8,43% |
-13,41% |
7º |
AUDI Q8 |
99 |
4,99% |
0 |
0,00% |
- |
8º |
BMW X6 |
73 |
3,68% |
77 |
3,63% |
-5,19% |
9º |
LAND ROVER RANGE ROVER |
42 |
2,12% |
38 |
1,79% |
10,53% |
10º |
BMW X7 |
37 |
1,87% |
0 |
0,00% |
- |
11º |
AUDI Q7 |
17 |
0,86% |
82 |
3,86% |
-79,27% |
12º |
MERCEDES-BENZ CLASSE G |
9 |
0,45% |
13 |
0,61% |
-30,77% |
13º |
MASERATI LEVANTE |
4 |
0,20% |
16 |
0,75% |
-75,00% |
14º |
LEXUS RX |
2 |
0,10% |
19 |
0,89% |
-89,47% |
15º |
LAMBORGHINI URUS |
1 |
0,05% |
16 |
0,75% |
-93,75% |
|
|
1982 |
100,00% |
2123 |
100,00% |
-6,64% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Motor1.com e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela